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Participantes elegem membros de conselhos e comitês em votação histórica

Foram 11.171 votos em 20 dias de eleições, e a maioria escolheu a
Chapa 2 – Compromisso com o Futuro
para ocupar as 10 vagas nos conselhos Deliberativo e Fiscal e nos comitês dos planos ExecPrev e LegisPrev, com 5.193 votos. Assim, as Eleições Funpresp 2023 foram encerradas e entram para a história da Fundação com o a mais participativa de todos os tempos.
Clique aqui e acesse a matéria completa com todas as informações sobre a reta final

Conheça as chapas

 Um total de 3 chapas disputaram 10 vagas nos conselhos e comitês da Fundação. Clique aqui e conheça candidatos e propostas.

Como votar

A Sala do Participante é sua cabine de votação. Clique aqui para acessar a área logada, procure o menu “Eleições” e vote

RESULTADO FINAL

Até as 17h de quarta-feira, 20/9, foram computados 11.171 votos. A votação superou o quórum mínimo de 10.366 eleitores

Passo a passo: como votar pela Sala do Participante?

Basta fazer login com seu CPF e senha, acessar o menu “Eleições” e votar na chapa escolhida. Está tudo explicadinho no vídeo aqui embaixo. E, claro, se você tiver qualquer dificuldade, entre em contato com a gente. Assista:

Conheça os candidatos e propostas das chapas que disputam o seu voto nessas eleições

Chapa 1 – Aliança Sustentável

Chapa 2 – Compromisso com o Futuro

 

 

Chapa 4 – Segurança e Comunicação

Perdeu o debate entre as chapas?

Não tem problema! Temos tudo gravado para você e, para facilitar, marcamos os minutos por temas abordados. Confira:

  • Até 24m09s – Investimentos e planos de benefícios
  • De 26m09s a 42m30s – Governança e gestão
  • De 44m42s a 1h03m – Relacionamento com o participante
  • De 1h05m15s até o final – Tema livre e considerações finais

Fique bem informado sobre o processo eleitoral de 2023

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Funpresp prorroga período de eleições até 20 de setembro

Já foram registrados 8.859 votos, mas o quórum mínimo é de 10.366 votantes Faltam apenas 1.507 votos para atingir o quórum das eleições da Funpresp para os representantes dos participantes nos conselhos Deliberativo, Fiscal e comitês de assessoramento técnico. Com...

ler mais

Propaganda eleitoral
31/7 a 10/9

Debate eleitoral
25/8

Início da votação
1º/9

Eleitores
103.663

Quórum mínimo
10.366

Cargos em
disputa
Como atuam
conselhos e comitês
Regulamento, edital e outros documentos
Dúvidas
frequentes

Todas as regras e normas para a realização do processo eleitoral são definidas em documentos formais, como o Estatuto da Funpresp, o Edital de Convocação e o Regulamento Eleitoral (esta seção é atualizada constantemente). Clique nos links abaixo para acessar os documentos:

  • Estatuto da Funpresp (25/03/2022)
  • Regulamento Eleitoral (27/08/2021)
  • Anexos I e II do Regulamento Eleitoral, atualizados em cumprimento ao art. 8º, parágrafo único, do Regulamento Eleitoral da Fundação, observando a Medida Provisória nº 1.154, de 1ºde janeiro de 2023, e outros normativos que alteraram a estrutura da Administração Pública Federal
  • Calendário das Eleições
  • Edital de Convocação das Eleições
    Anexo I do Edital de Convocação das Eleições 2023 – baixe em PDF ou documento editável
    Anexo II do Edital de Convocação das Eleições 2023 – baixe em PDF ou documento editável (arquivo atualizado em 28/04/2023 para correção de referência ao Estatuto no Item 5b. Onde se lia (…) requisitos dos incisos I a III do Art. 17 do Regulamento Eleitoral, agora se lê: (…) requisitos dos incisos I a V do Art. 21 do Estatuto da Funpresp, sem qualquer mudança de conteúdo)
  • Edital de Convocação das Eleições – RETIFICAÇÃO
    (arquivo publicado em 22/08/2023 para correção da referência total de eleitores e quórum mínimo das Eleições Funpresp-Exe 2023. Onde se lê: O quórum mínimo para a eleição de 2023 é de 10.368 [dez mil trezentos e sessenta e oito] do total de 103.677 eleitores habilitados a votar, na forma do item 2., agora se lê: O quórum mínimo para a eleição de 2023 é de 10.366 [dez mil, trezentos e sessenta e seis] do total de 103.663 [cento e três mil, seiscentos e sessenta e três] eleitores habilitados a votar, na forma do item 2. As demais previsões permanecem inalteradas.)
  • Regras para o debate eleitoral de 25/08/2023

    Clique nos links abaixo para acessar as atas:

    1ª Reunião Ordinária – 23 de janeiro de 2023
    2ª Reunião Ordinária – 31 de janeiro de 2023
    3ª Reunião Ordinária – 7 de fevereiro de 2023
    4ª Reunião Ordinária – 14 de fevereiro de 2023
    5ª Reunião Ordinária – 28 de fevereiro de 2023
    6ª Reunião Ordinária – 16 de março de 2023
    7ª Reunião Ordinária – 21 de março de 2023
    8ª Reunião Ordinária – 28 de março de 2023
    9ª Reunião Ordinária – 4 de abril de 2023
    10ª Reunião Ordinária – 11 de abril de 2023
    11ª Reunião Ordinária – 18 de abril de 2023
    12ª Reunião Ordinária – 26 de abril de 2023
    13ª Reunião Ordinária – 2 de maio de 2023
    14ª Reunião Ordinária – 9 de maio de 2023
    15ª Reunião Ordinária – 16 de maio de 2023
    16ª Reunião Ordinária – 6 de junho de 2023
    17ª Reunião Ordinária – 20 de junho de 2023
    18ª Reunião Ordinária – 27 de junho de 2023
    19ª Reunião Ordinária – 04 de julho de 2023
    20ª Reunião Ordinária – 18 de julho de 2023
    21ª Reunião Ordinária – 01 de agosto de 2023
    22ª Reunião Ordinária – 08 de agosto de 2023
    23ª Reunião Ordinária – 15 de agosto de 2023
    24ª Reunião Ordinária – 22 de agosto de 2023
    25ª Reunião Ordinária – 22 de agosto de 2023
    Ata de Reunião: Apresentação do Sistema Eletrônico de Votação e Lacração da Urna Eletrônica – 23 de agosto de 2023
    Ata de Reunião: Sorteio Prévio da Ordem de Respostas, Comentários e Pergunta para o Debate – 25 de agosto de 2023
    Ata de Reunião: Debate Eleitoral Funpresp 2023 – 25 de agosto de 2023
    26ª Reunião Ordinária – 05 de setembro de 2023
    27ª Reunião Ordinária – 19 de setembro de 2023
    Ata de Reunião: Fechamento do período ordinário de votação, em 10 de setembro de 2023
    Ata de Reunião: Fechamento da primeira prorrogação do período de votação, em 15 de setembro de 2023
    Ata de Reunião: Fechamento da segunda prorrogação e encerramento da votação, em 20 de setembro de 2023

     

    Conselho Deliberativo

    É o órgão máximo da Entidade, onde os eleitos vão debater e definir a política geral de administração da Funpresp e de seus planos de benefícios, estabelecer diretrizes e normas gerais de organização, funcionamento, administração e operação da Fundação.

    Reuniões realizadas uma vez por mês, de forma presencial ou virtual.

    Mandato de quatro anos.

    Conselho Fiscal

    A atuação dos eleitos será na fiscalização e controle interno da Funpresp, com o exame e emissão de pareceres atuariais e contábeis, recomendação de medidas saneadoras e emissão semestral de relatório de controle interno.

    Reuniões realizadas uma vez por mês, de forma presencial ou virtual.

    Mandato de quatro anos.

    Comitês ExecPrev e LegisPrev

    São colegiados consultivos de cada plano. Nas reuniões, apresentam propostas, sugestões e recomendações prudenciais para a gestão da Entidade,
    sua política de investimentos e situação financeira e atuarial dos planos de benefícios.

    Reuniões realizadas uma vez por mês, de forma presencial ou virtual.

    Mandato de quatro anos.

    Vagas disputadas em 2023

    Ao todo, serão eleitos 10 membros para os conselhos e comitês da Fundação. Serão: dois titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo; um titular e um suplente para o Conselho Fiscal; um titular e um suplente para o Comitê do plano ExecPrev; e um titular e um suplente para o Comitê do plano LegisPrev. 

    Confira as respostas às perguntas mais frequentes sobre as eleições. Caso você não encontre sua dúvida aqui, envie seu questionamento para faleconosco@funpresp.com.br

    Quem pode votar nas eleições?

    O artigo 32 do Regulamento Eleitoral determina que poderão votar todos os participantes e assistidos da Funpresp relacionados na base de votantes emitida pela Entidade seis meses antes da data prevista para o início do período de votação, desde que maiores de 18 (dezoito) anos e permaneçam na condição de participante e assistido durante todo o período de votação. Em 1º de março de 2023, portanto seis meses antes da data marcada para o início da votação, a Funpresp contava com 103.663 participantes e assistidos, sendo esta, portanto, a quantidade de eleitores aptos a votar em 2023.

    Como será a votação?

    O período ordinário da votação começa às 9h do dia 1º de setembro de 2023 e se encerra às 17h do dia 10 de setembro. Nesse prazo, a Comissão Eleitoral verifica se o quórum mínimo da eleição – 10.368 votos – foi atingido. Caso sim, a votação é encerrada e a chapa com mais votos é declarada vencedora do pleito; caso contrário, abre-se a primeira prorrogação às 9h do dia 11/09, sem o descarte dos votos. 

    A primeira prorrogação ocorre até as 17h do dia 15/09, com o mesmo procedimento: se o quórum mínimo for atingido, a votação é encerrada e a chapa com mais votos é declarada vencedora; caso contrário, abre-se a segunda prorrogação, sem a eliminação dos votos computados nas duas primeiras votações, das 9h do dia 16/11 até as 17h do dia 20/09. 

    A eleição será encerrada ao fim da segunda prorrogação da votação, com qualquer quantidade de votos. Todas as etapas de abertura e encerramento das votações serão transmitidas ao vivo e as informações serão publicadas neste site. 

    Onde poderei votar?

    A votação será feita por meio de sistema eletrônico independente, acessado pela Sala do Participante. Em breve, a Funpresp vai divulgar o passo a passo da votação.

    Como faço para conhecer as propostas dos candidatos?

    As propostas e currículos resumidos dos componentes das chapas serão publicadas no portal da Funpresp. A divulgação dessas informações, no entanto, é de responsabilidade única e exclusiva das chapas. O período de propaganda eleitoral começa em 31 de julho deste ano e segue até o último dia de votação.

    Quem pode se candidatar?

    O artigo 21 do Estatuto da Funpresp determina que os membros dos conselhos e comitês devem ter, pelo menos:

     

    • Formação de nível superior;
    • Ser participante ou assistido de algum dos planos da Funpresp, tendo contribuído por, pelo menos, 36 meses;
    • Comprovada experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria;
    • Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;
    • Não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público;
    • Não ter exercido atividades político-partidárias menos de dois anos antes da data da nomeação; e
    • Não ter firmado contratos ou parcerias como fornecedor, comprador, demandante ou ofertante de bens e serviços de qualquer natureza com a Funpresp ou com algum de seus patrocinadores, em período inferior a dois anos antes da data da nomeação.

    Posso me candidatar sozinho ou formar uma chapa para apenas um dos colegiados?

    Não é possível. Serão aceitas apenas candidaturas de chapas formadas por 10 membros, sendo: dois titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo; um titular e um suplente para o Conselho Fiscal; um titular e um suplente para o Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev; e um titular e um suplente para o Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev. A previsão está no artigo 21 do Regulamento Eleitoral.

    Para me candidatar preciso ter formação específica?

    O candidato precisa ter, apenas, formação em nível superior, em qualquer área do conhecimento. Mas, conforme previsão do artigo 21 do Estatuto da Funpresp, é necessário ter comprovada experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria.

    Aposentados e pensionistas podem ser candidatos?

    Podem sim! De acordo com o Edital de Convocação, assistidos e beneficiários podem se candidatar, respeitando os mesmos requisitos exigidos para os participantes (ver a pergunta “Quem pode se candidatar?).

    As chapas devem seguir uma formação específica?

    Segundo o artigo 18 do Regulamento Eleitoral, a formação das chapas deve respeitar a proporcionalidade entre os patrocinadores e as categorias funcionais dos servidores. É vedada a eleição de dois participantes do mesmo órgão ou da mesma categoria funcional. As categorias estão definidas no anexo II do Regulamento Eleitoral.

    O Edital de Convocação destas eleições define:

    • No Conselho Deliberativo, deve haver um titular e respectivo suplente da categoria funcional 2; e um titular e respectivo suplente da categoria funcional 3;
    • No Conselho Fiscal: um titular e um suplente da categoria funcional 3;
    • No Comitê de Assessoramento Técnico do Plano ExecPrev: titular e suplente de qualquer categoria funcional, desde que participantes do plano ExecPrev; e
    • No Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev: titular e suplente da categoria 3, participantes do plano LegisPrev.

    Quantos integrantes a chapa deve ter?

    Conforme previsto no artigo 21 do Regulamento Eleitoral, as chapas devem ser formadas por 10 membros, sendo: dois titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo; um titular e um suplente para o Conselho Fiscal; um titular e um suplente para o Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev; e um titular e um suplente para o Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev.

    Como faço para inscrever minha chapa?

    Os membros da chapa unificada (com 10 candidatos) deverão preencher o Requerimento de Inscrição para a Chapa (anexo I do Edital de Convocação), indicando dois candidatos para exercer as funções de representantes da chapa e observadores dos trabalhos da Comissão Eleitoral. Junto com o Requerimento de Inscrição, deverão ser entregues declarações assinadas pelos candidatos, conforme o anexo II do Edital, acompanhadas dos currículos de cada um. Confira todos os documentos necessários, o Regulamento, o Edital e o Estatuto na página especial das Eleições.

    Quando posso inscrever minha chapa?

    As inscrições serão aceitas entre 8 de maio e 16 de junho de 2023. As chapas devem verificar os documentos necessários para a inscrição no site especial das Eleições. Para fins de inscrição, os documentos em PDF deverão ser encaminhados para o e-mail da Comissão Eleitoral: comissaoeleitoral@funpresp.com.br até as 23h59min59s do dia 16/06/2023, horário de Brasília, conforme previsto no artigo 23 do Regulamento Eleitoral. Os documentos deverão estar assinados digitalmente pelos representantes.

    Como comprovar as experiências necessárias para candidatura?

    Para comprovar sua experiência profissional na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria, você deverá apresentar currículo, complementando as informações nele contidas com diplomas, certificados de conclusão de cursos e capacitações, declarações, nomeações e registro do cargo atual e anteriores. 

    A Comissão Eleitoral vai avaliar todas as informações da chapa e seus candidatos e informar se houver inconsistências. Essa avaliação só acontecerá depois que a chapa solicitar a candidatura. Para mais informações, verifique o Calendário das Eleições.  

    Como são divididas as categorias funcionais e por que há essa orientação?

    As categorias são divididas em três grupos: patrocinadores do Poder Executivo, patrocinadores do Poder Executivo apenas da área da Educação, e patrocinadores do Poder Legislativo e agências. Os grupos estão discriminados no Anexo II do Regulamento Eleitoral. 

    Essa divisão ocorre para que haja a representação mais igualitária possível entre as categorias funcionais (são mais de 200 na Funpresp), preservando a paridade e o equilíbrio entre as mesmas e os patrocinadores. Tanto que, nessas eleições, para os 10 cargos disputados serão: 

    –  No Conselho Deliberativo: um titular e respectivo suplente da categoria funcional 2; e um titular e respectivo suplente da categoria funcional 3; 

    – No Conselho Fiscal: um titular e um suplente da categoria funcional 3; 

    – No Comitê de Assessoramento Técnico do Plano ExecPrev: titular e suplente de qualquer categoria funcional, desde que participantes do plano ExecPrev; e 

    – No Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev: titular e suplente da categoria 3, participantes do plano LegisPrev. 

    Os candidatos das chapas devem pertencer a quais categorias funcionais?

    – Para o Conselho Deliberativo: um titular e respectivo suplente da categoria funcional 2; e um titular e respectivo suplente da categoria funcional 3; 

    – Para o Conselho Fiscal: um titular e um suplente da categoria funcional 3; 

    – Para Comitê de Assessoramento Técnico do Plano ExecPrev: titular e suplente de qualquer categoria funcional, desde que participantes do plano ExecPrev; e 

    – Para o Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev: titular e suplente da categoria 3, participantes do plano LegisPrev. 

    Sou participante do ExecPrev. Posso formar chapa com outro do LegisPrev?

    Sim! Na verdade, as chapas precisam ter, obrigatoriamente, 10 candidatos, para preencher as 10 vagas em disputa, que são: quatro para o Conselho Deliberativo, duas para o Conselho Fiscal, duas para o Comitê de Assessoramento ExecPrev e mais duas para o Comitê de Assessoramento LegisPrev. Entretanto, o participante do plano ExecPrev não pode ser candidato ao Comitê de Assessoramento do plano LegisPrev, e vice-versa. 

    Não conheço participantes suficientes para montar uma chapa. O que faço?

    Pensando nisso, a Funpresp criou um grupo no LinkedIn, com o intuito de reunir o maior número de participantes possível para que se conheçam e formem chapas para concorrer. Para participar, é só clicar aqui e solicitar acesso ao grupo. 

    Quais assinaturas eletrônicas serão aceitas no envio dos requerimentos de inscrição das chapas?

    Os documentos necessários para requerer a inscrição da chapa devem ser enviados em formato PDF, legível e com reconhecimento de caracteres, para o e-mail comissaoeleitoral@funpresp.com.br, até as 23h59 do dia 16/06/2023. Para atestar a autenticidade das assinaturas dos documentos, serão aceitos o certificado digital e-CPF, as cadeias de certificado da ICP Brasil e, ainda, a assinatura eletrônica gov.br. 

    Membros de conselhos e comitês são remunerados pelas funções exercidas?

    Os membros dos colegiados são remunerados mensalmente pelas reuniões das quais participam. O valor pago aos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal, titulares e suplentes, é limitada a 10% do valor da remuneração mensal básica fixada para o diretor-presidente da Funpresp, incluindo gratificação natalina. Os suplentes fazem jus à remuneração quando participarem de reuniões em substituição aos titulares e tiverem direito a voto. 

    Para os membros de comitês, a remuneração será definida em breve, após o fim do processo aprovação de alterações feitas no Estatuto da Funpresp. 

    Para saber os valores atualizados, visite o site da Funpresp, na seção Acesso à informação e, na coluna à esquerda, clique em “Pessoas” e “Quadro de pessoal”.  

    Esta página foi produzida especialmente para a segunda fase das Eleições Funpresp 2023. Para acessar a página produzida para a primeira fase, que tratou exclusivamente das candidaturas, clique aqui.