funpresp

A Chapa 2 – Compromisso com o Futuro foi eleita em votação recorde, que totalizou 11.171 votos 

A Chapa 2 – Compromisso com o Futuro venceu as eleições da Funpresp, com 5.193 votos. O período de votação se encerrou nesta quarta-feira (20/09) e totalizou 11.171 votos. A Chapa 4 – Segurança e Comunicação obteve 3.731 votos e a Chapa 1 – Aliança Sustentável obteve 1.772 votos. Outros 366 eleitores votaram em branco e mais 109 votaram nulo.  

Após 20 dias de eleições, os participantes da Funpresp elegeram 10 representantes para os Conselhos e Comitês da Fundação e demonstraram compromisso e engajamento com a própria aposentadoria. Foram 11.171 votos no total, 10,78% da quantidade de eleitores (103.663), participação acima do quórum mínimo, que é de 10% dos participantes aptos a votar (10.366).  

Confira, abaixo, os nomes e cargos disputados de cada integrante da chapa ganhadora. Clique aqui para ver os currículos de cada integrante, além das propostas da chapa:

Nome completoCargo
André Machado GonçalvesConselho Deliberativo – titular
Luís Ronaldo Martins AngotiConselho Deliberativo – suplente
Ilka Gislayne de Melo SouzaConselho Deliberativo – titular
Carolina Venturini MarcelinoConselho Deliberativo – suplente
Marcelo Dias VarellaConselho Fiscal – titular
Carlos Vinícius Brito ReisConselho Fiscal – suplente
Bruno Félix de AlmeidaComitê ExecPrev – titular
Pedro Henrique de Castro FiqueneComitê ExecPrev – suplente
André Vilanova da SilvaComitê LegisPrev – titular
Mateus SzwarcwingComitê LegisPrev – suplente

A data de posse dos eleitos será designada pelo Conselho Deliberativo da Fundação, o que deve ocorrer até 30 de novembro, segundo o Calendário Eleitoral, que pode ser acessado clicando aqui.  

Quórum mínimo e votações 

Este ano, a eleição teve três votações: a primeira durou de 1º a 10 de setembro e obteve 5.260 votos. Segundo o Regulamento Eleitoral, por ter registrado menos que 10% do total de eleitores (10.633), foi necessário abrir uma segunda votação, que durou de 11 a 15 de setembro, sem descarte dos votos obtidos na 1ª fase.  

A 2ª votação computou 8.859 votos, também abaixo do quórum mínimo, o que provocou a última prorrogação (3ª votação), de 16 a 20 de setembro, sem descarte dos votos. De acordo com o regulamento, a última votação deveria ser encerrada com qualquer quantidade de votos, o que aconteceu nessa quarta, 20/09, com quórum acima do mínimo.  

Colegiados 

Foram eleitos quatro representantes dos participantes para o Conselho Deliberativo (dois titulares e dois suplentes); dois para o Conselho Fiscal; dois para o Comitê do Plano ExecPrev; e dois para o Comitê do Plano LegisPrev (um titular e um suplente para cada). Nesses quatro colegiados, metade dos integrantes é eleita pelos participantes; a outra metade é indicada pela União. Todos os membros devem, obrigatoriamente, ser servidores federais, participantes da Funpresp com, no mínimo, trinta e seis contribuições, e não ter exercido atividade político-partidária há, pelo menos, dois anos. 

Números 

A eleição de 2023 pode ser considerada a mais participativa da história da Funpresp. Ao todo, quatro chapas se inscreveram para concorrer, sendo que três foram homologadas em definitivo. A Funpresp criou um grupo no Linkedin para reunir participantes interessados em formar as chapas que teve mais de 200 integrantes. O debate entre os concorrentes, transmitido ao vivo, teve mais de 100 perguntas enviadas por participantes e a gravação já foi assistida mais de 3,3 mil vezes. Foram formadas comunidades no WhatsApp e canais no Telegram para difusão de informações sobre as eleições que chegaram a reunir 430 e 94 membros, respectivamente, totalizando mais de 500 participantes ativos nesses canais.