funpresp

Quem cuida do seu futuro

 

Na Funpresp, nenhuma decisão é tomada por uma única pessoa. Conselhos e comitês, formados por representantes eleitos pelos participantes e também por indicados pelos órgãos do poder público, deliberam sobre o que afeta o futuro dos nossos participantes e os rumos da Fundação.

Conheça nossa equipe

O Conselho Deliberativo é órgão máximo da estrutura da Funpresp, sendo responsável por definir a política geral de administração e dos planos ExecPrev e LegisPrev. Os membros do CD estabelecem normas gerais de organização, funcionamento, administração e operação da Entidade. É considerado paritário, pois é composto igualmente por três representantes eleitos pelos participantes e três indicados pela União, além dos suplentes.

Reuniões do Conselho Deliberativo

As reuniões do Conselho Deliberativo serão realizadas na Funpresp-Exe, na penúltima sexta-feira de cada mês, com início às 8h30, salvo com alteração prévia. As atribuições do Conselho Deliberativo constam no capítulo IV, seção III, artigo 34 do Estatuto da Funpresp. Clique para acessar as pautas e atas das reuniões do Conselho Deliberativo.

Conselheiros representantes dos Participantes

Ilka Gislayne de Melo Souza
Carolina Venturini Marcelino
André Machado Gonçalves

Doutorando em Direito pela UERJ, mestre em Engenharia de Produção pela UFF, pós-graduado em Previdência Complementar pela UFRJ, Administração Pública pela FGV/RJ, e Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. Auditor da Receita Federal desde 1998, com experiência de 20 anos em fiscalização de Fundos de Pensão. Atualmente, na SRFB, monitoro o comportamento econômico-tributário dos principais contribuintes do Brasil. Também lecionei na ENAP, na área de planejamento.

Luís Ronaldo Martins Angoti
Ivan Jorge Bechara Filho

Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo – USP (2022), com LL.M. pela University College London – UCL (Reino Unido – 2012) e pós-graduação em Direção e Gestão de Fundos de Pensão pela Universidad de Alcalá – UAH (Espanha – 2009). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2001). É procurador federal da Advocacia-Geral da União desde 2004 e membro titular do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – Funpresp-Exe. Foi Diretor-Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul – RS-Prev (2016-2018).

Carlos Henrique Firmino de Oliveira

Conselheiros representantes dos Patrocinadores

Bráulio Santiago Cerqueira
Roberto Seara Machado Pojo Rego
Igor Lins da Rocha Lourenço
Julio Alexandre Menezes da Silva
Rafael Cunha Alves Moreira
Marco Aurélio Alves da Cruz

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e controle interno da Funpresp. É um órgão paritário, pois tem quatro membros, sendo dois eleitos pelos participantes e dois indicados pelos órgãos públicos da União, além dos respectivos suplentes.

Reuniões do Conselho Fiscal

Observações: As reuniões do Conselho Fiscal serão realizadas na Funpresp-Exe, em geral na penúltima segunda-feira de cada mês, com início às 14h, salvo alteração prévia. As atribuições do Conselho Deliberativo constam no capítulo IV, seção IV, artigo 40 do Estatuto da Funpresp. Clique aqui e acesse as pautas e atas das reuniões do Conselho Fiscal.

Conselheiros representantes dos Participantes

Dimas dos Reis Ribeiro

Professor Ajunto IV na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Pinheiro e no Programa de Pós-graduação PPGFOPRED/UFMA – Campus Imperatriz. Graduado em História pela UNIFAI, bacharel em Serviço Social UNESA; especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior pela UNINOVE, especialista em Administração Pública pelo IBRAP, mestrado em História e Doutorado em Serviço Social pela UNESP. Foi docente na FAFIBE, na UNIS, no CESEP e na UNIFENAS. Atual presidente do Conselho Fiscal da FUNPRESP. Ex-vereador (1993-1996) e ex-prefeito (2001-2008) em Alterosa – MG. Autor dos Livros: Só para Você e Retratos e Degredos (Poesias); Cemitérios sem Mistérios; A Escola Inclusiva em Perspectiva (Organizador e autor); Conhecendo a América: entre fatos, História e Cultura (organizador e autor) e Políticas Públicas Concebidas como Direitos: o processo de gestão de políticas públicas na perspectiva transformadora (2ª Edição/2023); além de várias publicações em revistas científicas e livros acadêmicos.

José Naum de Mesquita Chagas
Marcelo Dias Varella

Doutor em Direito pela Sorbonne e Livre-Docente pela USP. Professor Universitário em cursos de Mestrado e Doutorado desde 2002. É servidor público federal, atualmente no Núcleo de Processos Estruturais e Complexos da Presidência do Supremo Tribunal Federal. Anteriormente, foi Secretário no Ministério da Economia, na Casa Civil da Presidência da República, no Ministério da Justiça, no Ministério dos Direitos Humanos e atuou cargos de alta direção em mais de 10 Ministérios.

Carlos Vinícius Brito Reis

Conselheiros representantes dos Patrocinadores

Carlos Roberto Caixeta
Elise Sueli Pereira Gonçalves
Márcia Fernanda de Oliveira Tapajós
Antônio Fiúza de Sousa Landim

Diretoria Executiva

 

São quatro diretores escolhidos por processo seletivo que inclui avaliação de currículos, qualificações, experiências, competências, conhecimento, entrevistas e sabatinas. Nosso Estatuto determina: o diretor deve ser servidor federal, participante da Fundação há pelo menos 36 meses e não pode ter exercido atividades político-partidárias a menos de dois anos da data de nomeação.

O mandato dos membros da Diretoria Executiva é de quatro anos, permitida uma única recondução, sendo que haverá renovação da metade dos seus membros a cada dois anos.

 

Reuniões da Diretoria Executiva

 

As reuniões da Diretoria Executiva são realizadas na Funpresp-Exe ou por meio de videoconferência. As reuniões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras pela manhã, salvo alteração prévia. As extraordinárias são convocadas previamente. Clique para acessar as atas das reuniões da Diretoria Executiva.

Cícero Dias

Atuário, mestre em economia e doutor em estatística. Cursou pós-graduação em áreas de Data Science (Machine Learning, Inteligência Artificial e Business Intelligence), bem como é pós-graduando em Neurociência, Marketing e Consumo. Mais de 20 anos de experiência em previdência social, complementar e saúde suplementar, onde atuou como sócio, consultor, perito judicial, gestor e executivo. Tem se dedicado às áreas de Governança Corporativa, Gestão Baseada em Dados, Economia Comportamental e Planejamento Financeiro e Previdenciário. Foi Gerente de Atuária e Benefícios, Diretor de Seguridade e atualmente é Presidente da Funpresp-Exe. É membro do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Regimes Próprio de Previdência Social – CONAPREV e foi representante regional do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA. É professor da UFPE e de cursos de especialização em atuária, estatística, demografia, previdência complementar e social. Foi pesquisador visitante do IPEA e coautor de livros nas áreas de previdência. Foi ganhador do Prêmio PREVIC de melhor monografia em previdência complementar e é Certificado como Conselheiro de Inovação (GoNew) e como Gestor de Previdência(ICSS).

Gilberto Stanzione

Gilberto Tadeu Stanzione é formado em Engenharia Mecânica (2001) e Economia (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Gestão de Negócios com especialidade em Finanças pela Universidade de Brasília (2013) e tem MBA em Finanças pelo Ibmec (2017). É servidor público federal da carreira de Auditor de Finanças e Controle, da Secretaria do Tesouro Nacional, desde 2007. Na pasta, atuou nas coordenações gerais de Operações da Dívida Pública, de Participações Societárias e de Planejamento de Operações Fiscais. Foi coordenador de Investimentos na Funpresp-Jud e na Funpresp-Exe, onde também ocupou o cargo de gerente, antes de se tornar diretor. Ainda, foi conselheiro fiscal em duas empresas da União: Gás Brasiliano e Emgepron.

Cleiton dos Santos Araújo

Bacharel e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Em 2003, ingressou no serviço público federal para a carreira de Analista de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), onde atuou como assessor especial do ministro, chefe de gabinete, na Secretaria de Desenvolvimento da Produção, na Câmara de Comércio Exterior e na Secretaria de Comércio Exterior.  No Ministério do Planejamento, foi Chefe de Gabinete na Secretaria Executiva e no gabinete do ministro. Foi, ainda, membro do Conselho de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento; do Conselho de Administração da Embrapa; e do Conselho de Administração da BNDESPAR Participações S.A.

Imagem Diretora Seguridade Regina
Regina Célia Dias

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Relações Internacionais pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra.  Servidora pública da carreira de Auditora Federal de Finanças e Controle, da Secretaria do Tesouro Nacional, desde 1995, tendo se especializado na área da dívida pública, estratégia e novos produtos do mercado financeiro e operações com títulos públicos federais. Vem atuando em previdência complementar de servidores públicos há 10 anos, desde que foi cedida para a Funpresp-Exe para atuar na gestão dos investimentos em 2013. Foi diretora de Investimentos do Regime Próprio de Previdência do Distrito Federal em 2016, quando liderou o processo de criação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores do Distrito Federal – DF-Previcom, tendo sido nomeada como diretora-presidente em 2018, acumulando a Presidência com o cargo de diretora de Investimentos –  AETQ, até dezembro de 2023.

O Comitê de Assessoramento Técnico ExecPrev é o órgão de caráter consultivo para o plano ExecPrev, vinculado ao Conselho Deliberativo. Tem competência para apresentar propostas, sugestões e recomendações quanto à gestão da Entidade, sua política de investimentos e à situação financeira e atuarial do plano.

Reuniões do Comitê ExecPrev

As reuniões do Comitê de Assessoramento Técnico ExecPrev são realizadas na Funpresp-Exe ou por meio de videoconferência, mensalmente, às terças-feiras, às 9h, salvo alteração prévia. Clique para acessar as pautas e atas das reuniões do Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev.

Conselheiros representantes dos Participantes

Vago
Sadraque Eneas de Figueiredo Lucena
Bruno Félix de Almeida
Pedro Henrique de Castro Fiquene
Eduardo Guilherme Reiner
Júlio Cesar Rufato Rodrigues

Conselheiros representantes dos Patrocinadores

Márcia Paim Romera
Denise Viana da Rocha Lima
Teomair Correia de Oliveira
Cynthia Beltrão de Souza Guerra Curado
Narlon Gutierre Nogueira

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar na Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social. Desde 2012 tem exercido diversos cargos de direção relacionados à política previdenciária. Mestre em Governança e Desenvolvimento. Mestre em Direito Político e Econômico. Máster en Dirección y Géstion de los Sistemas de Seguridad Social. Especialista em Direito Público. Graduado em Direito e Administração.

Ana Maria da Silva Figueiredo

O Comitê de Assessoramento Técnico LegisPrev é o órgão de caráter consultivo para o plano LegisPrev, vinculado ao Conselho Deliberativo. Possui competência para apresentar propostas, sugestões e recomendações quanto à gestão da Entidade, sua política de investimentos e à situação financeira e atuarial do plano de benefícios. 

Reuniões do Comitê LegisPrev

As reuniões do Comitê de Assessoramento Técnico LegisPrev são realizadas na Funpresp-Exe ou por meio de videoconferência, mensalmente, às sextas-feiras, às 9h, salvo alteração prévia. Clique para acessar as pautas e atas das reuniões do Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev.

Conselheiros representantes dos Participantes

José Henrique de Oliveira Varanda
Regis Soares Machado

Bacharel em Engenharia de Redes de Comunicação (UnB, 2003), MBA em Governança de TI (Católica, 2007), já cursou Ciência da Computação (UniCEUB) e Direito (UDF). Ex-Analista da CGU, desde 2008 é Auditor Federal do TCU. Vice-Presidente da ASTCU e Diretor Social e Esportivo do Sindilegis. Certificado em Auditoria Governamental (CGAP – IIA), em Auditoria de Segurança Cibernética (ISACA), em Segurança da Informação (Tel Aviv Univ.), em Análise de Políticas Públicas, em Proteção de Dados Pessoais e em Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Enap). Atualmente, estuda para a certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI – Ancord).

André Vilanova da Silva
Mateus Szwarcwing

Analista legislativo da Câmara dos Deputados. Foi Auditor Federal da CGU. Engenheiro Civil (UFBA), Gestão Financeira (UNIP), Pós-graduado em Qualidade das Construções (UNIFACS), MBA Gestão Empresarial (FGV) e Micro Master Supply Chain (MIT). Foi assessor especial, diretor de programa, Diretor-Presidente da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, e após a incorporação com a VALEC Engenharia, Construção e Ferrovias, primeiro Diretor-Presidente na INFRA SA. É conselheiro fiscal há mais de 4 anos.

Diézica Vargas
Vago

Conselheiros representantes dos Patrocinadores

Alexandre Martins dos Anjos
Felipe Paulino Tavares
Rodrigo de Andrade Moreira
Diomar Corrêa da Costa Neto
Erwin Nogueira de Andrade

Doutorando em Economia pela UFM Madrid e Máster en Economía pela OMMA Business School Madrid, possui dois MBAs em Finanças pelo Ibmec e é especialista em Gestão Pública e em Controladoria. Graduado em Administração, em Gestão de Pessoas e em Processos Gerencias, profissional CFP® e certificado ICSS, professor de pós-graduação e consultor de valores mobiliários. Executivo por mais de uma década na Coordenação de Benefícios Previdenciários do Senado Federal e analista legislativo desde 2012.

Vago