Confira a apresentação, os integrantes e as propostas da Chapa 2. Todas as informações aqui dispostas são de inteira responsabilidade da chapa.
Chapa 2 – Compromisso com o Futuro
Pensando nos anseios dos participantes na busca de segurança e rentabilidade dos investimentos, nossa chapa é composta por servidores com forte experiência profissional e sólida formação acadêmica vindos de vários órgãos e carreiras. Prezamos pela ética, transparência e excelência. Temos dois auditores-fiscais da receita federal com grande experiência na gestão/fiscalização de Fundos de Pensão; duas professoras com doutorado em contabilidade; um gestor púbico que também é professor universitário; analista de Agência Reguladora, PRF, procurador federal, analista da Câmara e auditor do TCU.
Candidatos ao Conselho Deliberativo
![André Gonçalves_Titular CD](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Andre-Goncalves_Titular-CD.jpg)
André Machado Gonçalves - titular
Doutorando em Direito (UERJ); Mestre em Engenharia de Produção (UFF); Pós-graduado em Previdência Complementar (UFRJ), em Administração Pública (FGV/RJ), e em Política e Estratégia (ESG). Desde 1998 sou auditor da Receita Federal. Desde 2002 atuo na Previc na fiscalização de Fundos de Pensão, onde também atuei em atividades de assessoria e direção. Fui professor da Enap por muitos anos. Sou membro titular do Comitê Técnico Consultivo da Funpresp e Diretor de Previdência Complementar da Unafisco.
![Luis Angoti_Suplente CD](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Luis-Angoti_Suplente-CD.jpg)
Luís Ronaldo Martins Angoti - suplente
Auditor da Receita Federal há 25 anos. Atuei na Previc por 13 anos na supervisão de fundos de pensão, onde exerci funções de direção e assessoramento. Hoje no Ministério da Gestão. Na Funpresp fui gerente de planejamento e riscos e atualmente sou Conselheiro Fiscal eleito. Experiência em controles internos, gestão riscos, fiscalização, licenciamento e governança. Formado em Direito e Engenharia Agronômica. Pós-graduado em Direito e Mestre em Direção e Gestão Fundos de Pensão (Universidad Alcalá).
![ilka Souza_Titular CD](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ilka-Souza_Titular-CD.jpg)
Ilka Gislayne de Melo Souza - titular
Doutora em Contabilidade (UnB); Mestre em Contabilidade (UFPE); Pós-Graduada em Planejamento tributário (UFPE). Atualmente é Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Atua como docente desde 2010. Foi também docente da UFBA, atuando na Graduação e Mestrado. Foi contadora pública durante 11 anos, prestando serviço para Municípios Pernambucanos
![Carolina Venturini_Suplente CD](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Carolina-Venturini_Suplente-CD.jpg)
Carolina Venturini - suplente
Atua como docente universitária desde 2011. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Possui Doutorado (USP), Mestrado (UFBA) e graduação (USP) em Ciências Contábeis. Iniciou a carreira como contadora em 2000, atuando em grandes empresas, como IBM, Novartis, Unibanco e Petrobras. Foi aprovada em 1º lugar no concurso para contadora da Petrobras em 2010.
Candidatos ao Conselho Fiscal
![Marcelo D. Varella_Titular CF](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Marcelo-D.-Varella_Titular-CF.jpg)
Marcelo Dias Varella - titular
Professor universitário desde 1997. Doutor e Livre-Docente em Direito (USP) e Pesquisador do CNPq. Já orientei cerca de 70 trabalhos de mestrado e doutorado. Desde 2006, também sou gestor público (EPPGG). Trabalhei na Presidência, Agricultura, MDIC, Economia, Direitos Humanos, SAE e Justiça, tendo sido assessor especial, diretor, consultor jurídico e secretário. Em todos os órgãos, atuei tanto na área finalística como na gestão.
![Carlos Vinícius_Suplente CF](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Carlos-Vinicius_Suplente-CF.jpg)
Carlos Vinícius Brito Reis - suplente
Servidor da Anatel desde 2005, onde integro a equipe da Assessoria Técnica, sou Bacharel em Direito (UFBA) e Pós-graduado em Regulação (UnB). Tenho experiência como: Advogado; Conciliador na Justiça Federal; Assessor Jurídico no MEC; Assessor Técnico, Gerente de Projeto e Coordenador de Processos na Anatel; Ouvidor-Geral e Subsecretário de Gestão Estratégica Tecnologia e Inovação do Ministério da Infraestrutura; Membro do CONSAD da CODEBA; e Membro do Conselho Fiscal da INFRA.SA.
Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev
Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev
![Bruno Felix_Titular CAE](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Bruno-Felix_Titular-CAE.jpg)
Bruno Félix de Almeida - titular
Procurador Federal desde 2006. É integrante do Serviço de defesa da Probidade Administrativa da PGF/AGU. Graduado em Direito pela UFC. Especialista em Direito Administrativo pela UNB. Mestre em Direito pela UFC. Professor na ENAP, EAGU, UNIFOR e do IBCP. Foi diretor de Integridade da ANAFE. Coordenador de RPC da ANAFE. Presidente do Conselho Deliberativo da ANAFE Saúde (autogestão). Conselheiro Deliberativo da JUSPREV. Certificação ICCS de Conselheiro (Ênfase em Administração).
![Pedro Fiquene_Suplente CAE](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Pedro-Fiquene_Suplente-CAE.jpg)
Pedro Henrique de Castro Fiquene - suplente
Policial Rodoviário Federal com graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2011), pós-graduação em Educação Transformadora pela PUC/RS (2021) e pós-graduando em Ciências Policiais pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2023). Atuou durante 5 anos na Coordenação-Geral de Análise Técnica (CGAT) da PRF, exercendo por 1 ano a função de coordenador substituto (FCPE 101.3) e 2 anos como chefe titular (FCPE 101.2) da Divisão de Regulamentação Interna (DRI) da PRF.
![Andre Vilanova_Titular CAL](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Andre-Vilanova_Titular-CAL.jpg)
André Villanova da Silva - titular
Contador e advogado. Mestre e especialista em Direito. Auditor do TCU desde 2003. Lá trabalhei na área finalística e na assessoria de autoridades. Fui servidor do Ministério Público e da Receita Federal, tendo exercido diversas funções de gestão. Na esfera privada, trabalhei na empresa de auditoria Deloitte Touche Tohmatsu International. Integrei o Conselho Fiscal da CEB Participações S/A e da CEB Distribuição S/A. Sou diretor da União dos Auditores Federais de Controle Externo -Auditar.
![Mateus_Suplente CAL](https://www.funpresp.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Mateus_Suplente-CAL.jpg)
Mateus Szwarcwing - suplente
Servidor Público há 15 anos, Mateus Szwarcwing, engenheiro civil (UFBA), formado em Gestão Financeira (UNIP), MBA Gestão Empresarial (FGV), Pós Qualidade das Construções (UNIFACS) e Micro Master Supply Chain (MIT), é Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, onde tem experiência nas áreas administrativa e legislativa. Ex-servidor da CGU, atuou no setor de infraestrutura (MINFRA), onde foi assessor especial, diretor, Conselheiro Fiscal da CODEBA, Diretor-Presidente das empresas EPL e INFRA SA.
Propostas
Governança
- Funpresp atue como órgão gestor do Regime de Previdência Complementar – (concedendo benefícios, inclusive o BE dos migrados)
- certificação de processos às normas ISO (risco e compliance)
- adesão a códigos de autorregulação (ANBIMA/ABRAPP/IBGC/IBA/CRC)
- adesão ao Selo Pró-Ética – CGU, com adoção voluntária de medidas visando a prevenção, detecção e remediação de corrupção e fraude
- medidas adicionais de blindagem contra interferências externas na governança da Funpresp
- eleição direta para escolha de diretores pelos participantes, para reforçar a transparência interna e externa
Investimentos
- perfil de investimento exclusivo em Títulos Públicos Federais (maior segurança);
- indicador que mensure o impacto relativo da marcação a mercado dos títulos
- consultoria financeira personalizada
- aprimorar os critérios licitatórios e a forma de seleção dos gestores externos de investimentos
- possibilitar migração de perfis de investimentos em períodos mais curtos, além da data de aniversário
Benefícios
- aumentar limites individuais de empréstimo consignado, e reduzir taxa administrativa.
- avaliar implementação de empréstimo imobiliário por meio de convênios com instituições financeiras habilitadas.
Eficiência administrativa
- aprimorar a gestão por processos (transformação digital)
- apoiar participantes por meio de estruturas de informação (transparência) e de produtos inovadores
- austeridade nos gastos operacionais para redução da taxa de carregamento