funpresp

Confira a apresentação, os integrantes e as propostas da Chapa 2. Todas as informações aqui dispostas são de inteira responsabilidade da chapa.

Chapa 2 – Compromisso com o Futuro

Pensando nos anseios dos participantes na busca de segurança e rentabilidade dos investimentos, nossa chapa é composta por servidores com forte experiência profissional e sólida formação acadêmica vindos de vários órgãos e carreiras. Prezamos pela ética, transparência e excelência. Temos dois auditores-fiscais da receita federal com grande experiência na gestão/fiscalização de Fundos de Pensão; duas professoras com doutorado em contabilidade; um gestor púbico que também é professor universitário; analista de Agência Reguladora, PRF, procurador federal, analista da Câmara e auditor do TCU.

Candidatos ao Conselho Deliberativo

André Machado Gonçalves - titular

Doutorando em Direito (UERJ); Mestre em Engenharia de Produção (UFF); Pós-graduado em Previdência Complementar (UFRJ), em Administração Pública (FGV/RJ), e em Política e Estratégia (ESG). Desde 1998 sou auditor da Receita Federal. Desde 2002 atuo na Previc na fiscalização de Fundos de Pensão, onde também atuei em atividades de assessoria e direção. Fui professor da Enap por muitos anos. Sou membro titular do Comitê Técnico Consultivo da Funpresp e Diretor de Previdência Complementar da Unafisco.

Luís Ronaldo Martins Angoti - suplente

Auditor da Receita Federal há 25 anos. Atuei na Previc por 13 anos na supervisão de fundos de pensão, onde exerci funções de direção e assessoramento. Hoje no Ministério da Gestão. Na Funpresp fui gerente de planejamento e riscos e atualmente sou Conselheiro Fiscal eleito. Experiência em controles internos, gestão riscos, fiscalização, licenciamento e governança. Formado em Direito e Engenharia Agronômica. Pós-graduado em Direito e Mestre em Direção e Gestão Fundos de Pensão (Universidad Alcalá).

Ilka Gislayne de Melo Souza - titular

Doutora em Contabilidade (UnB); Mestre em Contabilidade (UFPE); Pós-Graduada em Planejamento tributário (UFPE). Atualmente é Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Atua como docente desde 2010. Foi também docente da UFBA, atuando na Graduação e Mestrado. Foi contadora pública durante 11 anos, prestando serviço para Municípios Pernambucanos

Carolina Venturini - suplente

Atua como docente universitária desde 2011. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Possui Doutorado (USP), Mestrado (UFBA) e graduação (USP) em Ciências Contábeis. Iniciou a carreira como contadora em 2000, atuando em grandes empresas, como IBM, Novartis, Unibanco e Petrobras. Foi aprovada em 1º lugar no concurso para contadora da Petrobras em 2010.

Candidatos ao Conselho Fiscal

Marcelo Dias Varella - titular

Professor universitário desde 1997. Doutor e Livre-Docente em Direito (USP) e Pesquisador do CNPq. Já orientei cerca de 70 trabalhos de mestrado e doutorado. Desde 2006, também sou gestor público (EPPGG). Trabalhei na Presidência, Agricultura, MDIC, Economia, Direitos Humanos, SAE e Justiça, tendo sido assessor especial, diretor, consultor jurídico e secretário. Em todos os órgãos, atuei tanto na área finalística como na gestão.

Carlos Vinícius Brito Reis - suplente

Servidor da Anatel desde 2005, onde integro a equipe da Assessoria Técnica, sou Bacharel em Direito (UFBA) e Pós-graduado em Regulação (UnB). Tenho experiência como: Advogado; Conciliador na Justiça Federal; Assessor Jurídico no MEC; Assessor Técnico, Gerente de Projeto e Coordenador de Processos na Anatel; Ouvidor-Geral e Subsecretário de Gestão Estratégica Tecnologia e Inovação do Ministério da Infraestrutura; Membro do CONSAD da CODEBA; e Membro do Conselho Fiscal da INFRA.SA.

Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev

Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev

Bruno Félix de Almeida - titular

Procurador Federal desde 2006. É integrante do Serviço de defesa da Probidade Administrativa da PGF/AGU. Graduado em Direito pela UFC. Especialista em Direito Administrativo pela UNB. Mestre em Direito pela UFC. Professor na ENAP, EAGU, UNIFOR e do IBCP. Foi diretor de Integridade da ANAFE. Coordenador de RPC da ANAFE. Presidente do Conselho Deliberativo da ANAFE Saúde (autogestão). Conselheiro Deliberativo da JUSPREV. Certificação ICCS de Conselheiro (Ênfase em Administração).

Pedro Henrique de Castro Fiquene - suplente

Policial Rodoviário Federal com graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2011), pós-graduação em Educação Transformadora pela PUC/RS (2021) e pós-graduando em Ciências Policiais pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2023). Atuou durante 5 anos na Coordenação-Geral de Análise Técnica (CGAT) da PRF, exercendo por 1 ano a função de coordenador substituto (FCPE 101.3) e 2 anos como chefe titular (FCPE 101.2) da Divisão de Regulamentação Interna (DRI) da PRF.

André Villanova da Silva - titular

Contador e advogado. Mestre e especialista em Direito. Auditor do TCU desde 2003. Lá trabalhei na área finalística e na assessoria de autoridades. Fui servidor do Ministério Público e da Receita Federal, tendo exercido diversas funções de gestão. Na esfera privada, trabalhei na empresa de auditoria Deloitte Touche Tohmatsu International. Integrei o Conselho Fiscal da CEB Participações S/A e da CEB Distribuição S/A. Sou diretor da União dos Auditores Federais de Controle Externo -Auditar.

Mateus Szwarcwing - suplente

Servidor Público há 15 anos, Mateus Szwarcwing, engenheiro civil (UFBA), formado em Gestão Financeira (UNIP), MBA Gestão Empresarial (FGV), Pós Qualidade das Construções (UNIFACS) e Micro Master Supply Chain (MIT), é Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, onde tem experiência nas áreas administrativa e legislativa. Ex-servidor da CGU, atuou no setor de infraestrutura (MINFRA), onde foi assessor especial, diretor, Conselheiro Fiscal da CODEBA, Diretor-Presidente das empresas EPL e INFRA SA.

Propostas

Governança

  • Funpresp atue como órgão gestor do Regime de Previdência Complementar – (concedendo benefícios, inclusive o BE dos migrados) 
  • certificação de processos às normas ISO (risco e compliance)  
  • adesão a códigos de autorregulação (ANBIMA/ABRAPP/IBGC/IBA/CRC) 
  • adesão ao Selo Pró-Ética – CGU, com adoção voluntária de medidas visando a prevenção, detecção e remediação de corrupção e fraude 
  • medidas adicionais de blindagem contra interferências externas na governança da Funpresp 
  • eleição direta para escolha de diretores pelos participantes, para reforçar a transparência interna e externa  

Investimentos 

  • perfil de investimento exclusivo em Títulos Públicos Federais (maior segurança);
  • indicador que mensure o impacto relativo da marcação a mercado dos títulos
  • consultoria financeira personalizada
  • aprimorar os critérios licitatórios e a forma de seleção dos gestores externos de investimentos
  • possibilitar migração de perfis de investimentos em períodos mais curtos, além da data de aniversário 

Benefícios 

  • aumentar limites individuais de empréstimo consignado, e reduzir taxa administrativa. 
  • avaliar implementação de empréstimo imobiliário por meio de convênios com instituições financeiras habilitadas.

Eficiência administrativa 

  • aprimorar a gestão por processos (transformação digital) 
  • apoiar participantes por meio de estruturas de informação (transparência) e de produtos inovadores 
  • austeridade nos gastos operacionais para redução da taxa de carregamento