funpresp

Mais de 400 pessoas prestigiam 4º Workshop sobre previdência complementar

A 4ª edição do Workshop Previdência Complementar do Servidor Público Federal, realizada em outubro e novembro pela Funpresp, foi prestigiada por mais de 400 pessoas nas seis cidades do país que receberam o evento. Os participantes, de mais de 60 órgãos dos poderes Executivo e Legislativo Federal, se reuniram para debater e tirar dúvidas sobre previdência complementar e migração de regime previdenciário. Veja como foram as edições do workshop em Fortaleza (CE)Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR)Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Brasília, cidade que fechou o ciclo de workshops, recebeu mais de 60 participantes e ainda teve os painéis transmitidos ao vivo pela página da Funpresp no Facebook. Os participantes eram provenientes de vários estados brasileiros. É o caso de Igor Ferreira do Nascimento, professor do Instituto Federal do Piauí, que compareceu pela primeira vez a um evento promovido pela Entidade, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o previdência complementar do servidor federal.

“A expectativa aqui é deixar claros alguns aspectos da Fundação, qualificando o conhecimento do participante acerca de como é feito o gerenciamento do nosso fundo previdenciário. Eu acredito que a Funpresp ainda é um assunto muito novo e também a educação financeira e previdenciária, então esse tipo de evento propicia uma boa capacitação acerca do assunto”, comentou.

Para o diretor de Recursos Humanos do Instituto Federal de Goiás, Luiz Antônio Martins, a perspectiva de reforma na previdência no próximo governo fez aumentar as dúvidas dos servidores a respeito da migração de regime previdenciário. A Medida Provisória 853/2018 reabriu por 180 dias o prazo para trocar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Servidores que entraram no serviço público federal depois de 04 de fevereiro de 2015 podem optar pela troca até 29 de março de 2019.

“Para mim, que trabalho na gestão de pessoas, é muito importante vir em eventos como este, pois ainda pairam muitas dúvidas sobre a Funpresp. Com o contato direto com o servidor público, diariamente somos interrogados sobre diversas questões relacionadas à Fundação. Uma das maiores preocupações que chegam é sobre a reforma da previdência, onde serão as mudanças e como irão nos atingir, isso torna a minha participação essencial”, afirmou.

O diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, afirma que para a Entidade é fundamental a realização desses eventos. “O contato direto com gestores de RH, servidores e participantes só fortalece a previdência complementar e possibilita à Fundação o aperfeiçoamento da sua gestão. Além de levarmos informação, também ouvimos dos maiores interessados quais são as expectativas em relação à previdência complementar”, garante.

Confira as apresentações dos palestrantes:

Ricardo Pena, diretor-presidente da Funpresp

Cícero Dias, gerente de Atuária e Benefícios, e Igor Lourenço, gerente jurídico