funpresp

Debate abordou questões como longevidade, financiamento dos planos, governança e perfis de investimentos

Mais de 200 pessoas participaram o 3º Seminário Internacional Funpresp – “A Previdência Complementar do Servidor Público” que reuniu autoridades renomadas do setor público e privado na terça-feira, dia 23/04, no Centro de Convenções Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF). O objetivo do evento que também foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo nosso canal no Youtube (TV Funpresp)foi debater os modelos de previdência no Brasil e no mundo.

Mais de 10 especialistas em previdência, dentre os quais três internacionais, se revezaram em três painéis de discussão: A previdência complementar dos servidores públicos: modelos de planos, longevidade, reformas previdenciárias e capitalização; Governança, gestão e reputação nas entidades de previdência complementar; e Poupança previdenciária, portfólios e perfis de investimento.

A solenidade de abertura teve a participação do diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena; do presidente do Conselho Deliberativo da Entidade, Marcelo Siqueira; do presidente da Mongeral, Helder Molina. Também saudaram os convidados o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Luís Ricardo Martins; a diretora de Legislação e Provimento de Pessoas do Ministério da Economia, Neleide Ábila e o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Wagner Lenhart; além dos representantes das entidades reguladoras: Fábio Coelho, presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e Solange Vieira, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Ao final dos painéis o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Rios-Neto, coordenador-técnico do evento; e o membro do Conselho Fiscal da Funpresp, Márcio Costa, além do diretor presidente da Fundação fizeram um resumo das discussões do dia. Veja como foi o 3º Seminário Internacional Funpresp.

Confira as apresentações dos palestrantes.

Clique para saber detalhes de cada painel:

PAINEL I – A previdência complementar dos servidores públicos: modelos de planos, longevidade, reformas previdenciárias e capitalização (mediado pelo diretor de Seguridade da Funpresp, Cícero Dias)

PAINEL II – Governança, gestão e reputação nas entidades de previdência complementar (mediado pelo diretor de Administração da Funpresp, Cleiton Araújo)

PAINEL III – Poupança previdenciária, portfólios e perfis de investimento (mediado pelo diretor de Investimentos da Funpresp, Tiago Dahdah)

Assista, na íntegra, o 3º Seminário Internacional Funpresp