fbpx

A Funpresp é feita de servidores para servidores. São mais de 120 carreiras e 98 mil participantes, com características e necessidades distintas. Além disso, cada servidor e servidora tem as mais diversas histórias e situações de vida – uns são casados, outros solteiros, alguns têm filhos, outros não…

Diante dessa diversidade, nossa tarefa é oferecer planos de previdência que respeitem as particularidades de cada uma dessas pessoas. Providenciamos informação de qualidade com transparência e estamos sempre ao seu lado, ajudando a tomar as próprias decisões de acordo com seu momento e seus planos.

Fornecemos as ferramentas para que você seja protagonista do seu futuro. Vem conhecer a sua Funpresp. E conte sempre conosco.

Ao tomar posse no serviço público federal, você, servidor, é inscrito automaticamente em um dos planos – ExecPrev ou LegisPrev. Também é alocado em um dos quatro Perfis de Investimentos de acordo com sua idade.

Confira tudo que você quer saber sobre a Funpresp.

Conhecendo seu plano

No nosso site, você encontra todas as informações sobre a sua previdência. No menu principal, acesse a aba “Nossos planos“, escolha ExecPrev ou LegisPrev e fique por dentro de como funciona a sua Funpresp. Dica: dê uma lida no regulamento do seu plano.

Perfis de Investimentos

Os Perfis personalizam a alocação dos investimentos conforme a idade do participante. Você pode mudar seu perfil ao entrar na Funpresp e depois uma vez por ano, no mês do seu aniversário – sempre com a nossa consultoria. Saiba mais na aba “Investimentos” no menu principal.

Sala do Participante e app

A Sala do Participante (no topo da página, à direita) é a área exclusiva para acompanhar a sua reserva. Lá tem tudo relativo ao seu plano, como rentabilidade, investimentos e extratos. Para seguir ainda mais de perto a sua previdência, baixe o app da Funpresp, para Android e iOS.

Como participante da Funpresp, você tem vantagens exclusivas que não encontra em outro plano de previdência. 

Confira por que vale a pena fazer parte da Funpresp.

Contribuição paritária

O participante Ativo Normal tem direito à contrapartida do patrocinador, ou seja: para cada R$ 1,00 que o servidor contribui todos os meses, direto pelo contracheque, o órgão onde ele trabalha também deposita R$ 1,00 na reserva previdenciária dele. Assim, de cara, o investimento do participante dobra no momento da contribuição.

Benefício fiscal

A dedução de imposto de renda sobre as contribuições feitas pelo contracheque é de 8,5% da sua remuneração bruta. Com aportes extras para a sua reserva, é possível ter mais 12% de dedução no ajuste anual e elevar seu benefício fiscal aqui a 20,5%. Nosso simulador ajuda você a pagar menos impostos e a cuidar da sua aposentadoria.

Taxas menores que o mercado

Sabia que, na sua Funpresp, você paga só taxa de carregamento? E que ela é escalonada, com redução já a partir do 2º ano de adesão? Ou seja, quanto mais tempo conosco, menor a taxa. E, ao contrário de bancos e seguradoras, não cobramos taxa de administração. Clica aqui e vem ver como temos taxas menores que o mercado.

As decisões de investimentos tomadas pela Fundação vão proporcionar o pagamento de benefícios no presente e no futuro. Por isso, é tão importante que você se engaje e acompanhe de perto.

Rentabilidade consolidada

Os resultados consolidados dos investimentos da Fundação são divulgados mensalmente na seção “Funpresp em números“. A rentabilidade consolidada leva em consideração o desempenho das carteiras do plano ExecPrev, LegisPrev e do PGA e é divulgada junto com outros importantes indicadores da Entidade, como patrimônio administrado e número de participantes.

Resultados dos Perfis

O desempenho individual por Perfis de Investimentos e por plano administrado (ExecPrev ou LegisPrev) também é publicado mês a mês. Tudo isso você encontra na opção “Conheça nossos investimentos“. Lá, também é possível conferir como funciona a formulação das políticas de investimentos, os ativos que compõem as carteiras e o histórico do desempenho das aplicações.

Onde investimos seus recursos

A Funpresp leva o seu dinheiro muito a sério. Afinal, estamos lidando com o presente e o futuro de milhares de servidores e suas famílias. Os fundos que administram as nossas carteiras foram escolhidos em seleção pública e seus regulamentos estão disponíveis para consulta. As normas que determinam como serão administrados os recursos são rígidas e estão reunidas na Política de Governança dos Investimentos.

A transparência é um dos valores da Fundação, ao lado de confiança e empatia. Ser transparente com nossos participantes e com a sociedade civil é um dos tripés que nos mantém e uma das nossas prioridades.

Acesso à informação

Todos os documentos relativos às atividades da Fundação desde o início estão disponíveis para consulta na aba “Transparência”, opção “Acesso à informação”. São portarias, atas e pautas de reuniões dos colegiados, editais de licitação, consultas públicas, contratos, quadros de remuneração e ressarcimento de pessoal cedido por outros órgãos. Tudo a um clique de distância.

Educação e comunicação

Aconteceu na Funpresp? Você fica sabendo. São inúmeros os meios que utilizamos para fazer chegar até você as informações sobre a sua previdência. Produzimos matérias, podcasts, vídeos, infográficos, lives, entrevistas, boletins mensais e especiais para deixar você bem informado. Por isso, é importante manter o cadastro atualizado conosco, com seu melhor e-mail e telefone de contato.

Redes sociais

Todo o conteúdo produzido também é veiculado nas nossas redes sociais: estamos no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Você pode entrar em contato conosco por esses canais e tirar dúvidas, fazer sugestões e elogios. Também estamos presentes no Spotify, Deezer, CastBox, Anchor, Apple Podcasts e Google Podcasts. Ou seja, não faltam lugares para você acompanhar a sua Funpresp.

Aqui, a gestão responsável é uma obrigação e a boa governança é uma das prioridades. Confira o que temos feito para aprimorar cada vez mais os nossos processos. 

Eleições diretas

A sua Funpresp possui conselhos e comitês formados por indicados pelos patrocinadores e por representantes eleitos em votação direta pelos participantes, em igual número. Isso significa que o servidor tem voz ativa nos colegiados responsáveis pelas decisões da Fundação. Assim, é dever do participante se engajar nas eleições, formando chapas, formulando propostas, apoiando seus candidatos, acompanhando os debates e, principalmente, votando.

Fiscalização

A Funpresp se tornou uma entidade importante no mercado de fundos de pensão muito rapidamente. Com isso, tem passado por auditorias dos principais órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Esses órgãos também são patrocinadores da Funpresp, o que redobra a fiscalização exercida sobre as nossas atividades.

Estatuto forte e inovador

Atenta a problemas ocorridos no passado com outros fundos de pensão, a Funpresp promoveu uma reforma inédita no seu Estatuto para incluir dispositivos que aumentam a segurança e a governança na gestão. Por exemplo: adoção de processo seletivo público para escolha dos diretores; os membros dos colegiados devem ser participantes da Fundação há, pelo menos, três anos, e não poderão ter atividade político-partidária.

Aqui, na sua Funpresp, os canais estão sempre abertos para ouvir você. Basta escolher:

  • Nossa Central de Atendimento 0800 282 6794 funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30;
  • A Vic, nossa assistente virtual, está sempre à disposição no canto inferior direito da nossa página;
  • O Fale Conosco recebe sugestões, dúvidas, críticas e elogios por e-mail;
  • A Ouvidoria está pronta para receber denúncias pelo e-mail ouvidoria@funpresp.com.br;
  • As redes sociais da Entidade são mais um meio de contato direto conosco. Fale com a gente pelo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

A Funpresp está sempre de braços abertos para você. Temos profissionais capacitados e prontos para atender às suas solicitações. Afinal, você é o nosso maior patrimônio.

Fale com a gente! Procure saber sobre a sua previdência. Quem faz a Funpresp é você.