funpresp

Responsável pela administração e gestão da Funpresp, a Diretoria Executiva é composta por quatro diretores nomeados pelo Conselho Deliberativo. Clique aqui e acesse os currículos dos membros da Diretoria Executiva.

Presidência

DIRETOR-PRESIDENTE

Cícero Rafael Dias
presi@funpresp.com.br

(61) 2020-9700

GERÊNCIA COMERCIAL - GECIA

Gerente Comercial
Sandiscleia Beni Gutierrez
comer@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Possui MBA em Gestão da Experiência do Consumidor pela ESPM, pós-graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Fae Business School, graduação em Administração de Empresas pela UNESPAR, além de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UEL. É certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS – e pela Associação Brasileira de Ouvidoria – ABO – em Ouvidoria.

Entre 2018 e 2021, atuou na Funpresp como Coordenadora de Relacionamento e Atendimento, além de Ouvidora, entre 2018 e 2020. Na iniciativa privada, atuou por treze anos na gestão de atividades de comunicação, marketing, atendimento, relacionamento e ouvidoria.

COORDENAÇÃO COMERCIAL - COMER

Coordenador Comercial
Fernando José Silva Totti
comer@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Profissional com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e negócios em seguros e previdência, e passagens em grandes companhias seguradoras, corretoras, sendo os últimos três anos no segmento fechado de previdência complementar. Advogado com especialização em direito previdenciário e finanças.

GERÊNCIA DE GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO – GEPOG

Gerente
Marcos de Carvalho Ordonho
gepog@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e em Ciência Contábeis pela Universidade Estácio de Sá; MBA em Economia e Previdência Complementar pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Compliance e certificação no ICSS. Experiência profissional superior a 18 anos nas áreas de auditoria, finanças, controladoria, controles internos, planejamento, gestão de riscos e governança. Vivência em multinacionais do ramo de auditoria (Ernst & Young e KPMG); experiência internacional no gerenciamento administrativo e financeiro de grandes projetos de construção civil (Bolívia, Colômbia, África do Sul, Guiné Equatorial e Gana); e expertise em governança corporativa, planejamento estratégico, gestão de projetos, mapeamento, implantação e gerenciamento de controles internos, políticas e práticas corporativas, com atuação em melhorias de processos.

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – COPAR

Coordenador
gepog@funpresp.com.br

 

GERÊNCIA JURÍDICA – GEJUR

Gerente
Carina Bellini Cancella
gejur@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Carina Bellini Cancella, integrante da carreira de Procuradora Federal (AGU) desde 2004, é pós-graduada em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina, é mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas, foi professora da Escola da AGU no curso de formação de Procuradores Federais de 2006, 2007 e 2008, foi professora tutora no curso de pós-graduação ministrado pela Universidade de Brasília-UnB em parceria com a Escola da AGU no ano de 2009 e membro da banca examinadora em matéria tributária do concurso de Procurador Federal em 2014. Atuou no núcleo previdenciário da Procuradoria-Geral Federal de 2010 a 2015, é profissional certificado pelo Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social – ICSS, estando desde maio do ano de 2019 no exercício da chefia da Área Jurídica da Funpresp-Exe.

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS JURÍDICO-ADMINISTRATIVOS – COJUR

Claus Nogueira Aragão
Coordenador
gejur@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Advogado, graduado e pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Brasília. Atuou por mais de 20 anos em escritórios de advocacia, nas áreas cível, internacional, consumerista e no contencioso. Tem passagem de 7 anos por uma sociedade seguradora, onde exerceu a chefia dos departamentos jurídico e administrativo. Possui artigos publicados em periódicos de direito e economia. Atualmente, atua como coordenador de Assuntos Jurídico-Administrativos da Gerência Jurídica da Funpresp-Exe.

GERÊNCIA DE CONFORMIDADE E CONTROLES INTERNOS – GECCI

Gerente
Rafael Liberal Ferreira de Santana
gecci@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Mestre em Administração com ênfase em Administração Pública e Políticas Públicas (UnB), pós-graduado em Economia do Setor Público (FGV) e graduado em Economia (UnB). Possui 25 anos de experiência na área de previdência e é certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Está na Funpresp-Exe desde 2014, onde foi Coordenador de Estatística e Informações Previdenciárias, Gerente de Governança e Planejamento e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Conformidade e Controles Internos. Foi pesquisador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública – CEAG/UnB, assessor do Governo do Estado de São Paulo e Coordenador-Geral de Estudos Previdenciários do ​Ministério da Previdência Social. Em 2015, recebeu o Prêmio Professor Rio Nogueira pelo 1º lugar no 6º Prêmio Previc/Abrapp de Monografias da Previdência Complementar Fechada.

COORDENAÇÃO DE COMPLIANCE – COMPL

Coordenadora
Cristina Araújo Santana
gecci@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Processos de Negócios, com certificação profissional em gestão de riscos organizacionais e em riscos de cibersegurança em privacidade de dados. Possui 18 anos de experiência no segmento financeiro, tendo atuado em bancos de grande e médio porte, como gerente de relacionamento de empresas, coordenadora de crédito e agente de compliance. Atualmente é Coordenadora de Compliance e atua há mais de 7 anos em Entidades Sistemicamente Importantes do segmento de previdência complementar fechada, diretamente nas áreas de compliance, controles internos e gestão de riscos.

COORDENAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS E RISCOS – CORIS

Coordenadora
Samitha Terra Duarte Freitas
gecci@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduada em Ciências Contábeis, com MBA em Finanças, profissional certificada em gestão de riscos pelo QSP, pela Anbima (CPA-20) e pelo ICSS com ênfase em Administração. Atuou como auditora contábil e operacional em empresas, entidades paraestatais e fundos de pensão. Na EBC – Empresa Brasil de Comunicação, ingressou como empregada pública, com atuação nas áreas de Contratos e Patrimônio. Possui mais de 10 anos de experiência no segmento de previdência complementar fechada nas áreas de controle contábil e de investimentos, gestão de riscos e compliance. Ingressou na Funpresp em janeiro de 2019, por meio de concurso público, iniciando seus trabalhos na Gerência de Contabilidade, onde também atuou em projetos de melhorias de processos envolvendo contabilização, conciliação e cotização.

COORDENAÇÃO DE RISCOS DE INVESTIMENTOS - CORIN

Coordenadora
Elvira Mariane Shulz
gecci@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Elvira Mariane Schulz é graduada em Administração (Uel) e em Matemática (Cesulon). Possui pós-graduações em Contabilidade e Auditoria do Banco Central (UnB), em Contabilidade Internacional (Fipecafi-USP/Fucape Business School) e em Qualidade Total e Reengenharia (Unopar). Atualmente está cursando o Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial (Universidad Europea del Atlántico). Possui certificação para conselheiro de administração experiente CCA+ IBGC. Recebeu os seguintes prêmios e reconhecimentos: Medalha Mérito Santos Dumont; Projeto Saneamento do Universo Fiscalizável, pelo Banco Central do Brasil; Prêmio de Desempenho Funcional do Ministério da Fazenda e Láurea Acadêmica na graduação em Matemática. Foi conselheira de Administração do Grupo Hospitalar Conceição e da  Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). Foi coordenadora-geral de Avaliação e Monitoramento de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (2013 a 2022) e exerceu diversos cargos no Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil (1998 a 2013). Também trabalhou na Caixa Econômica Federal, na Procuradoria da Fazenda Nacional , no Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (IAPAS) e no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO – GECOM

Gerente
Patrícia Laurentino de Mesquita
gecom@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Servidora pública Ministério da Economia desde 1995. Tem experiência na área de assessoria de comunicação social com ênfase em estratégias de comunicação pública, planejamento e gestão de projetos e pessoas e comunicação digital. Trabalhou como repórter e produtora em emissoras de televisão e em arquitetura de informação e produção de conteúdo para comunicação digital.

Foi chefe de Gabinete e Assessora de Comunicação Social da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Foi gerente de Planejamento e Produção de Conteúdo da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Economia.  Atuou ainda no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Secretaria Especial de Portos da Presidência da República; Ministério da Fazenda, entre outros.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – COMAR

Thaisis Barboza de Souza
Coordenadora
gecom@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Jornalista, com MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Católica de Brasília, reúne 26 anos de profissão na área de assessoria de comunicação, dos quais 14 foram na liderança de equipes de comunicação do governo federal. Foi chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social da Controladoria-Geral da União e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atuou como gerente de projetos de comunicação digital no Ministério da Saúde e na Advocacia-Geral da União. Trabalhou ainda no Ministério da Previdência Social, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e no extinto Ministério da Administração e Reforma do Estado. Também tem experiência como conselheira de administração de empresa estatal.

COORDENAÇÃO DE RELACIONAMENTO E ATENDIMENTO – CORAT

Fabiana Cristina da Silva Castro
Coordenadora
gecom@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Jornalista com MBA em Marketing, pela FGV Brasília, e cursos em Marketing Digital, User Experience e Relacionamento com o Cliente. Possui mais de 16 anos de atuação na área de Comunicação Corporativa e Marketing, sendo especialista em planejamento e elaboração de estratégias digitais, jornadas de relacionamento e experiência do usuário e alinhamento de processos para atendimento ao cliente. Foi gestora de comunicação por mais de 13 anos em uma das maiores associações de funcionários da América Latina, gerenciado equipes de comunicação e relacionamento. Atuou como consultora do Sebrae, por mais de 10 anos, criando estratégias focadas em negócios digitais para empresas de pequeno, médio e grande porte, nos segmentos B2C e B2B.

 

Diretoria de Seguridade – DISEG

DIRETORA
Regina Célia Dias
diseg@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

GERÊNCIA DE ATUÁRIA E BENEFÍCIOS – GEABE

Gerente
João Luiz Pinheiro Hortêncio de Medeiros
diseg@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Atuariais, com MBA em Atuária, Finanças, Investimentos e Riscos.  Possui mais de 15 anos de experiência no segmento nas áreas atuarial, previdência, planejamento, gestão de processos e riscos. Especialista cedido da Previc, já foi Interventor em fundo de pensão e no órgão supervisor exerceu também as funções de Chefe de Gabinete, Coordenador-Geral de Monitoramento Contábil, Coordenador-Geral de Pesquisas Atuariais, Contábeis e Econômicas e Diretor Substituto da Diretoria de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos. Atua na Funpresp desde 2018, iniciando seus trabalhos na condição de Gerente de Planejamento e Riscos, cargo no qual assessorou a elaboração do novo posicionamento institucional e o planejamento estratégico 2020-2024 da Fundação.

COORDENAÇÃO DE BENEFÍCIOS – COBEN

Coordenador
Eduardo de Medeiros Araújo
geabe@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

É coordenador na Funpresp-Exe desde 2015, responsável pela gestão dos Institutos, concessão e pagamento de benefícios. Com mais de 20 anos de experiência, atua, desde 1997 no segmento de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Atuou como Analista, Especialista, Coordenador e Gerente Substituto de Tecnologia da Informação na Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF de 2001 a 2015, como Analista na Fundação CERES de 1997 a 2001. Mestre em Economia da Gestão Previdenciária pela Universidade de Brasília – UnB, MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília – DF.

COORDENAÇÃO DE ATUÁRIA – COATU

Coordenador
Luís Marcio Couto Pacheco
geabe@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Ciências Atuariais (UFMG), MBA em Gestão de Seguros e Resseguros (ENS), cursando o Mestrado em Estatística (UFMG). Profissional certificado por exame pelo ICSS. Possui experiência profissional no mercado de previdência complementar desde 2012, tendo atuado  em EFPCs e  em empresas de consultoria atuarial de grande representatividade no segmento. Admitido pela Funpresp por meio de concurso público para o cargo de Especialista em Previdência Complementar em 03/2017, foi designado como Coordenador de Atuária Substituto em 04/2019, assumiu a Coordenação de Atuária em 07/2021, e é o Atuário responsável pelos planos administrados pela Funpresp-Exe desde 02/2020.

GERÊNCIA DE CADASTRO E ARRECADAÇÃO – GEARC

Gerente
Larissa de Paula Gouvêa
gearc@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Direito, especializada em Direito Público, servidora pública federal desde 2007 cedida à Funpresp-Exe onde atuou como Coordenadora de Arrecadação de 2015 à 2017. É certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Atualmente é responsável pela Gerência de Cadastro e Arrecadação da Fundação.

COORDENAÇÃO DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA – COARC

Maeeby Lopes de Oliveira
Coordenadora
gearc@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Possui MBA em Gestão de Projetos pela IBMEC, pós-graduação em Gestão Pública pela AVM e graduação em Administração de Empresas pela UPIS. De 2017 a 2021, atuou na Fundação como Analista de Previdência Complementar e como Coordenadora Substituta (desde 2019) na Gerência de Arrecadação. Na iniciativa privada, atuou por mais de nove anos em instituições financeiras, com atividades de relacionamento, atendimento ao público, negociações, analises de crédito, cobranças, comunicação dentre outras. 

COORDENAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS – CODAC

Coordenadora
Renata Vila Nova de Moura Fulgêncio
gearc@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Advogada formada pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, com especialização em Direito Público pela Faculdade Projeção. É servidora pública federal e atuou como Diretora de Normas e Benefícios do Servidor, Diretora de Previdência e Benefícios do Servidor, Coordenadora-Geral de Seguridade Social do Servidor, Coordenadora-Geral de Gestão de Estatutários, todos do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Ministério da Economia.

Possui mais de 10 anos de experiência no segmento de previdência e normas, atuando principalmente no setor de aplicação e elaboração de normas previdenciárias e de benefícios de pessoal. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2017, na Coordenação de Dados Cadastrais, onde permanece até hoje.

GERÊNCIA DE ESTATÍSTICAS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – GEDEP

Vinícius Silva Bastos
Gerente
gedep@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Vinicius Bastos é comunicador formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e MBA em Marketing pela FGV, com 12 anos de experiência em inovação, empreendedorismo e comunicação. Especialista em criação e lançamento de produtos, passou 10 anos servindo aos pequenos negócios no Sebrae liderando projetos e núcleos de inovação em diversas áreas técnicas. Atua como professor universitário no IDP – Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa para o curso de Comunicação Social e é mentor de empresas na área de comunicação para transformação digital.

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO PREVIDENCIÁRIA – LABIN

Coordenador
gedep@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

COORDENAÇÃO DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS – COINP

Coordenador
Yuri Marti Santana Santos
gedep@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Atuário formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Mestre em estatística pela mesma Universidade. Certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS. Participante da Comissão Permanente de Atuária que revisou recentemente as normas de atuária dos RPPS.
Atuante no segmento de previdência desde 2015 com experiência em Regimes Próprios de Previdência e Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Supervisou e desenvolveu projetos de planejamento previdenciário, data Science, de auditoria e modelagem atuarial, arquitetura de softwares estatísticos e de investimento.

 

Diretoria de Investimentos – DIRIN

DIRETOR
Gilberto Stanzione
dirin@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

GERÊNCIA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS – GECOI

Gerente
gecoi@funpresp.com.br
José Dória Pupo Neto
(61) 2020-9700

Servidor público federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento e Orçamento desde 2007, exerceu os cargos de Coordenador de Estudos Técnicos e Educação Financeira (2020/2022) na Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC/SPREV), membro (2020/2022) da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), de Coordenador de Avaliação de Empresas Estatais (2017/2018) na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e de Coordenador de Planejamento (2010/2011) na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI). Em 2018/2019, atuou como Diretor de Investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (IPREV/DF) e foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores do Distrito Federal (DF-PREVICOM). De 2011 a 2015, atuou na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na mesa de operações da Dívida Pública Mobiliária Interna. Foi trainee de finanças (2004) da Companhia Vale do Rio Doce, onde trabalhou com planejamento financeiro até o início de 2007. É graduado (2003) em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado (2007) em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ e mestre (2016) em Finanças, Banking e Compliance pela London Metropolitan University, tendo sido contemplado (2015) com a Bolsa Chevening do governo britânico. Possui a Certificação de Gestores da ANBIMA (CGA) e a Certificação de Especialista em Investimentos da ANBIMA (CEA).

COORDENAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE INVESTIMENTOS - COIFI

Coordenador
Silvano Costa Barbosa
gecoi@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília, MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas pela FGV, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luís e pós-graduado em Controladoria pela mesma instituição. Profissional certificado por exame CPA-20 e por experiência pelo ICSS com mais de 21 anos de experiência profissional nas áreas de Investimentos, Controladoria, Financeira e Contábil com passagem em importantes empresas do segmento de previdência complementar. Ocupa o cargo de coordenação na Funpresp desde fevereiro de 2018 sendo atualmente o Coordenador de Informação de Investimentos. Entre 2011 e 2018 esteve como gerente Financeiro e Contábil na Fundação Eletrosul de Previdência (ELOS). Entre 2004 e 2010 foi coordenador de Controladoria no Metrus Instituto de Seguridade Social. Antes disso, atuou como contador na Mercer, de 1998 a 2004.

COORDENAÇÃO DE MONITORAMENTO DE INVESTIMENTOS – COMON

Coordenador
Thales Maia Mendonça
gecoi@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Administração de Empresas, concluindo MBA em Finanças. Profissional certificado CEA (especialista em investimentos) Anbima. Possui 7 anos de experiência no Mercado Financeiro, sendo que destes, 5 anos com foco em Entidades Fechadas de Previdência Complementar, nas mais diversas áreas, como Riscos Financeiros, Processos, Controles Internos e Planejamento Estratégico. em suas últimas experiências, atuou como Gestor de Riscos e Controles Internos na segunda maior EFPC do norte e nordeste, assim como, Especialista em Riscos de Mercado, Crédito e Liquidez para uma das maiores indústrias de alimentos do mercado Nacional e Internacional.

GERÊNCIA DE ANÁLISES E OPERAÇÕES FINANCEIRAS – GEOFI

Gerente
geofi@funpresp.com.br
Bernardo Garcia Pinto Coelho
(61) 2020-9700

Nomeado para o cargo de Especialista em Investimentos em 2016. É certificado (CGA – Certificação de Gestores ANBIMA) e graduado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mais de cinco anos de experiência na gestão e operação de recursos financeiros na Funpresp-Exe. Pós-graduado em Economia e Gestão: Previdência Complementar, MBA realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

COORDENADOR DE OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES – COOPP

Coordenador
George Alberto Carvalhaes Gonçalves Mota
geofi@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Ciências Contábeis, com especialização (MBA) em Finanças Avançadas. Trabalhou no Banco do Brasil, na BB Previdência, como Contador e Gerente Financeiro, e no SEBRAE Previdência, como Diretor de Administração e Investimentos (AETQ). Prestou consultoria a Entidades Fechadas de Previdência Complementar em processos de transferência de gerenciamento e análise de viabilidade econômica. Atua no mercado desde 1994 junto a EFPCs e Regimes Próprios de Estados e Municípios. Certificado como dirigente de fundos de pensão pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS, ênfase em investimentos e pela ANBIMA (CPA-20). Possui experiência nas áreas de empréstimos, contabilidade, investimentos, tesouraria e administração.

COORDENAÇÃO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS – COPEF

Coordenador
geofi@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

GERÊNCIA DE ANÁLISE, PLANEJAMENTO E PESQUISA – GEAPP

Gerente
Fabiano Soares dos Santos
geapp@funpresp.com.br 
(61) 2020-9700

Servidor de carreira do Banco Central do Brasil, mestre em Economia pela Columbia University, School of International and Public Affairs em Nova Iorque e mestre e bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília (UnB). Entre 2009 e 2017, foi Coordenador Geral de Modelagem Econômica e Secretário de Políticas Macroeconômicas substituto, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Exerceu também o cargo de Gerente de Projetos de Política Econômica na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) – Casa Civil, da Presidência da República, onde se tornou o Subchefe Adjunto de Política Econômica. Possui a Certificação CFP@ de Planejador Financeiro da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO – COFIN

Coordenadora
Rafaela Rodrigues Ferreira
cofin@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

 

 

Diretoria de Administração – DIRAD

DIRETOR
Cleiton dos Santos Araújo
dirad@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

GERÊNCIA DE ORÇAMENTOS, CONTABILIDADE E TESOURARIA – GECOT

Gerente
José Luiz de Barros Junior
gecot@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília – UNEB (1995), com especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap (2010). Foi bancário de 1989 a 1999 no Banco HSBC S/A, sendo a última função gerente-adjunto de agência. Entrou na carreira de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento (atualmente ME) em janeiro/2000, permanecendo no cargo até a atualidade.

Ocupou várias funções no Governo Federal, como: Chefe da Divisão de Planejamento/MTE, Coordenador de Orçamento e Coordenador Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade (entre dez/2004-MTE e jan/2013-MPS). Fez parte da equipe de criação da Funpresp-Exe em 2013, sendo responsável pela implantação da Contabilidade, Folha de Pagamento, Orçamento e Tesouraria, atuando como Gerente de Contabilidade, Orçamento e Tesouraria desde fevereiro de 2013.

COORDENAÇÃO DE TESOURARIA E LIQUIDAÇÃO – COTES

Coordenador
Alex Geraldo Mendes Severo
gecot@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília, possui certificação ANBIMA – CPA20.

Com nove anos de experiência no mercado financeiro, foi escriturário do Banco do Brasil no período de 2012 a 2017, ano em que ingressou na Funpresp no cargo de Analista de Contabilidade e Finanças, posteriormente Analista de Previdência Complementar. Foi coordenador de Orçamento e Finanças substituto entre 2019 e 2021.

COORDENAÇÃO DE CONTABILIDADE – COCON

Coordenador
Reginaldo Guedes da Silva
gecot@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (UNIP). Trabalha na Funpresp-Exe desde 2013, sendo responsável pela contabilidade, área fiscal e tributária da Fundação. Tem grande experiência na área de previdência complementar. Trabalhou por quatro anos como Analista Pleno no Fundo de Pensão do Banco do Brasil (BB Previdência), foi coordenador de implantação do sistema ERP e analista de orçamento na Fundação de Seguridade Social (Sistel) e também foi técnico de contabilidade na Sociedade Civil de Previdência Privada (Regius).

COORDENAÇÃO DE ORÇAMENTO – COORC

Coordenador
Geraldo Julião Junior
gecot@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Geraldo Julião Júnior formado em Ciências Econômicas pela UFMG, especialização em Matemática para Economia Administração pela UnB. Analista de Planejamento e Orçamento (aposentado) exercendo cargos como o de Secretário Adjunto de Assunto Fiscais da Secretaria de Orçamento Federal. Foi membro dos Conselhos de Administração da CHESF, da Pré-Sal Petróleo S.A., do Banco da Amazônia, da CODESA, da Eletrobras Distribuição Piauí e de Rondônia. Foi Diretor Comercial e Financeiro da CAESB.  Professor Curso Especialização em Orçamento Público do TCU; palestrante do Curso de Gestão Macroeconômica e Política Fiscal do FMI no Brasil. Exerceu ainda a função de assessor de Gestão de Finanças Públicas do Fundo Monetário Internacional – FMI, para missão de assistência técnica a países africanos. 

GERÊNCIA DE PATRIMÔNIO, LOGÍSTICA E CONTRATAÇÕES – GELOG

Gerente
Roberto Machado Trindade
gelog@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Formado em Administração de Empresas, concluiu o Programa de Liderança com Pessoas, realizado pela Fundação Dom Cabral, certificado com ênfase em Administração no ICSS, curso de oratória persuasiva e comunicação eficiente.

Servidor público federal de carreira, técnico do Seguro Social do INSS, foi chefe do Serviço de Administração, chefe da Seção de Atendimento, Analista de Execução e Controle na Coordenação-Geral de Licitações e Contratos (INSS), coordenador de Compras e Serviços INSS e coordenador-geral de Licitações e Contratos.

Atuou no INSS na Direção Central em diversos projetos de grandes dimensões e como subsecretário-adjunto de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão conduziu diversos projetos que envolviam Licitações e Contratos.

COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO E LOGÍSTICA – COLOG

Coordenadora
Ana Clecia Silva Gonçalves de França
gelog@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduada em Direito e Especialização em Orçamento Público, é servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde de 1995, de 2005 a 2012 atuou como Coordenadora Geral de Licitações e Contratos na Direção central do INSS. De 2012 a 2014 foi Subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atuando com a gestão de pessoas, licitações e execução financeira e orçamentária. No MPOG, também atuou como Diretora de Administração entre 2014 e 2016, onde teve atribuições de ordenação de despesas, execução financeira, licitações e contratos. Entrou para a Funpresp em 2016 como Coordenadora de Patrimônio e Logística, exercendo atividades de gestão dos contratos, protocolo, arquivo, materiais, patrimônio e logística.

COORDENAÇÃO DE CONTRATAÇÕES E AQUISIÇÕES – COCAQ

Coordenador
João Batista de Jesus Santana
gelog@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Direito, está na Funpresp-Exe desde 2013, quando foi cedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Tem grande experiência em licitações em diferentes modalidades, e em contratações. Antes do cargo atual, esteve como coordenador de Patrimônio e Logística da Funpresp-Exe (2013 a 2019). Também foi Assessor Técnico na Telecomunicações Brasileiras (Telebrás), onde atuou em áreas de licitações relacionadas ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Foi Analista de Compras no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e ainda teve passagem pelo Ministério das Comunicações e Serpro.

GERÊNCIA DE PESSOAS – GEPES

Gerente
Andrei José Rodrigues
gepes@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Engenheiro formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Seguiu a maior parte da carreira como servidor público federal, tendo sido aprovado no concurso do então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços em 2003, onde ocupou diversos cargos, dentre os quais Chefe de Desenvolvimento e Capacitação; Gerente de Projetos voltados para a capacitação do setor produtivo e Coordenador Geral de Recursos Logísticos. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2018, na Gerência de Pessoas da Fundação, onde permanece até hoje.

COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – CODES

Coordenador
Mônica Fernanda Lima Bandeira Abreu Adorno
gepes@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento e Gestão para Pessoas e R.H 4.0, Coach Executivo e Lifecoach certificada pelo ICI (Integrated Coaching Institute) e em processo de credenciamento Associate Certified Coach – ACC pela ICF (International Coach Federation), com mais de 16 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas. Atuação com todos os subsistemas de RH e gestão da área estratégica de Desenvolvimento Humano e Organizacional (recrutamento e seleção de pessoal; treinamento e desenvolvimento de pessoas, remuneração e carreira, gestão por competências, endomarketing, gestão da cultura, clima organizacional e etc). Última posição exercida de Gestora de Recursos Humanos em segmento financeiro cooperativista.

COORDENAÇÃO DE REMUNERAÇÃO E DESEMPENHO – COREM

Coordenador
Cláudia Letícia Boato Alves
gepes@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Profissional com mais de 19 anos de experiência em todos as atividades de Recursos Humanos com grande parte da carreira trilhada em fundos de pensão privados. Atuou esporadicamente nas áreas de Logística e Gestão Documental, foi membro do Comitê de Conformidade e Coordenadora do Comitê de Ética da previdência privada da CAIXA. Foi Coordenadora da Comissão Técnica Regional e membro da Comissão Técnica Nacional de Recursos Humanos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP. Participou da criação de Mestrado em Economia e Previdência na UnB. Formada em Administração pela Universidade de Brasília, cursou na Universa Escola de Gestão um MBA Executivo em Planejamento e Gestão Empresarial e outro em Gestão de Recursos Humanos.

GERÊNCIA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO – GETIC

Gerente
Cleyton Domingues de Moura
getic@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Possui 18 anos de experiência na formulação, implementação e coordenação de políticas públicas, em especial gestão e governança de projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Atuou como Secretário Adjunto da Secretaria do Patrinnio da União – SPU e como Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, além da atuação como Coordenador-Geral no Programa Bolsa Família. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, do Governo Federal, desde 2001. Possui larga experiência em gestão de projetos, governança corporativa e liderança de equipes. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2018, na Gerência de Tecnologia e Informação, onde permanece até hoje.

COORDENAÇÃO DE PROCESSOS E GOVERNANÇA DE TI – COPOG

Coordenador
Michael Kreis
getic@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Profissional motivado e proativo, tem experiência em previdência complementar desde 2001, tendo atuado com análise de negócios, gestão de projetos e gestão de equipes, Desenvolve novas soluções digitais para clientes internos e externos. Possui um MBA em Business Intelligence, Bacharelado em Sistemas da Informação e diversas certificações em Scrum, Kanban e COBIT, além de certificações técnicas em ferramentas de Business Intelligence. Desempenha o papel de Product Owner e analista funcional, além de atividades ligadas à Governança de TI. Tem se dedicado nos últimos anos na dotação de soluções tecnológicas estruturantes, envolvendo processos e estruturas de governança, portfólio de serviços, contratações, orçamento, normatização, gestão de contratos e implantação de sistemas.

COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE TI – COSIS

Andre Costa Santana Pulschen
Coordenador
getic@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Atuando há mais de 28 anos em TI, sendo os últimos 7 anos como gestor, pós-graduado em MBA de Gestão Estratégica de TI pela FGV, ampla experiência na gestão executiva e técnica de equipes e gerenciamento de projetos, além de ter conhecimentos em sistemas legados, ERP, CRM, LGPD, orçamento de TI, contratos, serviços em nuvem e PABX virtual, implantação de sistema ERP, CRM, site e APP’s, gerenciando de sistema Service Desk, serviços de Outsourcing e contratos de TI, adoção de melhores práticas de cibersegurança em conformidade com a LGPD e normativos vigentes, patrocinador de projetos em conformidade com critérios de governança, orçamento e planejamento estratégico, alto conhecimento das regulamentações do setor como Previc, ANS e Receita. 

COORDENAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – COINF

Coordernador
Eber Luis Barbosa Cherulli
getic@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Trabalha na Funpresp como coordenador de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação desde 2015. Implantou estruturas tecnológicas (datacenter local/nuvem privada e pública) com ênfase na alta disponibilidade e integridade de dados. Coordena a equipe de infraestrutura e realiza constante gerenciamento tecnológico, de telecomunicações e segurança cibernética. Trabalha em gestão de riscos tecnológicos, sustentação de ativos e serviços finalísticos. Realiza prospecções técnicas, participa de contratações e gestão de contratos.

Trabalhou no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM (2010-2014), Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC (2011-2012), Módulo Security (2008-2010), Agência Nacional de Águas – ANA (2007-2008), MS/DATASUS (2004-2008), Ministério do Planejamento (2002), Ministério da Educação\Fundescola (1999-2002). É graduado em Redes de Computadores pela União Educacional de Brasília e possui certificações técnicas em TI.

 

 

Órgãos subordinados ao Conselho Deliberativo

GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA - GEAUD

Gerente
Luiz Eduardo Alves Ferreira
geaud@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Administrador de Empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, formado em Letras Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Auditoria Interna pela FIPECAFI-USP. Trabalhou no Banco do Brasil, onde atuou como implantador, gerente de projetos e auditor, tendo sido gerente executivo de projetos na Cassi.

Atua na área de previdência complementar fechada há mais de 6 anos, tendo sido gerente de auditoria na BB Previdência. Possui as certificações CISA – Certificação Internacional em Auditoria de Sistemas; CIA 1 – Certificação em Auditoria Interna e ICSS – Certificação Profissional de Seguridade Social.

COORDENAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA - COAUD

Coordenador
Antônio dos Santos Drumond Filho
geaud@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Euroamericano-UNIEURO, com MBA em Contabilidade Societária & Auditoria (IFRS e IPSAS) –IBMEC, e certificação do Cadastro Nacional de Auditores Independentes–CNAI e ICSS. Atuou como supervisor de auditoria pela KPMG Auditores Independentes por 8 anos, auditando grandes Entidades de Previdência Complementar – EFPC e outras empresas, tais como: Funcef, Postalis, Fundação Atlântico, Regius, Cibrius, Ceres, Saraprev, SebraePrev, Sistel, Previnorte, Fundiagua, Correios, Sistema Sebrae, BRB, Cartão e Corretora BRB, Fundos de Investimentos, Bancoob, Sicoob, Apex Brasil, Eletronorte, CEB, Terracap, CAESB, Sescoop e outros. Possui mais de 13 anos de experiência em auditoria de EFPC, atuando principalmente em Auditoria Baseada em Riscos.

COORDENAÇÃO DE SECRETARIADO E ÓRGÃOS COLEGIADOS – COSEC

Coordenadora
Patrícia Brito de Ávila
cosec@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação Visconde de Cairu, é graduada em Processamento de Dados e em Arquitetura e servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Possui mais de 15 anos de experiência no setor público federal e estadual, tendo atuado principalmente na área de gestão governamental e de políticas públicas de comunicação. Foi secretária especial adjunta de Assuntos Federativos; secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica; secretária de Gestão Adjunta; diretora de Modelos Organizacionais; diretora de Estudos, Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica; diretora de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica; diretora de Programa, chefiando assessoria na área de Gestão Pública; e chefe de Assessoria Técnica de Gabinete de Ministro.Também atuou por cerca de 10 anos na iniciativa privada na área de comunicação, tendo inclusive sido professora do curso de Comunicação com ênfase em publicidade, da FTC. Está na Funpresp desde abril de 2020.

 

 

Ouvidoria  – OUVIR

COORDENAÇÃO DE OUVIDORIA - OUVIR

Coordenador
Adan Henrique Carvalho Reis
ouvidoria@funpresp.com.br
(61) 2020-9700

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas, cursando MBA em Marketing Digital, Branding e Growth; e certificado em Ouvidoria pela Associação Brasileira de Ouvidores- ABO, Ouvidoria Geral da União OGU e OMD.