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Brasília, março e abril de 2023.

Mais de 103,6 mil participantes da Funpresp poderão votar nas próximas eleições 

O período de inscrição de chapas é de 8/5 a 16/6

O Edital de Convocação para as próximas Eleições Funpresp 2023, que contém as regras do processo eleitoral, já foi publicado na página especial do pleito. As chapas podem se inscrever entre 8/5 e 16/6 e as eleições serão entre os dias 1º e 10 de setembro. Este ano, 103.677 participantes poderão votar.

As eleições vão escolher 10 titulares e suplentes para conselhos e comitês da Fundação. O quórum mínimo de eleitores exigido para o pleito é de 10% do total de participantes aptos a votar, ou seja, 10.368 participantes nestas eleições.

Quem desejar se candidatar deve ter recolhido, como participante, pelo menos, 36 contribuições mensais, possuir formação de nível superior, ter experiência comprovada em atividades na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria, entre outros pré-requisitos detalhados no Estatuto da Funpresp, nos artigos 18 a 21.

Ao todo, serão eleitos quatro membros para o Conselho Deliberativo (dois titulares e dois suplentes); dois para o Conselho Fiscal (um titular e um suplente); e dois para cada um dos Comitês de Assessoramento (ExecPrev e LegisPrev), sendo um titular e um suplente para cada. O Edital de Convocação traz as categorias profissionais às quais os candidatos devem pertencer, enquanto essas classificações estão no Regulamento Eleitoral.  

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Gestor de Pessoas: informe ao aposentado ou pensionista participante da Funpresp que é preciso entrar em contato com a Fundação ao dar entrada na aposentadoria ou pensão 

Alguns servidores estão se desligando ou aposentando sem buscar seus benefícios junto à Fundação  

Já faz 10 anos que a Funpresp integra a estrutura previdenciária do servidor público. Hoje, o servidor ou pensionista que dá entrada em sua aposentadoria ou pensão pelo Regime Próprio de Previdência Social da União, o RPPS, e é participante da Fundação deve consultar, também, se tem algum benefício a receber na Funpresp, a previdência complementar do servidor público.

No momento, mais de 150 benefícios, entre aposentadorias ou pensões, estão disponíveis para pagamento na Funpresp aguardando o contato dos envolvidos para o início do recebimento. A Fundação já tentou contato, mas não teve sucesso, pois os dados disponíveis não estão atualizados.  

“Queremos sensibilizar patrocinadores e participantes e reforçar que a previdência doservidor público agora é RPPS e Funpresp, sendo distintos os benefícios e as formas de requerimento. Atualmente, a aposentadoria, o futuro dos servidores públicos, também passa pela Fundação”, lembra João Luiz Medeiros, gerente de Atuária e Benefícios da Funpresp.  

João destaca que, às vezes, participantes se aposentam pelo RPPS ou se desligam do serviço público, com ou sem a interlocução com as áreas de Gestão de Pessoas dos órgãos onde trabalhavam, e não procuram a Funpresp. Mas é preciso lembrar que a Funpresp é um benefício a mais, uma previdência complementar que deve ser acessada. “Afinal, a razão de existir da Funpresp é proteger o servidor e sua família, por meio de coberturas e benefícios previdenciários”, reforça o gerente.  

Atualmente, a Fundação já paga benefícios para mais de 300 pessoas, entre servidores aposentados e pensionistas. 

Os patrocinadores e participantes podem consultar tudo sobre Concessão de Benefícios a Servidores ou Beneficiários no Guia de Benefícios da Funpresp, incluindo seu item 2.2. 

É importante orientar da melhor maneira quem está se aposentando para que nenhum benefício fique parado!  

Gestor de Pessoas, nós temos um canal exclusivo para que você possa esclarecer dúvidas e solicitar palestras e treinamentos.  Basta entrar em contato com a Gerência Comercial pelo (61) 98609-5702 (WhatsApp), pelo e-mail institucional@funpresp.com.br e pelo telefone (61) 2020-9755.

Mas, caso seja necessário atendimento personalizado para os servidores do seu órgão, basta entrar em contato com um dos nossos 80 assessores previdenciários espalhados pelo país. O atendimento é gratuito e pode ser solicitado por meio da nossa Central de Atendimento, no 0800 282 6794. 

Lives, palestras e reuniões movimentaram os meses
de março e abril

Servidores puderam tirar dúvidas e conhecer melhor a Funpresp

Nos meses de março e abril, a Funpresp continuou reforçando o relacionamento junto a seus participantes. A Entidade realizou, nesses dois meses, 32 eventos, entre transmissões ao vivo, reuniões institucionais, palestras, eventos e plantões de atendimento, visando estreitar o relacionamento com os órgãos e com os servidores públicos federais.

Dentre as lives realizadas, o destaque foi para feitas em abril (de uma série de 10 lives programadas) com os servidores da Receita Federal, por meio da parceria da Funpresp com a Unafisco. Além disso, a Funpresp também esteve presente em lives no YouTube da própria Funpresp e, também, junto aos servidores do Tribunal de Contas da União (TCU). No caso do TCU, uma parceria firmada com a Funpresp já rendeu até um espaço no boletim interno do órgão para conteúdos sobre a previdência complementar dos servidores.

O diretor-presidente da Funpresp, Cristiano Heckert, participou presencialmente dos eventos da Andifes e do Sindilegis: “Nosso compromisso é estar sempre levando informação aos nossos participantes por meio de múltiplos canais, para que todos tenham o devido conhecimento sobre nossos temas e possam tirar suas dúvidas”, ressaltou.

Outras ações de destaque foram o treinamento com gestores de pessoas feitos no Ministério da Agricultura (MAPA) e a participação da Funpresp em evento de gestão de pessoas promovido pelo DNIT.

Por isso, Gestor de Pessoas, caso o órgão onde você atue queira solicitar palestra ou esclarecer dúvidas sobre a Funpresp, basta entrar em contato com a Fundação, por meio do (61) 9 8609-5702 (WhatsApp), (61) 2020-9755 (telefone) ou institucional@funpresp.com.br. Esses canais são da Gerência Comercial da Funpresp e exclusivos para as áreas de RH.