funpresp

A vida é cheia de desafios, com imprevistos e mudanças de ciclos. Por isso, um bom planejamento financeiro e pessoal é tão importante diante desses momentos. Para a aposentadoria, não seria diferente. Para entender como nossos participantes se prepararam para essa nova fase, a Funpresp conversou com César Augusto Guimarães, advogado tributarista e auditor fiscal recém aposentado, e Brigitte Ursula Stac Hartel, docente da Universidade Federal do Tocantins, que se aposentará no próximo ano.

O advogado reforça que manter a mente e o corpo ativos são valiosas dicas para se sentir bem, independente da fase de vida. Ele conta que, ao sair do ministério, decidiu retornar à atividade que exercia anteriormente como advogado tributarista, além de aprender uma nova língua, para poder viajar para outros países com mais liberdade.

Já a docente explica a importância de ressignificar cada etapa da vida e também de se programar para os desafios impostos por cada uma delas. “Prepare-se para não se tornar apenas um espectador. Prepare-se para ter um projeto que você seja o protagonista, ainda que de uma forma diferente daquilo que você tinha almejado”, sugere.

A professora também conta que, para ela, a Funpresp foi uma grata surpresa. “Eu não tinha ideia que teria esse programa disponível. Eu acredito que ela poderia ter sido mais parceira minha se eu tivesse buscado mais por essa parceria”, aponta Brigitte.

A Fundação é uma parceira para a vida toda e quer contribuir ainda mais na construção do seu futuro, da mesma forma que tem feito na vida da Brigitte e do César. Além de uma aposentadoria mais tranquila, podemos te ajudar de diversas formas ainda no presente. Clique aqui e descubra!