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Mudança faz parte de amplo processo de modernização tecnológica da Fundação, com novas funcionalidades na plataforma para uma experiência do participante mais ágil e eficiente. 

A Funpresp irá lançar, em 18 de janeiro, uma nova versão da Sala do Participante, mais moderna, transparente e intuitiva. A nova plataforma irá oferecer novos serviços e procedimentos mais ágeis para que o planejamento da previdência complementar do servidor se torne uma experiência cada vez mais digital e acessível.  

A mudança é reflexo de um amplo processo de modernização e inovação tecnológica do sistema de gestão de previdência da Funpresp. Além dos aprimoramentos na Sala do Participante, a adoção do novo sistema também promoverá melhorias internas nos fluxos de trabalho da Fundação.   

Com a nova Sala, o participante poderá emitir boletos automatizados para a realização de aportes facultativos já no momento da solicitação, além de ter acesso a extratos e gráficos da reserva previdenciária publicados de forma mais didática e compreensível. Também será possível contratar empréstimo consignado de forma mais célere e intuitiva, bem como fazer simulação da parcela adicional do risco, entre outras melhorias.  

Sobre o empréstimo vale destacar que, com a nova Sala, o serviço estará disponível também para os servidores da Câmara Federal e do Banco Central do Brasil. Atualmente apenas os servidores do Executivo podem usufruir do benefício.  

As formas de acesso à Sala permanecerão as mesmas: pelo Portal Funpresp ou por meio do aplicativo da Fundação, disponível para download nas lojas virtuais da Apple Store e do Google Play. Lembrando que a versão web tem todas as funcionalidades da Sala, mas o aplicativo não traz todas elas.

Acesse a página especial que Funpresp criou sobre o assunto e veja mais detalhes sobre as melhorias e sobre a transição da plataforma. 

Transição e proteção de dados 

Para que o novo sistema de gestão da previdência entre em operação e, com ele, a nova Sala do Participante, será necessário um período de transição que terá início em 12 de janeiro e se estenderá até 18 de janeiro. Durante esse período, a versão web da sala do participante permanecerá em funcionamento, mas duas funcionalidades serão desabilitadas temporariamente: a solicitação de novos empréstimos e de atualização cadastral. O aplicativo da Funpresp ficará indisponível durante toda a transição. 

O empréstimo consignado estará temporariamente indisponível já a partir do dia 10 de janeiro, ou seja, dois dias antes do início da transição. Essa interrupção afetará tanto o aplicativo quanto a versão web da Sala do Participante. Assim que a nova Sala for lançada, a solicitação de empréstimo retornará ao normal. Os empréstimos solicitados até 9 de janeiro e em curso para crédito bancário, seguirão seu fluxo normal. 

Já em relação à atualização cadastral durante o período de transição, quando o serviço estará indisponível por meio da Sala, a Central de Atendimento da Fundação permanecerá à disposição para receber as informações necessárias, assegurando que as alterações sejam efetuadas no sistema assim que a nova Sala do Participante for lançada. 

Em relação ao aplicativo da Funpresp, apesar de o respectivo período de indisponibilidade ser durante toda a transição, os serviços oferecidos pelo aplicativo já serão desativados no dia 10 de janeiro (também dois dias antes do início da mudança), devido ao tempo de publicação e aprovação da nova versão do aplicativo nas lojas virtuais da Apple Store e do Google Play. 

*Matéria atualizada em 10/01, às 17h17, para corrigir ajustar informação sobre acesso à Nova Sala do Participante