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A Sala do Participante da Funpresp está de cara nova. Uma nova versão da ferramenta será lançada em 18 de janeiro de 2024 e trará facilidades e novidades para o participante. A nova Sala será um espaço digital inovador que vai oferecer mais serviços, tornar procedimentos mais ágeis e aprimorar o controle da previdência por parte do participante.

O objetivo da Fundação com a mudança é oferecer funcionalidades projetadas para simplificar e otimizar a experiência do nosso público, bem como oferecer mais comodidade e agilidade em relação aos serviços oferecidos pela Funpresp. As formas de acesso à Sala permanecerão as mesmas: pelo site ou por meio do aplicativo da Fundação, lembrando que a versão web tem todas as funcionalidades, mas o aplicativo não traz todas elas.

A mudança na Sala do Participante é reflexo de um amplo projeto de modernização e inovação de plataforma tecnológica pela qual a Funpresp está passando. Trata-se da adoção do novo sistema de gestão de previdência da Fundação, chamado PrevSystem, que entrará em vigor também em janeiro de 2024. Além de possibilitar as novidades na Sala do Participante, a adoção do PrevSystem também vai promover aprimoramentos internos nos fluxos de trabalho da Funpresp, com uma gestão de dados mais avançada, o que vai gerar maior eficiência operacional e ganho de produtividade.

Como será a transição para a Nova Sala do Participante
Proteção de dados no processo de transição
Perguntas e respostas

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre a nova Sala do Participante, entre em contato com a Central de Atendimento da Funpresp, pelos seguintes canais:

  • 0800 282 6794
    De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30
  • 61 8501 7749 (exclusivo para WhatsApp)
    De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30

Entre os dias 12 e 18 de janeiro de 2024, a Sala do Participante estará em processo de transição, mas é importante destacar que a maioria das funções presentes na versão web permanecerá disponível. Confira algumas delas:

  • Definir regime de tributação
  • Alterar alíquota de contribuição
  • Solicitar contribuição facultativa
  • Solicitar auto patrocínio
  • Contratar ou cancelar Parcela Adicional de Risco (PAR)
  • Acessar o regulamento do plano
  • Consultar o demonstrativo de Imposto de Renda
  • Obter certificado do Participante
  • Entre outros

 

 O que ficará indisponível durante a transição?

  • Solicitação de empréstimo

Durante o período de transição para a nova Sala do Participante, a função de solicitação de empréstimos estará temporariamente indisponível a partir do dia 10 de janeiro, com previsão de retorno programada para o dia 18 de janeiro. É importante ressaltar que essa indisponibilidade abrangerá tanto a versão web quanto o aplicativo da Funpresp-Exe. Durante esse intervalo, os participantes devem aguardar a conclusão da migração para usufruir novamente da funcionalidade.

  • Atualização cadastral

Durante o processo de migração para a nova Sala do Participante, a função de solicitação de atualização cadastral estará temporariamente indisponível, a partir do dia 12 de janeiro, tanto na versão web quanto no aplicativo. Assim que a nova plataforma for lançada, o que está previsto para ocorrer no dia 18 de janeiro, a função de atualização cadastral estará novamente disponível para todos os participantes.

Para aqueles que desejam realizar atualizações cadastrais durante esse período, a Central de Atendimento da Fundação permanecerá à disposição para receber as informações necessárias, assegurando que as alterações sejam efetuadas no sistema assim que a nova Sala do Participante for lançada. Canais da Central: 0800 282 6794 (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30), 61 8501-7749 (exclusivo para WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30) e e-mail faleconosco@funpresp.com.br.

  • Desativação do aplicativo atual

Durante o período de transição para a nova Sala do Participante, o aplicativo da Funpresp-Exe passará por atualização e estará temporariamente indisponível para a execução de funções do dia 10 a 18 de janeiro, quando está previsto o lançamento do novo aplicativo. A indisponibilidade do aplicativo ocorrerá dois dias antes do início da transição em função dos tempos de publicação da nova versão nas lojas virtuais da Apple Store e do Google Play.

Proteção de dados

Durante todas as etapas de transição da plataforma tecnológica e da adoção no novo Sistema de Gestão de Previdência, a Funpresp-Exe tem atuado de forma a resguardar a segurança dos dados dos participantes, adotando procedimentos seguros e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A Fundação valoriza a privacidade e a segurança desses dados e garante que todas as informações estão preservadas e resguardadas durante todo o processo.

A LGPD serve como base sólida para as medidas de segurança adotadas, proporcionando ao participante a tranquilidade de que seus dados estão sendo tratados com o máximo de cuidado e responsabilidade. A Fundação está empenhada em garantir uma transição suave e segura, mantendo a integridade e a confidencialidade das suas informações.

Além da LGPD, as medidas de segurança adotadas pela Funpresp se fundamentam em outras leis que tratam da temática, bem como observam as melhores práticas de segurança da informação relacionadas à integridade e à confidencialidade das informações para proporcionar tranquilidade aos seus participantes quanto ao tratamento diligente de seus dados pessoais.

Perguntas e respostas

Como faço o primeiro acesso à Nova Sala?

O acesso inaugural à Sala deve ser feito, excepcionalmente, pela versão web – ou seja, a primeira entrada não pode ser feita pelo aplicativo no celular. 

Para acessar a Nova Sala do Participante pela primeira vez, é preciso criar uma senha com 11 dígitos, com, pelo menos, um número, uma letra maiúscula e um caractere especial (como @, !, #…).

Tente criar uma senha ao mesmo tempo forte e fácil de lembrar. Você pode, por exemplo:

– Pensar numa frase fácil de lembrar, mas que tenha sentido apenas para você. Por exemplo: “Eu quero ter um milhão de reais quando me aposentar”; 

– Selecionar a primeira letra de cada palavra e misture com números e caracteres especiais: EqtR$1miQm@ 

Não consigo acessar a Sala. O que pode estar acontecendo?

Um problema muito comum de acesso pode ser solucionado com a limpeza do cache do seu navegador, ou seja, restaurar os dados de navegação. O procedimento reduz o espaço usado na memória e torna a aberturar de páginas mais ágil e leve. Para fazer isso, abra uma janela no seu navegador de preferência – Chrome, Edge, Safari, Firefox – e aperte as teclas a seguir, em sequência:

Ctrl + Shift + Del

ou

Command + Shift + Del, no caso de ambientes Mac

A janel que aparecer contém as configurações para limpar corretamente os dados de navegação.

Haverá a ampliação do empréstimo consignado para os servidores participantes do plano LegisPrev?

Sim. A nova Sala do Participante, a ser lançada em 18 janeiro de 2024, trará a possibilidade de que os servidores do Poder Legislativo participantes da Funpresp solicitem o empréstimo consignado à Fundação. Atualmente apenas os servidores do Executivo podem usufruir desse serviço.

O oferecimento do empréstimo consignado para o Legislativo ocorrerá em duas fases. Na primeira, estará disponível para os servidores da Câmara, o que ocorrerá a partir de 18 de janeiro. Em seguida, em data ainda a ser definida, entrará em operação também para os servidores do Senado.

Na nova Sala do Participante, o serviço também será estendido aos servidores do Banco Central participantes da Funpresp.

Durante a transição da Sala do Participante, que ocorrerá no período de 12 a 18 de janeiro de 2024, os serviços da Sala ficarão todos indisponíveis?

Não. Durante a transição da Sala do Participante, que ocorrerá no período de 12 a 18 de janeiro de 2024, a versão web da Sala acessível por meio do Portal da Funpresp permanecerá ativa. Apenas os seguintes serviços serão desabilitados no período: 1. Solicitação, geração de boletos e acesso a extratos de empréstimos consignados; e 2. Solicitação de atualização cadastral.

Um detalhe importante: no caso da solicitação de novos empréstimos, devido a motivos técnicos relacionados ao funcionamento do fluxo interno da Funpresp-Exe, a indisponibilidade do serviço começará no dia 10 de janeiro, ou seja, dois dias antes do início da transição. Os empréstimos solicitados até 9 de janeiro e em curso para crédito bancário, seguirão seu fluxo normal.

Sobre a atualização cadastral, durante o período de transição, quando o serviço estará indisponível por meio da Sala, a Central de Atendimento da Fundação permanecerá à disposição para receber as informações necessárias, assegurando que as alterações sejam efetuadas no sistema assim que a nova Sala do Participante for lançada. Canais da Central: 0800 282 6794 (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30), 61 8501-7749 (exclusivo para WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30) e e-mail faleconosco@funpresp.com.br.

Para solicitar empréstimos, o participante deverá aguardar o lançamento da nova Sala em 18 de janeiro. Lembrando que, apesar de a transição começar em 12 de janeiro, a solicitação de novos empréstimos, por motivos técnicos, já ficará indisponível a partir de 10 de janeiro.

Já o aplicativo da Funpresp, outra forma de acessar serviços da Sala, ficará indisponível durante o período de transição.