funpresp

Funpresp se solidariza com o Rio Grande do Sul 

Conheça patrocinadores da Fundação e outras instituições que estão recebendo doação e saiba como ajudar 

 

A Funpresp se solidariza com a população do Rio Grande do Sul, que está sofrendo com as consequências das fortes chuvas que causaram alagamentos e desabamentos em todo o Estado nos últimos dias.  

Nesse sentido, estamos em campanha com nossos colaboradores, nossos participantes e os servidores públicos federais com o intuito de promover ações de ajuda e colaboração aos nossos irmãos gaúchos e à reconstrução do estado. O objetivo é mobilizar as pessoas para que todos atuem em prol dessa causa.  

Reunimos, abaixo, pontos de coleta de doação que estão sendo criados por patrocinadores da Funpresp bem como por outros órgãos e instituições para auxiliar o estado nesse momento.  

Essa página será atualizada com frequência. Confira e saiba como fazer a sua doação. 

Patrocinadores da Funpresp que estão recebendo doações

Senado Federal  

O Senado Federal lançou, no dia 6 de maio, iniciativa para receber doação de cobertores para os habitantes do Rio Grande do Sul. A ação, segundo informações da Agência Senado, é realizada em parceria com a Liga do Bem, grupo de voluntariado formado por colaboradores do Senado Federal e pessoas da comunidade. 

Saiba mais e participe: Senado lança campanha para arrecadar 5 mil cobertores para o RS — Senado Notícias 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul 

Alguns campi do IFRS estão disponíveis para o recebimento de doações. Clique aqui e confira quais são e os horários de funcionamento.

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também recebe doações de água mineral (garrafas ou packs) e produtos de higiene pessoal (por exemplo, pasta dental, escova de dente, pente, sabonete, absorvente, fraldas geriátricas e infantis, xampu). Clique aqui e saiba mais.

Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica 

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se uniu em solidariedade às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação é apoiada pelos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Clique aqui e saiba mais.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) 

A PRF está recebendo donativos em postos em todo o país. Clique aqui para ver o que doar e os pontos de coleta

Ministérios dos Direitos Humanos, do Desenvolvimento Social e do Esporte

As pastas estão recebendo doações de fraldas geriátricas e infantis, kits de limpeza e higiene pessoal, medicamentos, absorventes, lenços umedecidos, mamadeiras, colchões e roupas de cama. As doações podem ser feitas em Brasília:

  • No térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios;
  • Na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, edifício Multi Brasil, 3º andar.

Ministério das Comunicações (em parceria com os Correios)  

Ação integrada do Ministério das Comunicações e os Correios prevê o recebimento doações para as vítimas das chuvas que estão atingindo o Rio Grande do Sul. São mais de 2 mil unidades de atendimento, incluindo as de São Paulo, Paraná e algumas do Rio Grande do Sul, que estão recebendo donativos, segundo informações da estatal, que está recebendo alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. Clique aqui e saiba mais.

Ministério das Mulheres  

O ministério é um ponto de coleta de itens de higiene pessoal femininos e infantis, além de roupas, brinquedos e utensílios como mamadeiras. As doações são recepcionadas no Ministério das Mulheres, na  Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 6º andar, Brasília – DF. A preferência é por fraldas infantis e geriátricas, lenços umedecidos, roupas, absorventes higiênicos e roupas íntimas. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está arrecadando doações para amparar as vítimas das áreas atingidas no RS por fortes chuvas, que causaram enchentes, desabamentos e mortes. Estão recebendo água mineral, alimentos não perecíveis, botas e roupas impermeáveis para as equipes de salvamento, roupas e calçados, dentre outros itens. Clique aqui e saiba mais. 

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizou pontos de coleta de donativos para serem enviados aos atingidos pelas inundações no estado do Rio Grande do Sul. Clique aqui e saiba mais. 

Defensoria Pública da União 

As unidades da DPU em Bagé, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Uruguaiana e Porto Alegre estão recebendo doações para população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Clique aqui e veja onde e quais itens doar. 

Ministério de Portos e Aeroportos

Durante o mês de maio, o Ministério de Portos e Aeroportos vai receber doações de itens essenciais, como água potável e alimentos não perecíveis. Os itens arrrecadados serão enviados para a Base da Força Aérea Brasileira em Brasília para envio ao Rio Grande do Sul. Ponto de coleta das doações: Sala 108 da Secretaria Nacional de Portos do Ministério, Esplanada dos Ministérios, anexo do Bloco R, Ala Leste, 1º andar, Brasília-DF.

Outras instituições que estão recebendo doações

 Há também instituições e campanhas que estão recebendo doação. Conheça algumas: 

Universidade de São Paulo (USP) 

A Universidade de São Paulo (USP) lançou a campanha “Vamos Ajudar as Vítimas das Enchentes no RS”, por meio da qual está arrecadando água potável e material de limpeza, como água sanitária, sabão em pó, panos de chão e desinfetante, para a população do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa é fruto de parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). Clique aqui e saiba mais.  

Força Área Brasileira  

A Força Área Brasileira (FAB) está com pontos de coleta para as pessoas que tiverem interesse em fazer uma doação. Podem ser doados cobertores, colchonetes, roupas, água potável e gêneros alimentícios não perecíveis. As doações podem ser feitas na Base Aérea do Galeão (no Rio de Janeiro), na Base Aérea de São Paulo e na Base Aérea de Brasília. Confira abaixo os endereços para doação:  

  • Base Aérea de Brasília 
    Endereço: Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília 
    Horário: 8h às 18h 
  • Base Aérea de São Paulo 
    Endereço: Portão G1 – Av. Monteiro Lobato, 6365 – Guarulhos – SP ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto) 
    Horário: 8h às 18h 
  • Base Aérea do Galeão 
    Endereço: Estrada do Galeão S/N 
    Horário: 8h às 18h  

Para mais informações, clique aqui.

Ação da Cidadania  

A Ação da Cidadania tem uma campanha recorrente intitulada “Emergências” que busca levar suporte a locais do país que estejam em estado de necessidade. A campanha está mobilizada para a arrecadação em prol da população do Rio Grande do Sul em função das fortes chuvas. Clique aqui e saiba mais.

Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ADUFRGS )

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ADUFRGS ) lançou uma conta solidária para arrecadar doações financeiras em prol das vítimas das enchentes no estado gaúcho. Clique aqui para saber mais.

Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) 

O grupo atua em todo o Brasil e, neste momento de desastre no Rio Grande do Sul, os esforços estão concentrados no resgate dos animais nos mais de 300 municípios gaúchos atingidos. Saiba como ajudar e doar clicando aqui.

Fundação Banco do Brasil  

O Banco do Brasil está liderando arrecadação de recursos para ajudar os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul e disponibilizou uma conta para o recebimento de doações. Os valores doados de forma voluntária serão revertidos em alimentos, kits de higiene e limpeza, entre outros, conforme necessidades da população impactada. Clique aqui e saiba mais.

Governo do Estado do Rio Grande do Sul 

O governo do Rio Grande do Sul reativou canal de doações via Pix para auxílio às vítimas das enchentes, diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado. Clique aqui e saiba mais.  

Central Única das Favelas (CUFA) 

A Central Única das Favelas (CUFA), está liderando uma mobilização solidária para auxiliar as vítimas da enchente, concentrando esforços na arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, remédios água, roupas, calçados e cobertores. Clique aqui para ver o site oficial da Cufa e aqui para acessar o Instagram da Central.

Comunitas 

Com o objetivo de apoiar a reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul e com prioridade inicial da retomada das aulas, a ONG Comunitas criou um fundo para direcionar recursos a ações estruturantes no Estado. Clique aqui e saiba mais.

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está arrecadando mantimentos para auxiliar as vítimas das fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Estão coletando itens de higiene pessoal, fraldas, cobertores e roupa de cama, dentre outros itens. Clique aqui e saiba mais.