funpresp

Brasília, 09/11/2016 – A Funpresp-Exe realiza nesta quinta-feira (10/11) o seminário Perfis de Investimentos. O evento vai reunir importantes nomes do setor de fundos de pensão no Hotel St. Paul Plaza, em Brasília, para discutir as melhores práticas na implementação de perfis de investimentos. Entre os destaques, está a apresentação do maior fundo de previdência complementar com contribuição definida do mundo, o norte-americano Thrift Savings Plan (TSP). Para falar sobre a “Experiência Internacional – Case TSP/USA”, foi convidada a diretora de Planejamento da entidade, Renée Wilder Guerin. Ela vai contar como funciona a oferta de perfis de investimentos no TSP, fundo dos funcionários públicos dos Estados Unidos, que conta com patrimônio de US$ 443 bilhões em ativos e 2,6 milhões de participantes.

Além da apresentação do TSP, o encontro, fechado para convidados, será dividido em quatro painéis. O primeiro vai tratar sobre os “Aspectos Legais e Regulatórios dos Perfis de Investimentos” e contará com a presença do diretor de Análise Técnica da Previc, Carlos Marne e José Alexandre Cavalcanti Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O segundo painel do dia será “Cases das Fundações”, com a presença do gestor de carteiras da Itaú Previdência, Daniel Lima; além de Fábio Alvarez, da Odebrecht Previdência; Lucas Nóbrega, PreviBayer; Rogério Talulli, PrevEricsson e Marcel Barros, da PreviBB.

Na terceira parte do seminário, os consultores de grandes representantes do setor estão presentes, com a participação de Raphael Santoro, chefe de consultoria de investimentos da Mercer e Arthur Lencastre, líder de investimentos da Willis Towers Watson. Esse painel, que traz o tema “Experiência dos Consultores na Implementação dos Perfis”, ainda tem como debatedores Guilherme Benites, pela Aditus e Fábio Punsuvo, da F&A Consult.

Em seguida, ocorrerá o painel “Estrutura de Investimentos”, com apresentação do superintendente executivo comercial do Santander AM, Aquiles Mosca; do superintendente de planejamento, riscos e investimento do BrasilPrev, Marcelo Wagner; tendo como debatedor Luiz Henrique Carvalho, da Anbima. As informações adquiridas no evento servirão de subsídio para que a Funpresp-Exe estude a possibilidade de ofertar perfis de investimentos aos mais de 34 mil participantes dos planos ExecPrev e LegisPrev.

Estudo – No seminário, será lançada uma publicação elaborada pela Funpresp-Exe, com o panorama dos perfis de investimentos no mercado brasileiro de previdência complementar fechada. Participaram do estudo 20 fundações, que contribuíram com informações sobre os modelos adotados (estilo ou ciclo de vida), a aceitação dos participantes, a segurança jurídica e o sistema utilizado para gerenciar os perfis.