funpresp

Brasília, 10/11/2016 – Uma grande troca de ideias e conhecimentos. Foi assim o “Seminário Perfis de Investimentos”, promovido pela Funpresp nesta quinta-feira (10/11), no hotel St. Paul Plaza, em Brasília, com a participação de consultorias, órgãos reguladores, instituições financeiras e diversos fundos de pensão nacionais e internacionais. O evento é parte do trabalho de pesquisa da Entidade para avaliar a oferta de perfis de investimentos aos participantes.

Ao longo do dia, diversos atores do mercado de previdência complementar trocaram opiniões e experiências sobre a implementação desse recurso. O debate começou com a análise do atual quadro legal e regulatório do setor, com falas do diretor de Análise Técnica na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Marne; do superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco; e dos advogados Maurício Tôrres e Flávio Martins.

Grande destaque do evento, a diretora do fundo norte-americano Thrift Savings Plan (TSP), Renée Wilder Guerin, falou sobre a experiência com o modelo ciclo de vida, ofertado aos participantes do plano que atende os funcionários públicos federais dos Estados Unidos. Representantes de diversas entidades nacionais, como Itaú Previdência, BB Previ e PreviBayer, também falaram de suas experiências no processo de definição, implementação e manutenção de perfis de investimentos.

Especialistas do Santander AM, da BrasilPrev e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) finalizaram o debate, tratando da estrutura de investimentos e dos aspectos que influenciam as escolhas dos participantes.

No encerramento do evento, o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, agradeceu os presentes e destacou a importância do encontro. “A Funpresp tem três anos de existência e agora começamos a estudar e aprender sobre o assunto, que é um grande desafio para a gente. Queremos conhecer as experiências dos demais, ver o que deu certo e o que não, então foi um dia muito rico”, comentou Pena.