funpresp

Brasília, 10/11/2016 – Está acontecendo nesta quinta-feira (10/11), o “Seminário Perfis de Investimentos”, promovido pela Funpresp, no Hotel St. Paul Plaza, em Brasília. O encontro reúne representantes de diversos fundos de pensão nacionais e internacionais, instituições financeiras, órgãos reguladores e consultorias. O objetivo é discutir as melhores práticas e os principais desafios que envolvem a implementação de perfis de investimentos. Na ocasião, também está sendo lançada publicação elaborada pela Entidade com o panorama dos perfis de investimentos no mercado brasileiro.

O diretor-presidente da Funpresp-Exe, Ricardo Pena, abriu o evento destacando que esta é uma grande oportunidade para a Fundação aprender com as experiências de diversos atores do setor. Entre outros nomes, os debates desta manhã envolveram o diretor de Análise Técnica na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Marne; o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco; e o maior destaque do seminário, a diretora do fundo norte-americano Thrift Savings Plan (TSP), Renée Wilder Guerin.

Renée apresentou o painel “Experiência Internacional – Case TSP/USA”, que trouxe a expertise do fundo de previdência complementar considerado o terceiro maior do mundo, com mais de 4 milhões de participantes. A diretora trouxe um pouco da história da entidade, criada em 1986, e falou sobre a experiência com a inscrição automática, instituída no plano em 2010. Renée destacou ainda a estrutura de investimentos da instituição e o modelo de ciclo de vida oferecido aos participantes. Também participou do debate o diretor de Investimentos da Mongeral Aegon, Cláudio Pires.

O evento segue à tarde com dois painéis. O primeiro, “Experiência dos Consultores na Implementação dos Perfis”, terá a participação de representantes de grandes consultorias, como Willis Towers Watson e Mercer. Já o debate “Estrutura de Investimentos” trará representantes do Santander AM, da BrasilPrev, e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).