funpresp

O prazo para migrar para o RPC termina nesta quarta, 30 de novembro, às 23h59 

Até esta quarta-feira, 30/11, o servidor federal que ingressou antes de 2013 pode pedir a migração de regime previdenciário, do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Essa decisão não pode ser revertida e, por isso, é preciso que o servidor faça as contas e leve em consideração todas as variáveis que envolvem a questão. 

Entenda o que é migrar de regime e como ficam sua remuneração e aposentadoria em caso de migração 

Uma vez que o servidor optar pela migração, é preciso fazer o procedimento pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) ou pelo SouGov. Mas, é possível que o sistema tenha oscilações devido ao volume de acesso nas últimas horas da migração. Como fazer nesse caso?  

Pelo Portal Sipec 

Acessando o Portal do Servidor, role a página até o final, na parte “Canais de Atendimento”, e clique em “Central Sipec”.  

Em seguida, clique no botão “Formulário Eletrônico”. Se você não tiver acesso ao sistema, clique em “Não em acesso ao CITSmart?” e faça seu cadastro. Em seguida, selecione Central Sipec > Servidor > Previdência Complementar. Nesse canal, você deve relatar o erro ocorrido no Sigepe ou no SouGov no momento da tentativa de acesso, inclusive com prints da tela. Além disso, deverá manifestar expressamente a opção pela migração de regime e informar nome completo, matrícula SIAPE, CPF, cargo e órgão de lotação. 

Minha categoria profissional não tem acesso ao Sigepe. Como faço? 

Alguns servidores, como os do Poder Legislativo Federal, Banco Central e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não têm acesso ao Sigepe. O ideal é que esses servidores procurem os órgãos de gestão de pessoas para orientações sobre como proceder para pedir a migração de regime.  

Na Câmara, os interessados podem solicitar informações via e-Doc. O Tribunal de Contas da União e a Abin têm sistemas internos próprios, onde os servidores podem pedir a migração. O TCU e o Senado têm simuladores e calculadoras próprios. Para auxiliar os servidores do Legislativo, o sindicato da categoria fará plantão até às 17h30 pelo telefone e WhatsApp (61) 99627-6396.