funpresp

Atualização do programa prevê orientação e acompanhamento individual da evolução das reservas  

A Funpresp está reestruturando seu programa de educação financeira e previdenciária. O projeto faz parte das ações que marcam o aniversário de 10 anos da Fundação. O objetivo é fazer com que os participantes e servidores incorporem a cultura do planejamento financeiro e do monitoramento de suas reservas previdenciárias. 

“A ideia é que cada um saiba a importância de administrar melhor seus recursos e como isso pode garantir um futuro mais tranquilo”, explica o gerente de Atuária e Benefícios da Fundação e especialista em previdência complementar, João Luiz Medeiros.  Por isso, várias áreas estão envolvidas no plano de ações do Programa de Educação Financeira e Previdenciária, sob a coordenação da Gerência de Atuária e Benefícios.  

Entre as ações previstas no programa, está a elaboração de diagnósticos individuais aos participantes, que permitirá o acompanhamento periódico e a evolução das reservas, considerando o tempo de acumulação de recursos do participante, salário de participação, idade, necessidades de curto, médio ou longo prazos, possibilitando, assim, o direcionamento dos recursos financeiros e previdenciários com base na sua realidade e expectativas. 

João Luiz lembra que ainda é preciso ampliar e disseminar a cultura financeira e previdenciária. “As pessoas precisam aprender a se planejar financeiramente, organizar seu fluxo de caixa, com o objetivo de dar mais atenção a sua formação de reserva, de forma que possam usufruir melhor o momento de sua aposentadoria”, destaca o gerente. 

Principais temas 

Entre os assuntos que serão abordados no programa de educação financeira e previdenciária da Fundação estão, além de todos os benefícios da Funpresp, temas como regime de tributação e planejamento fiscal, coberturas adicionais de riscos, preparação para aposentadoria e pós-emprego, longevidade, entre outros. 

O pontapé inicial do programa foi dado em uma live com o diretor de Seguridade, o professor Cícero Dias, e com o gerente de Atuária e Benefícios, João Luiz Medeiros. Nossos especialistas explicaram como a organização financeira pode impactar positivamente o presente e futuro dos servidores. A ação fez parte da programação da 10ª Semana de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece desde 2014.  

Abaixo, é possível assistir a íntegra da Live:  


Acesse dicas de educação financeira e previdenciária no material apresentado na live, clicando aqui.