funpresp

Cerimônia, com início às 8h30, será transmitida ao vivo pelo perfil oficial da Funpresp no Instagram   

Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a partir das 8h30, a Funpresp vai realizar a cerimônia de posse dos membros titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e também dos Comitês de Assessoramento Técnico ExecPrev e LegisPrev da Fundação.   

Serão empossados seis membros para compor o Conselho Deliberativo, dos quais dois foram indicados pelos patrocinadores da Funpresp e quatro foram eleitos pelos participantes e assistidos da Fundação. As eleições para os cargos foram realizadas em setembro de 2023, com 20 dias de votação e 11.171 votos no total. 

Para o Conselho Fiscal, quatro novos membros tomarão posse. Dois também foram eleitos pelos participantes e assistidos na mesma ocasião das eleições para o Conselho Deliberativo e os outros dois foram designados pelos patrocinadores. Também tomarão posse novos servidores públicos que irão compor os Comitês de Assessoramento Técnico ExecPrev e LegisPrev. 

O mandato de cada conselheiro é de quatro anos e ambos os colegiados têm renovação a cada dois anos. Assim, os novos membros vão se somar aos demais conselheiros que tomaram posse em 2021 e ainda cumprem mandato. Todos os empossados devem, obrigatoriamente, ser servidores federais, participantes da Funpresp com, no mínimo, trinta e seis contribuições, e não ter exercido atividade político-partidária há, pelo menos, dois anos.  

Você pode acompanhar a cerimônia de posse ao vivo nesta sexta-feira (26/01), a partir das 8h30, clicando aqui para acessar o perfil oficial da Funpresp no Instagram.   

Atribuições 

O Conselho Deliberativo (CD) é o órgão máximo da estrutura da Funpresp, sendo responsável por definir a política geral de administração e dos planos ExecPrev e LegisPrev. Os membros do CD estabelecem normas gerais de organização, funcionamento, administração e operação da Entidade. Sua composição é paritária, sendo três representantes eleitos pelos participantes e três indicados pela União, além de seus suplentes. 

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e controle interno da Funpresp. Sua composição é igualmente paritária, contando com dois de seus membros eleitos pelos seus pares e dois membros indicados pelos patrocinadores, além dos respectivos suplentes.  

Os comitês de Assessoramento Técnico são órgãos de caráter consultivo e vinculados ao Conselho Deliberativo, com competência para apresentar propostas, sugestões e recomendações quanto à gestão dos planos de benefícios.