funpresp

Geralmente os servidores  públicos se preocupam com previdência quando estão próximos da aposentadoria. Acontece que, com as constantes mudanças nas regras dos regimes previdenciários, essa questão impõe cada vez mais a necessidade de um planejamento previdenciário. 

“Houve uma mudança de paradigma na previdência social do servidor público. Antigamente, a gente se aposentava com a média de salário e hoje a aposentadoria se limita ao teto do INSS. Imagina você não ter ou não fazer um planejamento e, à medida que o tempo passa, se torna mais difícil obter essa complementação de renda, em um momento em que você, eventualmente, você pode estar mais fragilizado e com uma diminuição da sua capacidade laborativa”, explicou Cicero Dias, diretor de Seguridade da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), que também é professor universitário e participante da Fundação. 

De acordo com Dias, esse planejamento vai muito além do tempo de contribuição e passa por muita organização, preparo e projeção de benefícios que garantam o melhor retorno a longo prazo. Dias destaca o caráter educacional da Fundação como um dos seus principais pilares. “A Fundação foi criada para zelar pelos interesses, pelos direitos e pelo futuro dos servidores, para isso é preciso que se crie uma cultura educacional em torno da importância de uma preparação financeira pensada no futuro”, apontou. 

Este foi um dos temas abordados pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais (Forgepe), evento realizado no dia 26 de maio em Brasília, que contou com a presença do diretor.  

Dentre as vantagens da Funpresp para as diferentes carreiras no serviço público apontadas por Dias, estão: 

  • Taxa de carregamento decrescente; 
  • Contrapartida do órgão de vinculação nas contribuições previdenciárias; 
  • Benefício fiscal de até 20,5%; 
  • Forte estrutura de governança; 
  • Capilaridade de rede de atendimento; 
  • Empréstimo consignado com taxas menores do que as praticadas pelo mercado; 
  • Aportes e contribuições esporádicas sem custo. 

Na  palestra também foi reforçada a importância do trabalho estratégico junto aos Departamentos de Gestão de Pessoas. “A gente precisa ajudar o servidor a fazer esse planejamento e a Funpresp está aqui para auxiliar os departamentos de recursos humanos nesse processo. Nós reconhecemos que os Recursos Humanos são os principais apoiadores e defensores dos servidores durante toda a sua jornada no serviço público, por isso queremos estar lado a lado dos gestores de pessoas na conscientização da importância de um planejamento previdenciário”, disse. 

Com esse propósito foram criados programas e canais de atendimento exclusivo para os Departamentos de Gestão de Pessoas. Confira abaixo alguns deles: 

  • Treinamento para a equipe de pessoas sobre as principais dúvidas e demandas relativas à previdência complementar; 
  • Desenvolvimento de palestras exclusivas e focadas para realidade de cada uma das carreiras do serviço público; 
  • Canal de atendimento exclusivo para gestores de pessoas; 
  • Atendimento presencial em todo o país por meio de assessores previdenciários credenciados e treinados pela Fundação. 

Para saber mais sobre as vantagens da adesão à Funpresp e da parceria da Fundação com os Departamentos de Gestão de Pessoas, entre em contato pelo WhatsApp (61) 98609-5702 ou pelo e-mail institucional@funpresp.com.br.