funpresp

Apesar do cenário econômico bastante adverso registrado em 2021, os investimentos realizados pela Funpresp tiveram desempenho melhor do que outros tipos de aplicações financeiras no mesmo período. Enquanto a Entidade teve resultado positivo de 4,46% no ano, planos de previdência complementar tipo PGBL tiveram alta de, apenas, 0,28%. A caderneta de poupança subiu 2,99% e os títulos públicos 0,96%, enquanto o Ibovespa teve queda de 11,93%.

O resultado positivo em 2021, no entanto, ficou abaixo do índice de referência da Fundação, que é um objetivo definido para a rentabilidade dos investimentos da Funpresp, com a finalidade de manter o poder de compra das reservas dos participantes. O indicador é formado pela inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acrescido de 4 pontos porcentuais – que, em 2021, ficou em 14,46%. O IPCA do ano fechou em 10,06%.

“É importante dizer que perdas conjunturais fazem parte da dinâmica de mercado, mas não alteram a perspectiva de longo prazo para os investimentos da Funpresp”, afirmou o diretor de Investimentos da Fundação, Gilberto Stanzione. “A carteira da Fundação é composta, em sua maioria, por títulos públicos que possuem taxa de retorno superior ao índice de referência. A flutuação no curto prazo não impacta no retorno esperado”, destacou.

Ou seja, por ser um investimento de longuíssimo prazo, é preciso avaliar o desempenho da Funpresp sob essa perspectiva. Nenhuma aplicação está livre de sofrer altos e baixos, característicos do funcionamento de qualquer economia. “Mas os participantes podem ter certeza de que a Funpresp está vigilante e atuante para manter a rentabilidade dos investimentos e das reservas que administramos”, garante o diretor.

Ouça o podcast Panorama nº 8, em que Gilberto Stanzione fala sobre o desempenho dos investimentos da Funpresp ao longo de 2021

Levando em consideração o desempenho acumulado desde a criação da Funpresp, em fevereiro de 2013, até o final de 2021, os investimentos apresentaram uma rentabilidade de 143,2%, superior ao índice de referência, que é de 137,6% para o mesmo período. No gráfico abaixo, vemos a evolução da rentabilidade acumulada da Funpresp desde sua criação e também a de outros investimentos, ano a ano. É possível constatar que a Fundação sempre esteve à frente dos demais e, principalmente, do índice de referência.

Aperte o botão “play”, no canto esquerdo inferior do gráfico, para ver a evolução do desempenho acumulado da Funpresp em comparação com outros investimentos.