funpresp

Veja também onde encontrar o que você quer saber sobre investimentos no Portal Funpresp 

Visando reforçar a transparência, valor fundamental da Fundação, e considerando sugestões recebidas dos nossos participantes, a Funpresp tem buscado permanentemente ampliar os formatos de comunicação sobre investimentos e rentabilidade do patrimônio.  

Desde abril, o Portal Funpresp está disponibilizando mensalmente informações detalhadas da carteira própria e terceirizada de investimentos da Fundação também no formato XLSX (Excel). Anteriormente, essas informações eram disponibilizadas apenas no formato PDF. Além disso, estão sendo publicadas lâminas com as principais informações sobre os fundos de investimentos nos quais a Fundação investe (confira os links no fim da página, em “Detalhamentos dos investimentos”). 

Ajude-nos a melhorar: responda a avaliação sobre este conteúdo ao fim da página.

Em março, o time de Investimentos da Fundação realizou a primeira Live exclusiva para falar sobre a rentabilidade do trimestre e esclarecer dúvidas dos participantes. As Lives de Investimentos serão realizadas trimestralmente. Clicando aqui, você pode assistir a primeira, transmitida em 17 de abril. A próxima trimestral está prevista para julho. 

Em junho, também está prevista uma Live com a presença de membros do Conselho Deliberativo e Fiscal, além do Diretor de Investimentos, que tratará, entre outras coisas, sobre os investimentos da Funpresp. 

O Panorama Funpresp, podcast mensal sobre rentabilidade, cenários, planejamento, eventos políticos e econômicos no Brasil e no mundo, foi reformulado, buscando uma linguagem mais próxima do participante. Todo mês, você pode acompanhar um bate-papo com o pessoal da área de Investimentos da Fundação. A propósito, você já ouviu o Panorama Funpresp de abril

“A Fundação busca usar linguagem simples na comunicação de todos os seus conteúdos, mas principalmente quando falamos de investimentos. Temos 105 mil participantes da Funpresp-Exe e precisamos nos comunicar com todos, oferecendo informações das mais resumidas e objetivas às mais complexas e detalhadas. Estamos planejando muitas outras ações para 2023, ano em que a Funpresp completa 10 anos, para ficarmos cada vez mais próximos dos participantes”, explica o Diretor de Investimentos, Gilberto Stanzione.  

E para ajudá-lo a encontrar as principais informações sobre rentabilidade, desempenho dos investimentos, onde investimos e onde podemos investir no portal Funpresp, confira o guia abaixo: 

Rentabilidade acumulada: logo no início da página principal de Investimentos no site, é possível encontrar a rentabilidade acumulada da Fundação desde o início das atividades, em fevereiro de 2013, até o dado mais recente disponível. 

Rentabilidade por planos e perfis: também é possível conferir as rentabilidades dos quatro perfis de investimentos de cada plano de benefícios, além de outras informações individualizadas sobre os investimentos do ExecPrev e LegisPrev. Há dois caminhos para chegar a esses dados: pela página principal de Investimentos, parte inferior, na seção “Como estão os nossos investimentos”, e pelo menu Investimentos, no topo do site, em “Resultados dos planos”. Nessas páginas, você encontra tabelas com a rentabilidade mensal de cada perfil e a comparação com outros ativos. Basta clicar no botão “Meses anteriores” na seção “Resultados que traduzem nosso compromisso com o seu futuro”. 

Onde a Funpresp pode investir: a Fundação segue regras e normas definidas nas Políticas de Investimentos, que estão no menu Investimentos, no topo do site, em “Como investimos”. No quadro azul à direita, role para baixo até o título “Políticas de Investimentos” e clique em ExecPrev, LegisPrev ou Plano de Gestão Administrativa (PGA). 

Onde a Funpresp investe: nas páginas individualizadas sobre os investimentos dos planos ExecPrev e LegisPrev, abaixo da seção sobre a rentabilidade mensal, é possível encontrar as alocações de cada carteira (Preservação e Performance) em cada plano. Os gráficos são interativos: basta passar o mouse sobre os nomes dos ativos para ele se destacar. As informações são sempre as mais recentes possíveis. 

Quais são os fundos contratados pela Funpresp: a Fundação faz licitações para definir gestores de fundos de investimento que administram cerca de 1/3 da carteira da Entidade. Para acessar a lista de fundos, busque a seção “Confira a distribuição de ativos por perfis” e clique no quadro azul à direita tanto na página do plano ExecPrev quanto do LegisPrev.  

Detalhamento dos investimentos: a Funpresp disponibiliza documentos detalhados sobre os investimentos feitos por planos, pela gestão própria e por fundos terceirizados (contratados por licitação), chamados Demonstrativos de Investimentos. Na página principal de Investimentos no site, basta rolar a tela até o final da tela, na seção “Acesso rápido” e clicar em “Demonstrativos de Investimentos” à direita. Os demonstrativos da carteira consolidada (gestão própria e terceirizada) de 2023 estão disponíveis em PDF, em arquivo .xlxs e também são disponibilizadas lâminas com as principais informações sobre os nossos fundos de investimentos.  

Tem alguma informação sobre os investimentos da Funpresp que você gostaria de ter, mas não sabe onde encontrar no site? Fale com a gente pelo 0800 282 6794 ou faleconosco@funpresp.com.br