funpresp

Um raio X dos desafios superados e das conquistas alcançadas em 2022  

A Funpresp lançou hoje, 28/4, seu Relatório Anual de Informações de 2022, o RAI. A publicação é prevista pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e, este ano, foi batizada de “Raio X Funpresp 2022 – Superando desafios”. E, neste ano, em que comemora uma década de existência, é exatamente isto o que esta edição do relatório faz: um verdadeiro raio X, com riqueza de detalhes, de tudo o que aconteceu na Fundação durante o ano passado, quando a Entidade colheu excelentes resultados em meio a cenários desafiadores.   

Dividida em três grandes partes, a publicação deste ano destaca as grandes conquistas vividas pela Fundação em 2022: a chegada de 17 mil novas adesões, que renderam à Funpresp a superação do marco dos 100 mil participantes ativos e R$ 6,49 bilhões em patrimônio administrado; o fortalecimento da governança e da administração interna; e o sucesso da 4ª janela de migração, que fez com que 8,3 mil servidores migrassem e optassem pela Fundação como a administradora de suas reservas para o futuro.  

O relatório também aborda a maior taxa de permanência já observada na história da Fundação: a cada 100 participantes, 96 optaram por continuar na Funpresp. Além disso, registramos mais de R$ 36 milhões em contribuições facultativas (+ de 10,5% em relação ao ano anterior) e um crescimento em relação a 2021 de mais de 103% em portabilidades de outros planos de previdência complementar para a Funpresp.   

Gráficos, tabelas e muita informação  

Quem somos, o que conquistamos, como nos organizamos e nos relacionamos. É importante que cada participante conheça essas informações sobre a Funpresp, que estão explicadas e demonstradas no RAI 2022 por meio de gráficos e tabelas. Conhecer o dia a dia da Fundação, nossas políticas de investimentos, nossos valores e nossa governança é um primeiro passo rumo a uma participação ativa na gestão de sua própria aposentadoria.   

É importante, também, lembrar que 2022 não foi um ano fácil, mas marcado por instabilidade econômica, tanto no cenário nacional quanto internacional. Ainda assim, os leitores podem conferir no RAI que a rentabilidade consolidada acumulada desde o início da Fundação alcançou os 161,31% e continuou a mostrar aderência ao índice de referência (161,54%) e ao objetivo de longo prazo dos investimentos da Fundação. Além disso, fizemos investimentos que garantirão rentabilidade muito superior à meta de IPCA + 4% a longo prazo.  

Formato  

Além de estar repleto de boas notícias, o RAI deste ano está com “cara” de revista, para facilitar a leitura. Continua trazendo, de forma cada vez mais dinâmica, elementos multimídia, como vídeos e gráficos animados, mas também é bem dividido, com três partes principais, deixando mais leve a compreensão pelos participantes. E, uma grande novidade: pela primeira vez, veio garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência.   

E, afinal, qual é o diagnóstico que esse grande raio X de 2022 nos traz? Que crescemos, nos consolidamos no mercado, geramos ainda mais confiança de nossos participantes. Porque a Funpresp é gerida por servidores trabalhando para servidores! E porque os participantes sempre estiveram no centro das prioridades da Fundação.   

Para conferir os detalhes de nossa trajetória no ano passado, acesse aqui a íntegra do Relatório Anual de Informações, o nosso RAI de 2022. E boa leitura!