funpresp

Veja entrevista com o diretor-presidente da Funpresp, Cristiano Heckert, sobre o que a Fundação está planejando para o participante em 2023: 

Sua Funpresp – Como o ano começa para o participante da Funpresp? 

Cristiano Heckert – Anunciamos recentemente a redução da taxa de administração do nosso empréstimo consignado, que já é um dos mais competitivos do mercado, de 2% para 1,6% para os participantes da Fundação. Combinado a esta redução, os servidores também podem se beneficiar do aumento da margem para 45% para o consignado, aprovado pelo Governo Federal no final de 2022. Sem dúvida, são duas boas notícias para começar o ano tirando os projetos do papel. 

Sua Funpresp – Há mais novidades previstas para 2023?  

Cristiano Heckert – Sim, iniciamos a revisão de nossos perfis de investimento, além de continuar diversificando a carteira, com foco em aumentar a rentabilidade com baixo risco.  Além disso, seguimos reforçando nossa governança: implementamos a segregação do antigo Comitê de Investimentos e Riscos (CIR) em dois, o Comitê de Investimentos e o Comitê de Riscos de Investimento. Lançaremos em breve nossa Política de Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança. Em 2022, mapeamos todos os 93 processos da Fundação e alcançamos 77 normativos em vigor. Neste ano, trabalharemos na revisão e otimização, sempre com o foco de trazer mais agilidade com gestão de riscos robusta. 

Cristiano Heckert: 2023 será um ano de comemorações e novidades para os participantes da Funpresp

Sua Funpresp – E o programa de cashback, ele continua? 

Cristiano Heckert – Claro! Mais participantes precisam conhecer esse programa que já é um sucesso: de 2% a 3% do valor gasto em uma das cerca de 430 lojas conveniadas vai direto para a reserva previdenciária do participante. Pretendemos, também, aumentar ainda mais a portabilidade de recursos para a Funpresp, que só no ano passado cresceu 103% em relação ao ano anterior. Vale lembrar que os recursos portados pelo participante não pagam nenhuma taxa e podem vir a ser sacados mesmo antes da aposentadoria. 

Sua Funpresp – E o que mais os participantes podem aguardar para comemorar estes 10 anos? 

Cristiano Heckert – Ainda estão no nosso planejamento o lançamento da nova Sala do Participante e do aplicativo Funpresp com mais funções, tão logo concluamos a migração do sistema de gestão previdenciária. E estamos estudando novos produtos aos participantes, que pretendemos anunciar ao longo do ano.