funpresp

Em nome da transparência, um dos três valores fundamentais da Funpresp-Exe, seguem novos esclarecimentos aos participantes sobre investimentos da Fundação em ativos do conglomerado da Light S.A. (veja o comunicado de 03/02/2023).

Em 11/04/2023, o conglomerado da Light S.A. divulgou fato relevante informando que ajuizou uma ação cautelar para instauração de procedimento de mediação com credores. Em 12/04/2023, o TJ-RJ deferiu a solicitação com efeitos imediatos e decretou o adiamento dos vencimentos de pagamentos da empresa por, ao menos, 30 dias. O novo evento ocorreu após a empresa divulgar, em 28/03/2023, as demonstrações financeiras de 2022, que registraram um significativo prejuízo e levaram a rebaixamentos dos seus ratings, além de uma queda relevante nos preços dos ativos por ela emitidos.

Em 10/04/2023, a Funpresp-Exe possuía 8,60% de seu patrimônio em fundos de crédito privado, dos quais 0,54% em debêntures da Light S.A. Este percentual totaliza R$ 3,3 milhões (0,05%) do patrimônio total da Fundação, que hoje é de R$ 7,1 bilhões. Trata-se da mesma posição do comunicado anterior sobre o conglomerado, não tendo ocorrido venda das debêntures.

A Política de Investimentos da Fundação prevê a diversificação de segmentos e ativos com o objetivo de reduzir os riscos inerentes aos investimentos. Atualmente, a carteira de crédito privado é composta por 155 ativos diferentes. É importante lembrar que cerca de 81,04% do total de ativos da Fundação são títulos públicos federais, que respondem pela grande maioria dos resultados. Em março, o resultado da carteira consolidada superou o índice de referência do plano (1,61% contra 1,04%), a despeito da situação da Light.

A gestão do segmento de crédito privado da Funpresp-Exe é realizada exclusivamente por meio de fundos contratados por processos licitatórios.

A Funpresp-Exe esclarece ainda que está adotando todas as providências cabíveis no contrato, mantendo contato próximo com o gestor do fundo, de modo a avaliar o ocorrido e acompanhar o desenvolvimento da situação. Esclarece também que manterá todos informados caso haja novos desdobramentos do caso.

No portal da Funpresp-Exe podem ser encontrados todos os ativos dos fundos de investimentos exclusivos contratados. Utilize a caixa de pesquisa “Carteira consolidada dos investimentos”.

*Texto atualizado em 12/04/2023 para contemplar o índice efetivo, e não projetado, para o IPCA, e em 14/04/2023 para incluir a decisão liminar do TJ-RJ.