funpresp

Um total de 805 servidores públicos federais optaram por aderir ao plano ExecPrev da Funpresp na última campanha realizada por meio do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). A 9ª campanha de adesão eletrônica terminou em 31 de janeiro de 2020 e foi promovida pelo Ministério da Economia.

ATENÇÃO! Agora, os 805 novos participantes têm até o dia 31 de março de 2020 para escolher o regime de tributação e definir como o imposto de renda vai incidir sobre a reserva previdenciária do participante: progressivo ou regressivo. Para isso, basta acessar a Sala do Participante. Mas é preciso ficar atento à data. Se o participante não fizer a opção no prazo legal, o regime escolhido será o progressivo. Clique aqui e entenda como funciona cada um. Esta opção não pode ser alterada e, por isso, o participante deve compreender sua implicação antes de decidir.

Já a alíquota de contribuição é automaticamente fixada em 8,5%. Se o participante quiser, pode realizar alteração para 7,5% ou 8% ligando para o número 0800 282 6794. Esses percentuais incidem sobre o salário de participação, que é a diferença entre o teto do INSS (R$ 6.101,06, em 2020) e a remuneração total do servidor (para quem recebe mais que o teto). Já o servidor que tem salário inferior ao máximo pago pelo INSS, o salário de participação é, no mínimo, R$ 1.463,30 para o plano ExecPrev. O máximo é a remuneração total do servidor.

Perfis de Investimentos – A data de adesão desses 805 servidores ao plano ExecPrev pela campanha realizada via Sigepe é 1º de fevereiro de 2020. Esses novos participantes, agora, têm até o último dia útil do mês subsequente à data de filiação para fazer a opção por um dos quatro perfis de investimentos – ou seja, até 31/03/2020 (último dia útil do mês seguinte ao da filiação).

Se quiser alterar o perfil, o servidor deve fazer uma Análise do Perfil do Investidor pela Sala do Participante. Pelo modelo Ciclo de Vida, adotado na Funpresp, o participante é alocado em uma das quatro faixas de investimentos de acordo com a idade. Em cada faixa, há variação no percentual investido nas carteiras Preservação e Performance. Para mais informações, clique aqui e acesse a página especial sobre perfis.