funpresp

Em reunião realizada no dia 24 de abril, o Conselho Deliberativo da Funpresp aprovou uma série de mudanças importantes, propostas pela Diretoria Executiva, na contratação do empréstimo junto à Entidade. Com as alterações, que entram em vigor em 1º de maio, a ideia é que o consignado traga mais facilidades e que mais participantes do plano ExecPrev fiquem aptos a contratá-lo. Confira abaixo as principais mudanças aprovadas:

  • Amortização: a tabela de amortização muda do Sistema de Amortização Constante (SAC) para a tabela PRICE, em que as parcelas são fixas. Ao longo do financiamento, o valor pago em juros cai e a amortização do saldo devedor é maior. Por ter constância e valor de parcela menor que a SAC, a tabela PRICE pode ser mais benéfica para o participante com margem consignável comprometida.

O participante que já tiver um empréstimo ativo e optar por trocar a tabela, ficará isento do pagamento da taxa de administração e do Fundo de Liquidez e de Quitação por Morte (FLQM), que são cobradas apenas uma vez, no ato da contratação. O IOF, no entanto, será cobrado, lembrando que um decreto do governo federal suspendeu a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos empréstimos até 03/07/2020.

  • Redução do valor mínimo: o piso para contratação do empréstimo vai passar dos atuais R$ 7 mil para R$ 4 mil. O valor máximo será o total da reserva de cada um, observada a margem consignável do participante.
  • Redução da carência de 12 para seis mensalidades: um dos pré-requisitos para contratar o empréstimo junto à Funpresp era o pagamento de 12 contribuições mensais consecutivas. Com as novas regras, o participante precisará ter feito apenas seis contribuições para fazer jus ao consignado. Assim, mais de 13 mil participantes se tornariam elegíveis para contratar o empréstimo nos próximos três meses.
  • Prazo maior para pagamento: há pouco tempo, a Funpresp já havia aumentado o prazo máximo para pagamento de empréstimos de 60 para 72 meses. Agora, com as novas regras, o prazo máximo sobe para 96 meses.

Por enquanto, o empréstimo consignado da Funpresp está disponível apenas para os participantes do ExecPrev com acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). A simulação e a contratação ocorrem por meio da Sala do Participante, após a autorização da Funpresp como consignatária no Sigepe.