funpresp

Uma nova seção, com todas as informações sobre os investimentos da Funpresp, acaba de ser disponibilizada no portal da Entidade. A área pode ser acessada pelo menu “Investimentos”, na opção “Conheça nossos investimentos”. Ao clicar, o participante poderá escolher o plano que deseja conferir: ExecPrev ou LegisPrev.

A adequação foi necessária já que cada plano de benefícios ganhou quatro Perfis de Investimentos e, por isso, é preciso apresentar dados particularizados para cada um. A seção “Funpresp em números”, que mostra dados gerais consolidados da Fundação, continuará sendo publicada, mas, desta vez, no menu “Fique por dentro”.

Confira um guia para entender as informações apresentadas na nova área do site:

  1. Entenda como funcionam os investimentos
    Ao clicar em ExecPrev ou LegisPrev, o participante vai acessar o menu abaixo. Cada ícone leva a uma página com informações sobre os planos.
ícones investimentos


  1. Como funciona?
    Nessa página, o participante acessa o fluxo de formação das Políticas de Investimentos que norteiam a aplicação dos recursos administrados pela Entidade. Num modelo “passo-a-passo”, o participante pode conhecer todos os níveis de elaboração e aprovação da Política. Já ao clicar no ícone “Políticas de Investimentos”, o participante é levado a um resumo das principais diretrizes e à alocação alvo para cada segmento de aplicação, além da íntegra do documento.
  2. Em que podemos investir?
    Aqui, o participante se informa sobre os segmentos de aplicação financeira que a Funpresp pode investir, com uma breve explicação sobre cada um (basta posicionar o cursor sobre o nome do segmento de aplicação) e exemplos de ativos financeiros que podem compor cada carteira conforme delimitado pelas Políticas de Investimentos de cada plano.
  3. O que temos em carteira?
    Nessa página, o participante encontra a composição das carteiras Preservação e Performance de cada plano. A área mostra, por meio de gráficos, o valor total alocado em cada carteira, os tipos de ativo e a porcentagem correspondente a cada tipo de investimento. Na carteira Preservação, é possível visualizar também os títulos públicos por tipo (LFT, LTN, NTN-B).

Na seção, o participante tem acesso ao quadro resumo de todos os fundos de investimentos habilitados para receber aporte da Funpresp, a indicação de qual carteira eles podem ser alocados e aos respectivos regulamentos.

  1. Nossos resultados
    Aqui, encontra-se o resultado da rentabilidade dos investimentos de cada um dos perfis no mês de referência em comparação com os principais indicadores de mercado: dólar, Bovespa, títulos públicos federais, PGBL e o índice de referência do plano de benefícios (atualmente, IPCA + 4% a.a.). O participante também vai encontrar uma tabela com a rentabilidade dos perfis e dos indicadores em meses anteriores.

A seção também traz acesso aos demonstrativos de investimentos de cada plano administrado. Na página, o participante tem acesso à posição de fechamento de mês, à carteira consolidada de todos os ativos investidos com o detalhamento das datas de aquisição, volumes e taxas, bem como à carteira aberta de cada fundo de investimentos exclusivo. A divulgação tem uma diferença de 90 dias da execução, em virtude de prazos para processamento dos dados de arrecadação, cadastro, controle de investimentos e contabilização, e obedece à Resolução CNPC nº 32/2019.