funpresp

Resultado mostra aumento crescente da confiança na Entidade

A 6ª campanha de adesão eletrônica realizada entre junho e agosto deste ano registrou o ingresso de 1.036 servidores no plano ExecPrev. A campanha, realizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), busca facilitar a adesão do servidor de forma simplificada, já que é feita por meio de apenas um clique pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

O resultado da última rodada ficou abaixo apenas do verificado na primeira campanha, quando 1.807 servidores aderiram, o que mostra o aumento crescente da confiança na Entidade. A maior parte dos novos participantes tem entre 25 e 44 anos (905 pessoas) e é da área de Educação (663). Ao todo, as seis edições da campanha somaram 5.278 novas adesões. A primeira rodada da adesão eletrônica ocorreu em 2016 e, desde então, são feitas duas por ano.

O público-alvo da campanha de adesão eletrônica foi o servidor que entrou em exercício no Executivo Federal após a criação da Entidade (em 4 de fevereiro de 2013) e antes do início da adesão automática ao Fundo (em 5 de novembro de 2015) – um universo de 23.893 pessoas.

A partir da adesão, o servidor tem até o último dia útil do mês subsequente ao da adesão (neste caso, até 28 de setembro de 2018) para optar pelo regime de tributação regressivo. Essa escolha pode ser realizada diretamente na Funpresp, através de e-mail com o formulário preenchido e assinado. Caso não faça a opção no prazo legal, o regime será o progressivo.

Vantagens – A adesão por um dos planos de previdência da Funpresp representa uma forma de complementar a aposentadoria do servidor público federal, que passa a ser limitada pelo teto dos benefícios do RGPS. Para cada R$ 1 alocado no fundo pelo servidor, a União deposita mais R$ 1 – limitado à alíquota de 8,5% sobre o salário de participação.

Além da paridade, há outras vantagens na adesão à Funpresp-Exe, como a dedução mensal de contribuições do servidor no imposto de renda, a isenção de contribuição previdenciária na aposentadoria, o acesso a empréstimos e a financiamentos com taxas menores do que as praticadas no mercado e, ainda, a portabilidade e resgate dos recursos em caso de perda de vínculo com o serviço público. Confira essas e outras vantagens de aderir a um dos planos da Funpresp.

Por que aderir ao plano de previdência complementar da Funpresp?
Infogram