funpresp

Brasília, 06/03/2018 – O novo diretor de Seguridade da Entidade, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, toma posse nesta terça-feira (06/03), após ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Arnaldo Lima foi cedido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e nomeado pelo Conselho Deliberativo da Funpresp no último dia 23 de fevereiro. Servidor público de carreira, ele é graduado em Ciências Econômicas e é participante da Funpresp.

Lima ocupará cargo estratégico na Fundação que conta com mais de 56 mil participantes e patrimônio de R$ 822 milhões. “Utilizarei minha experiência na área de gestão pública para ampliar a governança e garantir o futuro previdenciário dos servidores públicos federais” disse o diretor, que antes de assumir o cargo na Fundação era assessor especial do Ministério do Planejamento.

A Diretoria de Seguridade é responsável pela promoção da gestão do passivo dos planos de benefícios, monitorando a solvência atuarial, equilíbrio financeiro e administração dos planos. Ela também cuida da manutenção do cadastro de participantes, assistidos e beneficiários, zelando para que as informações nele contidas sejam confiáveis e atualizadas periodicamente. Além disso, entre outras atribuições, a diretoria atua pelo monitoramento do recolhimento das contribuições à Funpresp, à luz do plano de custeio, dos convênios de adesão e dos respectivos regulamentos, verificando o adimplemento e a incidência de eventuais encargos de mora, encaminhando à cobrança administrativa quando for o caso.

Lima foi secretário adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda e foi representante em vários conselhos de administração, dentre os quais se destacam o Conselho de administração da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), o Conselho Fiscal da BB Bancos de Investimentos e da BB Gestão de Recursos (BB DTVM).