funpresp

Brasília, 28/12/2017 – O valor de contribuições facultativas realizadas por participantes da Funpresp cresceu 94% em 2017 na comparação com o ano anterior. No total, foram mais de R$ 2,4 milhões de aportes extraordinários no período, feitos via boleto aos planos de benefícios ExecPrev e LegisPrev. Em 2016, o valor alcançado foi de R$ 1,2 milhão.

Com a contribuição facultativa, o participante engorda a poupança previdenciária e ainda pode reduzir os valores pagos ao Leão. Ele pode alcançar até 20,5% (sendo 8,5% referentes às contribuições mensais feitas no contracheque e 12% relacionados a contribuições facultativas) dos rendimentos tributáveis no Imposto de Renda.

O percentual da dedução depende da remuneração bruta do participante e do tipo de vínculo com a Fundação: Ativo Normal, Ativo Alternativo ou Autopatrocinado. O benefício fiscal de até 20,5% dos rendimentos tributáveis é exclusivo para os servidores com plano de previdência complementar da Funpresp.

Neste ano, foram realizados 270 aportes esporádicos, enquanto em 2016 foram feitas 177 contribuições. Veja a tabela abaixo: