funpresp

Brasília, 04/11/2016 – O seminário Perfis de Investimentos, organizado pela Funpresp-Exe, será realizado na próxima quinta-feira (10/11) em Brasília. Com o objetivo de discutir as melhores práticas de implementação de perfis de investimentos em fundos de pensão, o evento contará com a presença de importantes nomes da previdência complementar nacional e internacional. O encontro será fechado para convidados e ocorrerá no Hotel St. Paul Plaza, das 8h30 às 17h.

O primeiro painel vai tratar sobre os “Aspectos Legais e Regulatórios dos Perfis de Investimentos”. O diretor de Análise Técnica da Previc, Carlos Marne, e o advogado da Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia, Maurício Tôrres, vão apresentar o assunto. Para debater, foram convidados o sócio sênior da Bocater, Flávio Martins, e o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Cavalcanti Vasco. Em seguida, será feita a apresentação da “Experiência Internacional – Case TSP/USA”, com a diretora de Planejamento da Thrift Savings Plan (TSP), Renée Wilder Guerin. O TSP é o maior fundo de contribuição definida do mundo, com US$ 443 bilhões em ativos, e conta com 2,6 milhões de participantes funcionários públicos dos Estados Unidos. O diretor de investimentos da Mongeral Aegon, Cláudio Pires, vai debater o assunto.

No painel 2, serão apresentados os “Cases das Fundações”. Estarão presentes na mesa Daniel Lima, da Itaú Previdência; Fabio Alvarez, da Odebrecht Previdência; e Lucas Nóbrega, da PreviBayer. Como debatedores, a Funpresp-Exe vai receber Rogério Tatulli, da PreviEricsson, e Marcel J. Barros, da Previ-BB. O terceiro tema será “Experiência dos Consultores na Implementação dos Fundos” e contará com a apresentação de Raphael Santoro, da Mercer, e do responsável pela área de investimentos da consultoria Willis Towers Watson, Arthur Lencastre. O assunto será debatido pelo sócio da Aditus, Guilherme Benites, e pelo consultor da FA Consult, Fábio Punsuvo. Para encerrar o seminário, no painel 4, o superintendente executivo comercial do Santander AM, Aquiles Mosca, e o superintendente de planejamento, riscos e investimento do BrasilPrev, Marcelo Wagner, farão a apresentação sobre “Estrutura de Investimentos”. Luiz Henrique Carvalho, da ANBIMA, vai debater o tema.

Estudo de perfis de investimentos – O encontro vai contribuir com informações que servirão de subsídio para a Funpresp-Exe, como explica o diretor-presidente da Fundação, Ricardo Pena. “Estamos avaliando a possibilidade de oferecer perfis de investimentos aos nossos participantes. Para isso, estudamos os cases dos maiores fundos de pensão do país e vimos a oportunidade de debater esse tema. É um evento de altíssimo nível, com a presença do maior fundo de pensão de contribuição definida do mundo, o TSP. Será muito enriquecedor”, avalia. No seminário, será lançada uma publicação elaborada pela Funpresp-Exe, com o panorama dos perfis de investimentos no mercado brasileiro de previdência complementar fechada. Participaram do estudo 20 fundações, que contribuíram com informações sobre os modelos adotados (estilo ou ciclo de vida), a aceitação dos participantes, a segurança jurídica e o sistema utilizado para gerenciar os perfis.