funpresp

Quantidade de participantes aptos a votar e a se candidatar foi definida pelo Edital de Convocação do processo eleitoral 

Um total de 103.677 participantes da Funpresp poderão votar nas eleições de 2023, que vão escolher 10 titulares e suplentes para conselhos e comitês da Fundação. O Edital de Convocação, que contém as regras do processo eleitoral, já foi publicado na página especial das eleições. O quórum mínimo de eleitores exigido para o pleito é de 10% do total de participantes aptos a votar, totalizando 10.368 nestas eleições.  

Os participantes da Funpresp que desejarem se candidatar devem ter recolhido, pelo menos, 36 contribuições mensais, possuir formação de nível superior, ter experiência comprovada em atividades na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria, entre outros pré-requisitos. A lista completa está no Estatuto da Funpresp, nos artigos 18 a 21. 

Ao todo, serão eleitos quatro membros para o Conselho Deliberativo (dois titulares e dois suplentes); dois para o Conselho Fiscal (um titular e um suplente); e dois para cada um dos Comitês de Assessoramento (ExecPrev e LegisPrev), sendo um titular e um suplente para cada. O Edital de Convocação traz as categorias profissionais às quais os candidatos devem pertencer, enquanto essas classificações estão no Regulamento Eleitoral.