funpresp

Consignação está mais acessível, com custos ainda mais reduzidos, e disponível aos participantes de todos os patrocinadores da Fundação  

A partir desta terça-feira, 2 de abril, os servidores do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) também poderão contratar o empréstimo consignado da Funpresp. Em janeiro, o consignado foi disponibilizado para servidores da Câmara dos Deputados e do Banco Central. O crédito extra agora está disponível aos participantes de todos os patrocinadores da Fundação. 

Com uma das menores taxas do mercado, o empréstimo consignado da Funpresp oferece uma solução financeira segura e acessível para que o participante possa realizar projetos pessoais, pagar dívidas ou lidar com imprevistos de forma tranquila. “A ideia do produto é suportar uma eventual necessidade de última hora ou colaborar com o planejamento financeiro de mais curto prazo dos nossos participantes, orientando-os a consumirem o crédito de forma consciente”, explicou Cícero Dias, diretor-presidente da Funpresp. 

A disponibilização do consignado atendeu a um pedido dos participantes do LegisPrev e demandou um esforço conjunto e contínuo para realizar as adequações tecnológicas e operacionais necessárias. “Para possibilitar a disponibilização do empréstimo aos participantes do Plano LegisPrev foi necessário firmar convênios e aprimorar os critérios de análise de risco, além de configurar o nosso sistema e integrá-lo aos sistemas de folha de pagamento das patrocinadoras”, explicou o coordenador de Operações com Participantes, George Gonçalves Mota. 

Além disso, em janeiro, o regulamento do produto foi alterado e custos foram reduzidos, visando ampliar o acesso ao produto pelos participantes em geral. “Todos os participantes podem agora tomar mais de um empréstimo junto à Funpresp. Alguns tiveram seus limites de crédito ampliados e a taxa de administração foi reduzida para a grande maioria dos casos”, afirmou o diretor de Investimentos, Gilberto Stanzione. 

Até março de 2024, foram realizadas mais de 9,6 mil operações desde o início do produto, em 2017, totalizando R$ 255,4 milhões emprestados. Além de ser vantajoso para o participante, que contrata o empréstimo com uma das menores taxas do mercado, os juros da operação ajudam a rentabilizar as reservas de aposentadoria dos participantes. 

O valor mínimo do empréstimo consignado é de R$ 4 mil. Os prazos para pagamento variam de seis a 96 meses. Para solicitar o empréstimo, é preciso ter entre 18 e 64 anos de idade e ter contribuído por, pelo menos, seis meses consecutivos.    

Para contratar, acesse o menu “empréstimo” na Sala do Participante no Portal Funpresp ou pelo aplicativo da Fundação disponível para Android e iOS. Selecione a opção “Simulador de Empréstimo”. Em seguida, serão exibidas as informações de valor máximo para contratação, a quantidade e o valor máximo de parcelas disponíveis. 

Os servidores da Câmara dos Deputados deverão assinar e fazer upload do Termo de Consignação, que será disponibilizado para impressão no momento de contratação do empréstimo, na Sala do Participante. Também é necessário informar o valor da margem consignável, obtida junto ao órgão de gestão de pessoas, e anexar na Sala do Participante o documento comprovatório do valor declarado. 

Para os servidores do Banco Central, Senado e TCU, basta informar o valor da margem consignável e anexar o respectivo documento comprobatório no momento da solicitação. Para os servidores dos demais patrocinadores, o processo é mais simples: basta autorizar a Funpresp como consignatária no SouGov. 

Todas as informações sobre o empréstimo estão disponíveis na página especial sobre o tema (para acessar clique aqui). Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone 0800 282 6794 (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30), por WhatsApp pelo número (61) 8501 7749 (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30) ou pelo e-mail faleconosco@funpresp.com.br.