funpresp

Elias Zoghbi vai assessorar o Conselho Deliberativo em assuntos relacionados a gerenciamento de riscos e de controles internos  

Antônio Elias Zoghbi de Castro é o novo membro do Comitê de Auditoria da Funpresp. Ele é mestre em gestão e finanças pela Universidade de Bordeaux, com MBA em finanças corporativas pelo IBMEC-RJ e bacharel em administração de empresas pela PUC-RJ.

O processo seletivo para escolha do novo membro do Comitê de Auditoria recebeu 63 currículos, com candidatos de vários estados do Brasil. O novo membro do Comitê foi escolhido após processo seletivo público, que exigiu análise curricular, comprovação de conhecimentos na área de previdência complementar e de formação na área de Administração, Economia, Contabilidade, Engenharia, Matemática, Ciências Atuariais ou Direito, entre outros requisitos. 

Elias Zoghbi deverá, entre outras funções, avaliar e monitorar a qualidade e a integridade dos processos de gerenciamentos de riscos e dos controles internos; avaliar e monitorar as exposições de risco, bem como as políticas internas da Funpresp. Também deverá elaborar relatório anual das atividades de auditoria e das conclusões alcançadas. Todas as funções são regidas pelo Regimento Interno da Funpresp, pela legislação aplicável e demais normativos, inclusive internos, da Fundação.  

O Comitê de Auditoria é composto por 3 (três) membros indicados e designados pelo Conselho Deliberativo, com mandatos não coincidentes de 3 (três) anos, sendo permitida uma recondução. O Comitê de Auditoria reúne-se ordinariamente uma vez por semana e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação do seu presidente. 

Processo seletivo garante escolha de gestores qualificados 

Além da seleção para o Comitê de Auditoria, a Funpresp realizou em 2023 outros quatro Processos Seletivos para Cargos de Gestão – PSG. Foram selecionados gestores para os cargos de Membro de Comitê de Auditoria, Coordenador de Sistemas de TI, Coordenador de Planejamento Financeiro, Coordenador de Assuntos Jurídico-Administrativos, Coordenador de Comunicação e Marketing. 

A realização de processo seletivo para os cargos de diretor, gerente e coordenador da Funpresp está prevista no Estatuto da Funpresp e na Política de Remuneração para Cargos de Gestão (PRCG). 

Os PSGs contemplam etapas de avaliação curricular, provas de conhecimento técnico, realização de Case Situacional, teste de personalidade e entrevistas.