funpresp

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15 de agosto, a designação do servidor federal Bráulio Santiago Cerqueira como titular e presidente do Conselho Deliberativo da Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Executivo – Funpresp-Exe. Na mesma edição do DOU, também foi publicada a designação de Roberto Seara Machado Pojo Rego, também servidor público de carreira, como suplente. O próximo passo é a habilitação deles pela Previc e ambos cumprirão mandato até 29 de novembro de 2023. 

As vagas decorrem do desligamento de Marcelo Siqueira da presidência do órgão estatuário da Entidade, a pedido, em função da sua exoneração do serviço público, e da renúncia de Eduardo Bergamaschi Felizola da suplência do cargo.  

Conforme disposto no Estatuto da Funpresp-Exe, a posição de presidente é definida pelo Poder Executivo dentre os três conselheiros indicados pelos órgãos patrocinadores. O Estatuto prevê, ainda, que os Conselhos Deliberativo e Fiscal terão composição paritária entre representantes dos patrocinadores e dos participantes.

Todos os membros deverão, obrigatoriamente, ser servidores federais e participantes dos planos ExecPrev ou LegisPrev há, pelo menos, três anos e não exercer atividade político-partidária. Também de acordo com o Estatuto, os conselheiros deverão ter comprovada experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria, além de não ter sofrido condenação criminal. 

Conheça a trajetória profissional dos novos Presidente e Suplente do Conselho Deliberativo  

Foto: Unacon Sindical

Bráulio Santiago Cerqueira 

O novo Presidente do Colegiado, Bráulio Cerqueira, atua como Assessor do Gabinete da Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). É bacharel e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas (Unicamp) e ingressou no serviço público federal em 2006 na Controladoria-Geral da União (CGU). Em seguida, atuou na Secretaria do Tesouro Nacional nas áreas de gestão da Dívida Pública Federal e de Planejamento e Riscos Fiscais. 

No Ministério da Fazenda, trabalhou na área fiscal da Secretaria de Política Econômica e na assessoria econômica do Gabinete do Ministro. Foi conselheiro fiscal do Porto de Santos. Também atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão como diretor da área econômica do Plano Plurianual Federal. 

Fonte: Ministério da Gestão e Inovação

Roberto Seara Machado Pojo Rego 

O suplente, Roberto Pojo, é Secretário de Gestão e Inovação do MGI, e atua no serviço público há 30 anos. Formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, iniciou sua carreira pública no Governo do Distrito Federal, onde atuou na área de transporte público. Ingressou no Governo Federal em 2004 e trabalhou no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Relações Institucionais, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e no Ministério do Desenvolvimento Social. Já atuava na Secretaria de Gestão e Inovação, antes de assumir a pasta, onde coordenou diversos projetos, dentre eles o Programa de Gestão e Desempenho.