funpresp

Brasília, 11/06/2014 – A Funpresp esteve presente com estande e consultor para informar e orientar sobre o plano de benefícios para os servidores do Poder Executivo durante o curso de ambientação do Banco Central (Bacen) ocorrido na semana passada para 250 novos técnicos e analistas do banco. Segundo dados do Departamento de Gestão de Pessoas do Bacen, desse total, cerca de 80 servidores fizeram adesão nestes primeiros dias. A Fundação permanece com um consultor, no horário da manhã, até sexta-feira, dia 13, no serviço “Direto ao Ponto”, do Bacen, para atendimento aos servidores que ainda necessitam de esclarecimento.

Ricardo Pena, diretor presidente da Funpresp, apresentou o plano ExecPrev durante palestra na ambientação. Após a exposição, diversos servidores demonstraram interesse em conhecer o plano de benefícios. Na ocasião, foi lembrado que a adesão ExecPrev é facultativa e pode ser feita a qualquer momento. Ele lembrou, no entanto, a vantagem de se aderir no no início do exercício pois o servidor passa a usufruir da parcela do patrocinador imediatamente e já inicia sua carreira com a proteção previdenciária devido a cobertura para os benefícios de invalidez e morte. Ricardo Pena também falou sobre a governança da entidade e as formas de fiscalização interna, a ser exercida paritariamente por participantes e patrocinadores por meio do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e do Comitê de Assessoramento Técnico do plano.
O diretor de investimentos da entidade, Licio da Costa Raimundo, também falou para os novos servidores do Bacen. Ele esclareceu que o Fundo de Pensão é diferente de um fundo de investimentos. Por isso mesmo, a política de investimentos é diferenciada. “Primamos por investimentos com gestão bastante conservadora”, garantiu. Ele lembrou que a fiscalização também é feita pela Previc, de forma rígida. E ressaltou que transparência e a segurança são os princípios primordiais da Fundação.