funpresp

Em 25/10, o Seminário de Planejamento Estratégico reuniu os profissionais da Funpresp e os membros dos Conselhos e Comitês para definição das ações que serão colocadas em prática no próximo ano. Para isso, o evento foi realizado na seguinte forma: apresentações, palestras e oficinas para a proposição de ideias.  

O dia começou com um café em que os profissionais puderam matar um pouquinho das saudades e reencontrar presencialmente. Já a abertura do Seminário foi feita pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Siqueira, e o presidente do Conselho Fiscal, Luís Angoti. O diretor-presidente da Fundação, Cristiano Heckert, mostrou o portfólio de projetos para 2023 e reforçou que os projetos propostos precisavam ser construídos a partir dos objetivos estratégicos e que o intuito era unir as ideias e pensar em ações viáveis: “é uma discussão que já começou há mais de um mês. Fizemos rodadas com todos os colegiados e nossas equipes, e hoje é mais um passo nesta caminhada que a gente dá, mas que não se encerra aqui. Temos um cronograma, até dezembro, para construir este que será o nosso portfólio de projetos para 2023 de forma a alcançar os objetivos que forem traçados”.    

O diretor-presidente da Funpresp, Cristiano Heckert, explica sobre o planejamento

Com o intuito de impulsionar o debate de ações e ampliar o conhecimento dos profissionais, o consultor externo, Weskley dos Santos, apresentou a palestra “Gestão Eficaz de Projetos”. Em seguida, as oficinas começaram e os profissionais foram divididos em sete grupos, de acordo com o objetivo estratégico a ser debatido, e sugeriram ações para o próximo ano. Para o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Siqueira, esse trabalho em equipe, realizado no Seminário, buscou integrar as diferentes visões sobre os desafios, soluções e proposições dos colaboradores e dos Conselhos e Comitês. Outra conselheira que participou, Inês Cavalcanti, também ressaltou que essa atividade coletiva é uma grande oportunidade de crescimento para todos: “nós que somos membros dos Conselhos costumávamos ver apenas o processo final das estratégias, o que chega para a deliberação é o produto finalizado. E desta vez foi muito bom discutir com os colaboradores e participar mais na base”.   

Os profissionais também destacaram a relevância do Seminário. Simone Barreto, analista da Ouvidoria, contou que foi gratificante colaborar com algumas das definições que vão guiar a Funpresp no próximo ano. Para ela, “a disposição e o engajamento das equipes, da alta gestão e dos conselheiros nas discussões foi enriquecedora, nos dando a certeza de que estamos construindo uma Fundação voltada ao crescimento sustentável e à confiança e proteção dos participantes e assistidos”.   

Profissionais discutem o planejamento estratégico em uma das salas das oficinas

O Plano Estratégico 

O plano estratégico, em vigor, tem um horizonte de cinco anos (2020 a 2024). Nos últimos três ciclos de planejamento, foram propostas 98 ações. A previsão é que, ao final de 2022, restam 17 que irão ser analisadas sob a ótica do novo modelo de Gestão Estratégica e, possivelmente, também vão compor o portfólio de projetos para o próximo ano. As ações discutidas durante o Seminário serão consolidadas e definidas, em dezembro, para a execução em 2023. 

Você pode acessar a apresentação que foi detalhada no dia do Seminário.