funpresp

Criação do Comitê de Riscos de Investimentos aprimora a gestão dos recursos dos participantes

Ao mesmo tempo em que busca as melhores opções de investimentos, a Funpresp tem aprimorado sua estrutura de governança, aperfeiçoando seus processos de gestão de riscos. Na busca permanente dessa diretriz, a Fundação instituiu o Comitê de Riscos de Investimentos para tornar mais eficiente a gestão dos riscos financeiros, de forma a assegurar os objetivos dos planos dos servidores. 

Órgão auxiliar técnico vinculado à Diretoria Executiva, o Comitê de Riscos de Investimentos foi instituído na mais recente alteração do Regimento Interno da Fundação, aprovada pelo Conselho Deliberativo em janeiro deste ano. A criação do novo Comitê é fruto da cisão do Comitê de Investimentos e Riscos e faz parte da decisão estratégica da Funpresp de segregação das funções de investimentos da Funpresp.  

A constituição do Comitê de Riscos de Investimentos decorreu da segregação de atribuições, com objetivo de elevar a governança e a autonomia do processo de avaliação de riscos.  

Gestão e riscos avaliados e monitorados separadamente 

De acordo com a nova atualização do Regimento Interno da Fundação, a cisão do Comitê de Investimentos e Riscos criou colegiados distintos e independentes entre si: o Comitê de Investimentos e o Comitê de Riscos de Investimentos, que agora seguem com competência para avaliar, respectivamente, as propostas de investimentos e a tomada de riscos pela Entidade, fortalecendo o processo de segregação de funções na gestão dos investimentos. 

O Comitê de Riscos de Investimentos, de caráter consultivo, é formado pelo Diretor-Presidente, pelo Gerente de Conformidade e Controles Internos, pela Coordenadora de Riscos de Investimentos e por um representante do Conselho Deliberativo.  

“Estamos buscando uma governança cada vez mais apurada na gestão de riscos”, destacou Rafael Liberal, Gerente de Conformidade e Controles Internos da Funpresp. De acordo com Elvira Schulz, Coordenadora de Riscos de Investimentos, o comitê se reunirá mensalmente e já tem seu primeiro encontro marcado para o dia 1º de março.  

O novo regimento interno atualizado, com mais detalhes sobre o funcionamento do Comitê de Riscos de Investimentos, pode ser acessado neste link.