funpresp

Recentemente aprovado pela Diretoria Executiva, a Funpresp lança o seu Plano de Integridade 2020-2021, documento de atualização periódica que consolida uma série de ações, medidas, campanhas educacionais e de capacitação envolvendo os temas integridade, ética e conduta, boas práticas de gestão, entre outros.

Clique aqui para acessar o Plano de Integridade 2020-2021.

O Plano foi desenvolvido para consolidar as boas práticas já implementadas e reunir pontos de melhoria e objetivos a serem alcançados, bem como estimular a criação de mecanismos de gerenciamento de riscos que desenvolvam uma gestão capaz de lidar com incertezas ou eventuais violações éticas e protejam o alcance do cumprimento finalístico da Fundação.

O Plano de Integridade da Funpresp encontra-se alinhado às diretrizes de sua Política de Gestão de Riscos e Controles Internos, aprovada pelo Conselho Deliberativo, e é baseado no posicionamento institucional da Funpresp, no propósito de “ser o exemplo na gestão previdenciária brasileira regida pelos interesses dos participantes”, na missão de “zelar pela segurança e prosperidade do servidor e de sua família hoje e amanhã”, em valores como transparência, empatia e confiança e na busca pela melhoria contínua da governança e dos resultados da Entidade.

Para o diretor-presidente, Ricardo Pena, a formalização do Plano representa o comprometimento da Funpresp para com todos os participantes, patrocinadores e sociedade civil, e observa as melhores práticas e condutas para a gestão dos recursos previdenciários da Fundação. “Além de reforçar o trabalho que já é feito, o Plano organiza diversas ações de forma planejada e integrada. Queremos elevar os padrões de gestão e ética e consolidar a cultura de integridade na Fundação”, afirma o dirigente da Fundação.

O Plano, elaborado em atendimento ao Decreto nº 9.203, de 2017, às diretrizes do Ministério da Economia sobre integridade, à Portaria nº 57, de 2019 e demais diretrizes da Controladoria Geral da União (CGU), também foi considerado pela Diretoria Executiva como diferencial relevante para Funpresp, alinhado à intenção de destaque e liderança da Fundação no segmento dos fundos de pensão para servidores públicos e do sistema financeiro.

“Queremos ir além do cumprimento normativo e, como na iniciativa privada, utilizar o plano como um selo de transparência do nosso trabalho, principalmente para os nossos participantes e patrocinadores. É também uma forma de fortalecermos nossa cultura de zelo pela segurança e prosperidade dos servidores públicos, garantindo um acompanhamento do trabalho da Funpresp no longo prazo”, explica o diretor-presidente.

Programa de Integridade

O Plano integra o Programa de Integridade da Funpresp, que envolve várias áreas da Entidade e corresponde a um conjunto estruturado de medidas institucionais pautadas pela disseminação de elevados padrões de gestão, ética e conduta, na aplicação de estratégias e ações para disseminação da cultura da integridade, voltadas para a prevenção, detecção, remediação e punição de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de comportamento.

A coordenação da estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade é realizada pela Gerência de Conformidade e Controles Internos, que foi designada para exercer as competências da Unidade de Gestão da Integridade (UGI) na Funpresp junto à CGU, nos termos do art. 4º, da Portaria nº 57/2019.

Para o gerente da área, João Luiz Medeiros, a condução e implementação do Programa de Integridade e do Plano para o biênio 2020-2021 são fundamentais para o posicionamento da Funpresp, resultados e proteção do interesse dos participantes. “Nossos esforços serão direcionados para que, firmado em elevados padrões, o programa atue de forma integrada e conjunta com o gerenciamento por resultados, gestão de riscos e controles internos, formando uma base consistente para atuação da Funpresp nos próximos anos”, esclarece o gerente.