Página Inicial / Transparência / Diretoria / Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Diretor-Presidente
RICARDO PENA

Ricardo Pena é economista, pós-graduado em Finanças e Atuária pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/CEDEPLAR).

Auditor fiscal da Receita Federal, ele preside a Funpresp desde dezembro de 2012. Pena também foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência entre 2008 e 2009, tendo sido antes secretário-adjunto. Em 2010, foi escolhido/eleito o primeiro presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar  – Previc. Antes de assumir o cargo de diretor-presidente da Funpresp era Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, na qual acompanhou a tramitação do Projeto de Lei 1992, de 2007.

Foi um dos principais articuladores da Lei 12.154/2009, que criou a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, incluindo o Conselho Nacional de Previdência Complementar e a Câmara de Recursos da Previdência Complementar na estrutura básica do Ministério da Previdência.

Ricardo Pena é professor de Pós-Graduação no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e também da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Diretor de Administração
CLEITON ARAÚJO

Cleiton dos Santos Araújo é bacharel e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Ingressou no serviço público federal por concurso para a carreira de Analista de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, em junho de 2003. Nesse Ministério trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento da Produção, Gabinete do Ministro, Câmara de Comércio Exterior e na Secretaria de Comércio Exterior. Foi também Chefe de Gabinete, substituto, da CAMEX e Chefe de Gabinete da SECEX de fevereiro de 2011 a janeiro de 2015.

No Ministério do Planejamento, ocupou de 2015 a 2018 os cargos de Chefe de Gabinete na Secretaria Executiva e no Gabinete do Ministro. Foi membro do Conselho de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, de junho de 2015 a outubro de 2016. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Conselho de Administração da BNDESPAR Participações S.A. Antes de chegar à Funpresp, o último cargo de Cleiton Araújo no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão foi de Assessor Especial do Ministro de Estado.

Diretor de Investimentos
TIAGO DAHDAH

Tiago Nunes de Freitas Dahdah é servidor de carreira do Ministério da Agricultura, mestre em Economia de Empresas com especialidade em Finanças pela Universidade Católica de Brasília, especialista em Comércio Exterior e Mercado de Câmbio pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Entre 2011 e 2013, atuou como conselheiro suplente do Conselho Deliberativo da Fundação dos Economiários – Funcef e foi diretor de Planejamento e Estudos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Tiago Dahdah exerceu o cargo de coordenador geral de Sistemas Financeiros da Secretária de Política Econômica do Ministério da Fazenda, onde também foi coordenador geral de Seguros e Previdência Complementar. Antes de ocupar o cargo de diretor, ele foi gerente de Análise e Operações Financeiras da Funpresp.

Diretor de Seguridade
ARNALDO LIMA

Arnaldo Barbosa de Lima Júnior é servidor público de carreira do Ministério do Planejamento, graduado em Ciências Econômicas. Ele foi assessor especial do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, secretário adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda e representante em vários conselhos de administração, dentre os quais se destacam o Conselho de Administração da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), do Conselho Fiscal da BB Bancos de Investimentos, e da BB Gestão de Recursos (BB DTVM).