funpresp

0800 282 6794   |    Acessibilidade    |    Mapa do Site

Responsável pela administração e gestão da Funpresp, a Diretoria Executiva é composta por quatro diretores nomeados pelo Conselho Deliberativo. Clique aqui e acesse os currículos dos membros da Diretoria Executiva.

 

PRESIDÊNCIA – PRESI

DIRETOR-PRESIDENTE
Ricardo Pena Pinheiro
presi@funpresp.com.br

COORDENAÇÃO COMERCIAL - COMER
GERÊNCIA DE GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO – GEPOG

Gerente
Rafael Liberal Ferreira de Santana
gepog@funpresp.com.br

Mestre em Administração com ênfase em Administração Pública e Políticas Públicas (UnB), pós-graduado em Economia do Setor Público (FGV) e graduado em Economia (UnB). Possui 22 anos de experiência na área de previdência e é certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Está na Funpresp-Exe desde 2014, onde foi Coordenador de Estatística e Informações Previdenciárias e atualmente é Gerente de Governança e Planejamento. Foi pesquisador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública – CEAG/UnB, assessor do Governo do Estado de São Paulo e Coordenador-Geral de Estudos Previdenciários do Ministério da Previdência Social. Em 2015, recebeu o Prêmio Professor Rio Nogueira pelo 1º lugar no 6º Prêmio Previc/Abrapp de Monografias da Previdência Complementar Fechada.

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – COPAR

Coordenador
Marcos de Carvalho Ordonho
gepog@funpresp.com.br

Administrador pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE); Pós-Graduado em Gestão de Riscos e Compliance; e profissional certificado pelo ICSS. Experiência profissional superior a 15 anos nas áreas de auditoria, finanças, controladoria, controles internos, planejamento, gestão de riscos e governança. Vivência em multinacionais do ramo de auditoria – “Big Four” (Ernst & Young e KPMG); experiência internacional no gerenciamento administrativo e financeiro de grandes projetos de construção civil (Bolívia, Colômbia, África do Sul, Guiné Equatorial e Gana); e expertise em mapeamento, implantação e gerenciamento de controles internos, políticas e práticas corporativas, com atuação em melhorias de processos.

COORDENAÇÃO DE SECRETARIADO E ÓRGÃOS COLEGIADOS – COSEC

Coordenadora
Patrícia Brito de Ávila
cosec@funpresp.com.br

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação Visconde de Cairu, é graduada em Processamento de Dados e em Arquitetura e servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Possui mais de 15 anos de experiência no setor público federal e estadual, tendo atuado principalmente na área de gestão governamental e de políticas públicas de comunicação. Foi secretária especial adjunta de Assuntos Federativos; secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica; secretária de Gestão Adjunta; diretora de Modelos Organizacionais; diretora de Estudos, Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica; diretora de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica; diretora de Programa, chefiando assessoria na área de Gestão Pública; e chefe de Assessoria Técnica de Gabinete de Ministro.Também atuou por cerca de 10 anos na iniciativa privada na área de comunicação, tendo inclusive sido professora do curso de Comunicação com ênfase em publicidade, da FTC. Está na Funpresp desde abril de 2020.

GERÊNCIA JURÍDICA – GEJUR

Gerente
Carina Bellini Cancella
gejur@funpresp.com.br

Carina Bellini Cancella, integrante da carreira de Procuradora Federal (AGU) desde 2004, foi professora da Escola da AGU no curso de formação de Procuradores Federais de 2006, 2007 e 2008, é pós-graduada em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2008, foi professora tutora no curso de pós-graduação ministrado pela Universidade de Brasília-UnB em parceria com a Escola da AGU no ano de 2009 e membro da banca examinadora em matéria tributária do concurso de Procurador Federal em 2014. Atuou no núcleo previdenciário da Procuradoria-Geral Federal de 2010 a 2015, é profissional certificado pelo Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social – ICSS, estando desde maio do ano de 2019 no exercício da chefia da Área Jurídica da Funpresp-Exe.

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS JURÍDICO-ADMINISTRATIVOS – COJUR

Michelle Diniz Mendes
Coordenadora

gejur@funpresp.com.br

Procuradora federal desde 2012, com especialização em Estado, Direito e Constituição e mestrado em Direito, e atua como coordenadora de Assuntos Jurídico-Administrativos na Gerência Jurídica da Funpresp.  

Já ocupou o cargo de procuradora-chefe da Procuradoria junto à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste. Foi coordenadora Nacional de Matéria Administrativa e Processo e chefe de divisão no Gabinete do procurador-chefe, ambos na Procuradoria junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Além de ter atuado como procuradora-chefe da Procuradoria da Agência Espacial Brasileira (AEB) e como coordenadora na Câmara Permanente de Convênios e Demais Ajustes Congêneres da Procuradoria-Geral Federal. 

GERÊNCIA DE CONFORMIDADE E CONTROLES INTERNOS – GECCI

Gerente
João Luiz Pinheiro Hortêncio de Medeiros
gecci@funpresp.com.br 

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Atuariais, com MBA em Atuária, Finanças, Investimentos e Riscos.  Possui mais de 15 anos de experiência no segmento nas áreas atuarial, previdência, planejamento, gestão de processos e riscos. Especialista cedido da Previc, já foi Interventor em fundo de pensão e no órgão supervisor exerceu também as funções de Chefe de Gabinete, Coordenador-Geral de Monitoramento Contábil, Coordenador-Geral de Pesquisas Atuariais, Contábeis e Econômicas e Diretor Substituto da Diretoria de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos. Atua na Funpresp desde 2018, iniciando seus trabalhos na condição de Gerente de Planejamento e Riscos, cargo no qual assessorou a elaboração do novo posicionamento institucional e o planejamento estratégico 2020-2024 da Fundação.

COORDENAÇÃO DE COMPLIANCE – COMPL

Coordenadora
Cristina Araújo Santana
gecci@funpresp.com.br

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Processos de Negócios e em. Possui 18 anos de experiência no segmento financeiro, tendo atuado em bancos de grande e médio porte, como gerente de relacionamento de empresas, coordenadora de crédito e agente de compliance. Atualmente é Coordenadora de Compliance e atua há quase 5 anos em Entidades Sistemicamente Importantes do segmento de previdência complementar fechada, diretamente nas áreas de compliance, controles internos e gestão de riscos.

COORDENAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS E RISCOS – CORIS

Coordenadora
Samitha Terra Duarte Freitas
gecci@funpresp.com.br

Graduada em Ciências Contábeis, com MBA em Finanças pelo Ibmec-DF, profissional certificada pelo ICSS e pela Anbima (CPA-20). Atuou como auditora contábil e operacional em empresas, entidades paraestatais e fundos de pensão. Na EBC – Empresa Brasil de Comunicação, ingressou como empregada pública, com atuação nas áreas de Contratos e Patrimônio. Possui mais de 10 anos de experiência no segmento de previdência complementar fechada nas áreas de controle contábil e de investimentos, gestão de riscos e compliance. Ingressou na Funpresp em janeiro de 2019, por meio de concurso público, iniciando seus trabalhos na Gerência de Contabilidade, onde também atuou em projetos de melhorias de processos envolvendo contabilização, conciliação e cotização.

GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO – GECOM

Gerente
Patrícia Laurentino de Mesquita
gecom@funpresp.com.br

Servidora pública Ministério da Economia desde 1995. Tem experiência na área de assessoria de comunicação social com ênfase em estratégias de comunicação pública, planejamento e gestão de projetos e pessoas e comunicação digital. Trabalhou como repórter e produtora em emissoras de televisão e em arquitetura de informação e produção de conteúdo para comunicação digital.

Foi chefe de Gabinete e Assessora de Comunicação Social da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Foi gerente de Planejamento e Produção de Conteúdo da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Economia.  Atuou ainda no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Secretaria Especial de Portos da Presidência da República; Ministério da Fazenda, entre outros.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – COMAR

Coordenadora
Leônia Vieira Gomes
gecom@funpresp.com.br

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, atua desde 2011 na gestão da comunicação e do marketing, inclusive no âmbito do serviço público federal. Faz parte do quadro de colaboradores da Funpresp desde 2015.

COORDENAÇÃO DE RELACIONAMENTO E ATENDIMENTO – CORAT

Coordenadora
Sandiscléia Beni Gutierrez
gecom@funpresp.com.br

Cursando MBA em Customer Experience pela ESPM, pós-graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Fae Business School, graduada em Administração de Empresas pela UNESPAR, além de graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UEL. Possui certificação em ICSS e também em Ouvidoria, pela ABO.

É empregada do quadro permanente da Funpresp desde 2016, quando ingressou por meio do concurso público. Possui experiência de 13 anos na gestão do atendimento e relacionamento com consumidores, entre os quais também atuou como gestora de comunicação e marketing por oito anos. Desempenha papel de Ouvidora desde 2013.

 

DIRETORIA DE SEGURIDADE – DISEG

DIRETOR 
Cícero Rafael Barros Dias
diseg@funpresp.com.br

GERÊNCIA DE ATUÁRIA E BENEFÍCIOS – GEABE

Gerente
Paloma Maciel Alves da Silveira
geabe@funpresp.com.br

Atuária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), possui certificação pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), especialista em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de Brasília (UnB) e mestranda em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Trabalhou como gerente de modelagem de riscos na indústria bancária por mais de 7 anos. Possui experiência em diversos fundos de pensão, sendo consultora especial da Presidência na Fundação dos Economiários Federais (Funcef) antes da Funpresp. Atuou por mais de 5 anos como conselheira e presidente de Conselho Fiscal de fundo de pensão e acumula experiência como perita do Juízo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

COORDENAÇÃO DE BENEFÍCIOS – COBEN

Coordenador
Eduardo de Medeiros Araújo
geabe@funpresp.com.br 

É coordenador na Funpresp-Exe desde 2015, responsável pela gestão dos Institutos, concessão e pagamento de benefícios. Com mais de 20 anos de experiência, atua, desde 1997 no segmento de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Atuou como Analista, Especialista, Coordenador e Gerente Substituto de Tecnologia da Informação na Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF de 2001 a 2015, como Analista na Fundação CERES de 1997 a 2001. Mestre em Economia da Gestão Previdenciária pela Universidade de Brasília – UnB, MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília – DF.

COORDENAÇÃO DE ATUÁRIA – COATU

Coordenador
Luís Marcio Couto Pacheco
geabe@funpresp.com.br

GERÊNCIA DE CADASTRO E ARRECADAÇÃO – GEARC

Gerente
Larissa de Paula Gouvêa
gearc@funpresp.com.br

Bacharel em Direito, especializada em Direito Público, servidora pública federal desde 2007 cedida à Funpresp-Exe onde atuou como Coordenadora de Arrecadação de 2015 à 2017. É certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Atualmente é responsável pela Gerência de Cadastro e Arrecadação da Fundação.

COORDENAÇÃO DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA – COARC

Víctor Hilário Diniz Taube
Coordenador
gearc@funpresp.com.br

Pós-graduado em Business Analytics e Big Data pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui mais de 10 anos de experiência em previdência complementar fechada.

Trabalhou como coordenador de Atuária no Fundo de Pensão Banco do Brasil – BB Previdência e anteriormente como analista atuarial com foco em modelos de Asset Liability Management (ALM) para gestão de ativos em planos de previdência.

COORDENAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS – CODAC

Coordenadora
Renata Vila Nova de Moura Fulgêncio
gearc@funpresp.com.br

Advogada formada pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, com especialização em Direito Público pela Faculdade Projeção. É servidora pública federal e atuou como Diretora de Normas e Benefícios do Servidor, Diretora de Previdência e Benefícios do Servidor, Coordenadora-Geral de Seguridade Social do Servidor, Coordenadora-Geral de Gestão de Estatutários, todos do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Ministério da Economia.

Possui mais de 10 anos de experiência no segmento de previdência e normas, atuando principalmente no setor de aplicação e elaboração de normas previdenciárias e de benefícios de pessoal. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2017, na Coordenação de Dados Cadastrais, onde permanece até hoje.

GERÊNCIA DE ESTATÍSTICAS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – GEDEP

Gerente 
Pedro Henrique da Silva Oliveira
gedep@funpresp.com.br

Graduado em Engenharia de Produção (UERJ/RJ), com Mestrado em Administração (IBMEC/RJ) e cursos em Transformação Digital e Gestão de Produtos Digitais (Univ. of Virginia Darden School of Business, FDC e FGV).

Possui mais de 15 anos de experiência no segmento de previdência, atuando principalmente com planejamento estratégico, governança corporativa, gestão de projetos, gestão de tecnologia e inovação. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2020, na Gerência de Estatística e Desenvolvimento Produtos.

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO PREVIDENCIÁRIA – LABIN
COORDENAÇÃO DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS – COINP

Coordenadora
Kátia Flávia Guimarães Galvão
gedep@funpresp.com.br

Graduada em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Gestão em Controladoria Governamental. Possui sete anos de experiência em arquitetura e análise de dados, atuando principalmente em modelagem de riscos de crédito.  

Trabalhou como supervisora de modelagem e analista de riscos sênior no Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), ocupou o cargo de estatística do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) e foi bolsista de Incentivo à Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 

 

 

DIRETORIA DE INVESTIMENTOS – DIRIN

DIRETOR
Tiago Nunes de Freitas Dahdah
dirin@funpresp.com.br

GERÊNCIA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS – GECOI

Gerente
Helano Borges Dias
gecoi@funpresp.com.br

Bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Matemática pela mesma instituição. Servidor de carreira do Tesouro Nacional, atuou como gerente nas áreas de Riscos, Cenários Econômicos, Planejamento da Dívida Pública e Mercado Financeiro. Foi conselheiro fiscal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). Atuou também como perito em economia no Ministério Público da União (MPU), como analista na Caixa Econômica Federal (CEF) e consultor no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Foi  1º lugar no XXI Prêmio Tesouro Nacional.

COORDENAÇÃO DE MONITORAMENTO DE INVESTIMENTOS – COMON

Coordenador
Silvano Costa Barbosa
gecoi@funpresp.com.br

Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas pela FGV, Pós-graduado em Controladoria pela Faculdade de Economia São Luís, cursando Ciências Econômicas na Universidade Católica de Brasília. Profissional certificado por exame CPA-20 e por experiência pelo ICSS com mais de 21 anos de experiência profissional na área de Controladoria, Financeira e Contábil com passagem em importantes empresas do segmento de previdência complementar. Ocupa cargo de Coordenação na Funpresp desde fevereiro de 20218 sendo atualmente o Coordenador de Monitoramento de Investimentos da Fundação. Entre 2011 e 2018 esteve como Gerente Contábil e Financeiro, na Fundação Eletrosul de Previdência (ELOS). Entre 2004 e 2010 foi Coordenador de Controladoria no Metrus Instituto de Seguridade Social. Antes disso, atuou como Contador, na Mercer, de 1998 a 2004.

 

GERÊNCIA DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS – GEOFI

Gerente
Gilberto Tadeu Stanzione
geofi@funpresp.com.br

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Economista graduado pela mesma Instituição. Tem mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília e MBA em Finanças pelo Ibmec-DF, além de certificação CPA-20 pela Anbima. Atualmente é Gerente de Operações Financeiras da Funpresp-Exe. Antes disso, foi Gerente de Investimento Público na Secretaria do Tesouro Nacional, onde também foi Assessor na Gerência Setorial de Energia e Analista na Gerência de Análise de Mercado interno e externo. Ainda ocupou os cargos de Coordenador de Investimentos na Funpresp-Jud e de Analista Sênior de Fluxo de Caixa e Investimentos na Companhia de Seguros Aliança do Brasil.

COORDENADOR DE OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES – COOPP

Coordenador
George Alberto Carvalhaes Gonçalves Mota
geofi@funpresp.com.br

Bacharel em Ciências Contábeis, com especialização (MBA) em Finanças Avançadas. Trabalhou no Banco do Brasil, na BB Previdência, como Contador e Gerente Financeiro, e no SEBRAE Previdência, como Diretor de Administração e Investimentos (AETQ). Prestou consultoria a Entidades Fechadas de Previdência Complementar em processos de transferência de gerenciamento e análise de viabilidade econômica. Atua no mercado desde 1994 junto a EFPCs e Regimes Próprios de Estados e Municípios. Certificado como dirigente de fundos de pensão pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS, ênfase em investimentos e pela ANBIMA (CPA-20). Possui experiência nas áreas de empréstimos, contabilidade, investimentos, tesouraria e administração.

COORDENAÇÃO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS – COPEF

Coordenador
Bernardo Garcia Pinto Coelho
geofi@funpresp.com.br

Coordenador de Operações Financeiras da Funpresp-Exe, foi nomeado para o cargo de Especialista em Investimentos em 2016. É certificado pela Anbima (CPA-20) e graduado em engenharia de produção, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mais de quatro anos de experiência na gestão e operação de recursos financeiros na Funpresp-Exe. Pós-graduado em Economia e Gestão: Previdência Complementar, MBA realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

GERÊNCIA DE ANÁLISE, PLANEJAMENTO E PESQUISA – GEAPP
Gerente
Fabiano Soares dos Santos

Servidor de carreira do Banco Central do Brasil, mestre em Economia pela Columbia University, School of International and Public Affairs em Nova Iorque e mestre e bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília (UnB). Entre 2009 e 2017, foi coordenador geral de Modelagem Econômica e secretário de Políticas Macroeconômicas substituto, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Exerceu também o cargo de gerente de Projetos de Política Econômica na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) – Casa Civil, da Presidência da República, onde se tornou o subchefe adjunto de Política Econômica.

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO – COFIN

Coordenador
Flávio Filgueiras Pacheco Moreira
cofin@funpresp.com.br

Graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), mestre em Administração de Empresas (COPPEAD), certificado CFP® (Planejar) e CGA (ANBIMA).

Executivo de Finanças com mais de 20 anos de experiência em planejamento estratégico de investimentos e orientação de equipes. Expertise no relacionamento com o C-level e Board Members, adaptado a ambientes inovadores com melhoria contínua e aderência a sólidos valores éticos e morais. Além de experiência na gestão de Riscos e Compliance, desenvolvimento de relatórios para processos decisórios relacionados a investimentos e desinvestimentos.

 

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO – DIRAD

DIRETOR
Cleiton dos Santos Araújo
dirad@funpresp.com.br

GERÊNCIA DE ORÇAMENTO, CONTABILIDADE E TESOURARIA – GECOT

Gerente
José Luiz Barros Junior
gecot@funpresp.com.br

Bacharel em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília – UNEB (1995), com especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap (2010). Foi bancário de 1989 a 1999 no Banco HSBC S/A, sendo a última função gerente-adjunto de agência. Entrou na carreira de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento (atualmente ME) em janeiro/2000, permanecendo no cargo até a atualidade.

Ocupou várias funções no Governo Federal, como: Chefe da Divisão de Planejamento/MTE, Coordenador de Orçamento e Coordenador Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade (entre dez/2004-MTE e jan/2013-MPS). Fez parte da equipe de criação da Funpresp-Exe em 2013, sendo responsável pela implantação da Contabilidade, Folha de Pagamento, Orçamento e Tesouraria, atuando como Gerente de Contabilidade, Orçamento e Tesouraria desde fevereiro de 2013.

COORDENAÇÃO DE TESOURARIA E LIQUIDAÇÃO – COTES

Coordenador
Alex Geraldo Mendes Severo
gecot@funpresp.com.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília, possui certificação ANBIMA – CPA20.

Com nove anos de experiência no mercado financeiro, foi escriturário do Banco do Brasil no período de 2012 a 2017, ano em que ingressou na Funpresp no cargo de Analista de Contabilidade e Finanças, posteriormente Analista de Previdência Complementar. Foi coordenador de Orçamento e Finanças substituto entre 2019 e 2021.

COORDENAÇÃO DE CONTABILIDADE – COCON

Coordenador
Reginaldo Guedes da Silva
gecot@funpresp.com.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (UNIP). Trabalha na Funpresp-Exe desde 2013, sendo responsável pela contabilidade, área fiscal e tributária da Fundação. Tem grande experiência na área de previdência complementar. Trabalhou por quatro anos como Analista Pleno no Fundo de Pensão do Banco do Brasil (BB Previdência), foi coordenador de implantação do sistema ERP e analista de orçamento na Fundação de Seguridade Social (Sistel) e também foi técnico de contabilidade na Sociedade Civil de Previdência Privada (Regius).

COORDENAÇÃO DE ORÇAMENTO – COORC

Coordenador
Geraldo Julião Junior
gecot@funpresp.com.br

Economista pela UFMG, com especialização em Matemática para Economia e Administração pela UnB, é servidor público federal aposentado da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento. Possui mais de 20 anos de experiência no setor público federal e distrital, atuando principalmente na área de orçamento, finanças e política fiscal. Foi economista da Rede Ferroviária Federal, Diretor Comercial e Financeiro da CAESB e Secretário Adjunto da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia. Também foi professor de orçamento público e política fiscal na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e ainda, professor do curso de Gestão Macroeconômica e Política Fiscal do Fundo Monetário Internacional. Seu trabalho na Funpresp começou em julho de 2020.

GERÊNCIA DE PATRIMÔNIO, LOGÍSTICA E CONTRATAÇÕES – GELOG

Gerente
Roberto Machado Trindade
gelog@funpresp.com.br

Formado em Administração de Empresas, concluiu o Programa de Liderança com Pessoas, realizado pela Fundação Dom Cabral, certificado com ênfase em Administração no ICSS, curso de oratória persuasiva e comunicação eficiente.

Servidor público federal de carreira, técnico do Seguro Social do INSS, foi chefe do Serviço de Administração, chefe da Seção de Atendimento, Analista de Execução e Controle na Coordenação-Geral de Licitações e Contratos (INSS), coordenador de Compras e Serviços INSS e coordenador-geral de Licitações e Contratos.

Atuou no INSS na Direção Central em diversos projetos de grandes dimensões e como subsecretário-adjunto de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão conduziu diversos projetos que envolviam Licitações e Contratos.

COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO E LOGÍSTICA – COLOG

Coordenadora
Ana Clecia Silva Gonçalves de França
gelog@funpresp.com.br

Graduada em Direito, é servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como Técnica do Seguro Social desde de 1995, de 2005 a 2012 atuou como Coordenadora Geral de Licitações e Contratos na Direção central do INSS. De 2012 a 2014 foi Subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), atuando com a  gestão de pessoas, licitações e execução financeira e orçamentária. No MPOG, também atuou como Diretora de Administração entre 2014 e 2016, onde teve atribuições de ordenação de despesas, execução financeira, licitações e contratos. Entrou para a Funpresp em 2016 como Coordenadora de Patrimônio e Logística, exercendo atividades de gestão dos contratos, protocolo, arquivo, materiais, patrimônio e logística.

COORDENAÇÃO DE CONTRATAÇÕES E AQUISIÇÕES – COCAQ

Coordenador
João Batista de Jesus Santana
gelog@funpresp.com.br

Bacharel em Direito, está na Funpresp-Exe desde 2013, quando foi cedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Tem grande experiência em licitações em diferentes modalidades, e em contratações. Antes do cargo atual, esteve como coordenador de Patrimônio e Logística da Funpresp-Exe (2013 a 2019). Também foi Assessor Técnico na Telecomunicações Brasileiras (Telebrás), onde atuou em áreas de licitações relacionadas ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Foi Analista de Compras no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e ainda teve passagem pelo Ministério das Comunicações e Serpro.

GERÊNCIA DE PESSOAS – GEPES

Gerente
Andrei José Rodrigues
gepes@funpresp.com.br

Engenheiro formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Seguiu a maior parte da carreira como servidor público federal, tendo sido aprovado no concurso do então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços em 2003, onde ocupou diversos cargos, dentre os quais Chefe de Desenvolvimento e Capacitação; Gerente de Projetos voltados para a capacitação do setor produtivo e Coordenador Geral de Recursos Logísticos. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2018, na Gerência de Pessoas da Fundação, onde permanece até hoje.

COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – CODES

Coordenador
Mônica Fernanda Lima Bandeira Abreu Adorno
gepes@funpresp.com.br

Psicóloga, Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Estratégica, Coach Executivo e Lifecoach certificada pelo ICI (Integrated Coaching Institute) e em processo de credenciamento Associate Certified Coach – ACC pela ICF (International Coach Federation), com mais de 16 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas. Atuação com todos os subsistemas de RH e gestão da área estratégica de Desenvolvimento Humano e Organizacional (recrutamento e seleção de pessoal; treinamento e desenvolvimento de pessoas, remuneração e carreira, gestão por competências, endomarketing, gestão da cultura, clima organizacional e etc). Última posição exercida de Gestora de Recursos Humanos em segmento financeiro cooperativista.

COORDENAÇÃO DE REMUNERAÇÃO E DESEMPENHO – COREM

Coordenador
Cláudia Letícia Boato Alves
gepes@funpresp.com.br

Profissional com mais de 19 anos de experiência em todos as atividades de Recursos Humanos com grande parte da carreira trilhada em fundos de pensão privados. Atuou esporadicamente nas áreas de Logística e Gestão Documental, foi membro do Comitê de Conformidade e Coordenadora do Comitê de Ética da previdência privada da CAIXA. Foi Coordenadora da Comissão Técnica Regional e membro da Comissão Técnica Nacional de Recursos Humanos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP. Participou da criação de Mestrado em Economia e Previdência na UnB. Formada em Administração pela Universidade de Brasília, cursou na Universa Escola de Gestão um MBA Executivo em Planejamento e Gestão Empresarial e outro em Gestão de Recursos Humanos.

GERÊNCIA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO – GETIC

Gerente
Cleyton Domingues de Moura
getic@funpresp.com.br

Possui 18 anos de experiência na formulação, implementação e coordenação de políticas públicas, em especial gestão e governança de projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Atuou como Secretário Adjunto da Secretaria do Patrinnio da União – SPU e como Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, além da atuação como Coordenador-Geral no Programa Bolsa Família. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, do Governo Federal, desde 2001. Possui larga experiência em gestão de projetos, governança corporativa e liderança de equipes. Seu trabalho na Funpresp começou em setembro de 2018, na Gerência de Tecnologia e Informação, onde permanece até hoje.

COORDENAÇÃO DE PROCESSOS E GOVERNANÇA DE TI – COPOG

Coordenador
Michael Kreis
getic@funpresp.com.br

MBA em Business Intelligence (BI), bacharel em Sistemas da Informação. Trabalha com Previdência Complementar desde o início da carreira. Possui ampla experiência com governança de TI, liderança de equipes e gestão de projetos com metodologia ágil. Já trabalhou nos EUA por um ano e meio em projeto de BI, com liderança de equipe multicultural. Possui certificações em metodologia ágil de desenvolvimento de software e no framework COBIT. Tem se dedicado nos últimos anos na dotação de soluções tecnológicas estruturantes da Funpresp-Exe, envolvendo processos e estruturas de governança, portfólio de serviços, aquisições e contratações, orçamento, normatização, gestão de contratos e implantação de sistemas.

COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE TI – COSIS

Coordenadora
Priscila Braga Vieira
getic@funpresp.com.br

Formada em tecnologia de processamento de dados pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Certificada PSM – Profissional Scrum Master. Analista de Sistemas concursada do Serpro. Coordenadora de Sistemas da Funpresp, desde 2017, tendo sido antes Coordenadora de Cadastro no período de 2013 a 2017.  Possui 15 anos de experiência em previdência complementar, tendo trabalhado nas EFPC BB Previdência e Regius.

COORDENAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – COINF

Coordernador
Eber Luis Barbosa Cherulli
getic@funpresp.com.br

Trabalha na Funpresp como coordenador de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação desde 2015. Implantou estruturas tecnológicas (datacenter local/nuvem privada e pública) com ênfase na alta disponibilidade e integridade de dados. Coordena a equipe de infraestrutura e realiza constante gerenciamento tecnológico, de telecomunicações e segurança cibernética. Trabalha em gestão de riscos tecnológicos, sustentação de ativos e serviços finalísticos. Realiza prospecções técnicas, participa de contratações e gestão de contratos.

Trabalhou no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM (2010-2014), Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC (2011-2012), Módulo Security (2008-2010), Agência Nacional de Águas – ANA (2007-2008), MS/DATASUS (2004-2008), Ministério do Planejamento (2002), Ministério da Educação\Fundescola (1999-2002). É graduado em Redes de Computadores pela União Educacional de Brasília e possui certificações técnicas em TI.

 

AUDITORIA INTERNA

GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA - GEAUD

Gerente
Luiz Eduardo Alves Ferreira
geaud@funpresp.com.br

Administrador de Empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, formado em Letras Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Auditoria Interna pela FIPECAFI-USP. Trabalhou no Banco do Brasil, onde atuou como implantador, gerente de projetos e auditor, tendo sido gerente executivo de projetos na Cassi.

Atua na área de previdência complementar fechada há mais de 6 anos, tendo sido gerente de auditoria na BB Previdência. Possui as certificações CISA – Certificação Internacional em Auditoria de Sistemas; CIA 1 – Certificação em Auditoria Interna e ICSS – Certificação Profissional de Seguridade Social.

COORDENAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA - COAUD

Coordenador
Antônio dos Santos Drumond Filho
geaud@funpresp.com.br

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Euroamericano-UNIEURO, com MBA em Contabilidade Societária & Auditoria (IFRS e IPSAS) –IBMEC, e certificação do Cadastro Nacional de Auditores Independentes–CNAI e ICSS. Atuou como supervisor de auditoria pela KPMG Auditores Independentes por 8 anos, auditando grandes Entidades de Previdência Complementar – EFPC e outras empresas, tais como: Funcef, Postalis, Fundação Atlântico, Regius, Cibrius, Ceres, Saraprev, SebraePrev, Sistel, Previnorte, Fundiagua, Correios, Sistema Sebrae, BRB, Cartão e Corretora BRB, Fundos de Investimentos, Bancoob, Sicoob, Apex Brasil, Eletronorte, CEB, Terracap, CAESB, Sescoop e outros. Possui mais de 13 anos de experiência em auditoria de EFPC, atuando principalmente em Auditoria Baseada em Riscos.

 

OUVIDORIA  – OUVIR

COORDENAÇÃO DE OUVIDORIA - OUVIR

Coordenador
Adan Henrique Carvalho Reis
ouvidoria@funpresp.com.br

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, possui certificação em Ouvidoria pela OGU. Com oito anos de experiência em atendimento ao cliente, fez parte do quadro terceirizado da Funpresp durante cinco anos, atuando nas áreas de Relacionamento com o Patrocinador e, posteriormente, como coordenador da Central de Atendimento Multicanais da Entidade.