funpresp

Acompanhamento trimestral do avanço das atividades teve início agora em abril  

A missão, a visão, o propósito e os valores da Funpresp são materializados por meio dos Planos de Ação Anual, que por sua vez fazem parte do Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Este último define as macrodiretrizes para a Fundação no período de cinco anos (2020 a 2024) por intermédio de 7 objetivos estratégicos, fundamentados em três pilares: o relacionamento com participantes, solidez dos investimentos, governança e gestão. É assim que a Funpresp define aonde quer chegar e quais valores quer levar pelo caminho.   

O Plano de Ação Anual 2022 consolidado é composto por 50 ações, 29 ações novas, 12 ações de 2021 e 9 ações de 2020, as quais são continuamente monitoradas. É o que explica o gerente de Governança e Planejamento, Marcos Ordonho: “precisamos focar energias para que essas metas sejam cumpridas. As ações deste ano estão em andamento e agora faremos o monitoramento para saber o quanto evoluíram. A norma vigente diz que o acompanhamento do plano de ação deve ser feito trimestralmente. Então, agora começará a ser feita a atualização para saber o status das ações previstas para o ano”.  

Funciona assim: no começo de cada ano, a GEPOG encaminha as planilhas de acompanhamento, com as ações aprovadas pela Diretoria Executiva, às gerências e cada uma define as atividades necessárias para o cumprimento daquela ação. Ao longo do ano, essa lista vai sendo atualizada. O processo de monitoramento é consolidado a cada três meses pela GEPOG e apresentado à Diretoria Executiva. “É importante não olhar esse processo apenas como uma cobrança, mas como algo que vai ajudar a atingir os objetivos da Fundação e de cada área”, destaca Ordonho.  

Entre as ações que estão previstas para serem concluídas em 2022, estão: manual de governança; mapeamento de processos; implementação do processo de avaliação dos colegiados; novo portal com ênfase na experiência do usuário; implementação da nova Central de Atendimento (que já está em operação); programa de sucessão de líderes; e desenvolvimento de funcionalidade no aplicativo da Funpresp para acompanhamento de planejamento prioritário.   

Os profissionais podem acompanhar as ações previstas consolidadas por meio da Intranet. Ordonho também ressalta a importância de cada funcionário se inteirar sobre as metas de sua respectiva área: “Isso serve para a própria área se programar, fazer seu planejamento interno, saber o que ficou definido como prioritário para aquele período e para que possam ser cumpridas as metas”.  

As ações podem ser conferidas na Intranet em “Planejamento Estratégico Institucional” > “Plano de Ação Anual” > ”Plano de Ação 2022”.