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Que a atividade de gestão não é nada fácil, todos sabemos. O gestor é uma pessoa que desempenha uma série de atividades além daquelas rotineiras relativas a cada área. Aqui, na Funpresp, há algumas tarefas que são comuns a maior parte dos gestores.  

Se você é novo na gestão ou planeja chegar nesses espaços no futuro, é legal ficar por dentro dessas atividades. Pensando nisso, listamos as principais atividades que são comuns à gestão das mais diferentes áreas, bem como a periodicidade de cada uma delas. Vamos lá!  

– Acompanhamento do Plano de Ação Anual (PAA) – Com o objetivo de cumprir os objetivos estratégicos da Fundação e fruto das discussões realizadas no âmbito do Seminário Anual do Planejamento Estratégico, onde são discutidas e sugeridas ações para compor o Plano de Ação Anual, a Diretoria Executiva aprova as ações prioritárias para o exercício e a GEPOG encaminha controle específico para que as unidades técnicas possam estabelecer o cronograma para o cumprimento das atividades e, ao longo do ano, atualizar o percentual de cumprimento das mesmas. Periodicidade: revisão trimestral 

Gestão Integrada de Demandas (GID) – Algumas deliberações da Diretoria Executiva demandam ações das diversas áreas da Fundação. Essas demandas passam a compor a GID. Atualmente, o acompanhamento das ações tem sido feito por meio da ferramenta planner. Nela, os gestores devem atualizar o status dos assuntos pendentes sob sua responsabilidade. Periodicidade: em constante atualização. 

– Calendário de Obrigações Compliasset – Como uma entidade de previdência complementar regulada pela Previc, a Funpresp precisa cumprir uma série de obrigações presentes em leis e normas do setor. Para organizar o cumprimento delas, a Fundação se utiliza de um calendário dessas obrigações por meio do sistema Compliasset, coordenado pela GECCI, em que os gestores das diferentes áreas evidenciam o cumprimento ou as justificativas sobre cada uma delas. Periodicidade: a depender da fundamentação da obrigação. 

– Matriz de Riscos – Consiste em uma ferramenta que permite aos gestores mensurar, avaliar e ordenar os eventos de riscos que podem afetar o alcance dos objetivos dos processos das áreas, apurada por meio da avaliação dos riscos e controles dos processos durante os Ciclos de Avaliação Bianuais, conforme a Metodologia de Riscos adotada pela Funpresp. Periodicidade – Bianual. 

Monitoramento dos Planos de Controle – Após a identificação dos riscos, é realizada a etapa de resposta aos riscos e, de acordo com a opção escolhida, são elaborados Planos de Controle/tratamento para constituir controles e/ou ações mitigadoras com o objetivo de reduzir ou compartilhar os riscos até sua conformidade com o limite de exposição aceitável. Após a definição dos Planos, trimestralmente, as ações e implementações são monitoradas. Periodicidade: Trimestral 

Ações do Plano de Integridade – O Plano de Integridade consiste em um conjunto estruturado de medidas institucionais para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção e fraude, irregularidades e de outros desvios éticos e de conduta. As ações concretas a serem desenvolvidas são listadas e distribuídas para cada área, cuja responsabilidade fica centrada no gestor, acompanhada pela GECCI, unidade responsável pela gestão da integridade na Fundação. Periodicidade: conforme prazo definido para cada ação.    

– Realização de Avaliação e Feedback de Desempenho – Ferramenta em que os gestores avaliam a performance individual de cada membro de sua equipe do quadro próprio da Funpresp, além de alinharem os pontos de reforço ou de aprimoramento de cada profissional. Periodicidade: quadrimestral.  

Realização da Avaliação de Teletrabalho – Ferramenta para disciplinar e medir o desempenho dos profissionais do quadro próprio em teletrabalho e assegurar a manutenção do padrão pré-estabelecido. Periodicidade: mensal. 

– Preenchimento do Controle de Frequência – Procedimento que permite analisar a frequência da equipe do quadro próprio da Funpresp. Periodicidade: Mensal. 

– Liberação para capacitações – Periodicamente, a equipe e os gestores devem avaliar as capacitações necessárias para o bom cumprimento das atividades e do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada profissional. Cabe aos gestores liberar o pedido de capacitação para suas equipes. Periodicidade: indefinida.

Para saber mais, consulte os normativos relativos ao assunto: a Matriz de Competências e o Plano de Cargos e Salários da Funpresp.