funpresp

Gestores de Pessoas:
profissionais essenciais à Funpresp 
e aos servidores
 

Em homenagem a esses profissionais, Fundação participou do Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec  

Cuidar de pessoas. Auxiliar na tomada de decisões. Ajudar o servidor a entender que o trabalho dele traz, todos os dias, um grande valor para a sociedade. Esses são apenas alguns dos desafios diários dos profissionais de gestão de pessoas que trabalham junto aos servidores públicos, que tiveram, no último dia 16, uma tarde dedicada a debater a importância das suas atividades para o serviço público e formas de aperfeiçoá-las, no Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec. O evento reuniu representantes de áreas de RHs do Governo Federal.

A Funpresp não ficou de fora desse momento tão importante. Na ocasião, o diretor-presidente da Fundação, Cristiano Heckert, lembrou que o encontro do Sipec estava intimamente ligado à missão da Funpresp, que é zelar pela segurança e prosperidade do servidor público e de sua família hoje e amanhã. “Somos um braço avançado da política de gestão de pessoas”, lembrou Heckert.

O evento ainda contou com a presença da Secretária-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação, Cristina Kiomi Mori, e do Assessor Especial do MGI, José Celso Pereira Cardoso Junior. “Desejamos que os servidores estejam trabalhando nos diversos lugares do país de forma cada vez mais humana e efetiva”, destacou Cristina Mori.

Gleison Gomes, coordenador geral de Gestão de Pessoas do IPHAN, lembrou que os profissionais de RH cuidam dos servidores desde a preparação para o ingresso no serviço público até o pós- aposentadoria: “A gente presta assistência ao servidor mesmo depois de aposentado”. Gleison lembrou que as áreas de gestão de pessoas cuidam também da concessão de direitos aos servidores, além de assegurar que eles trabalhem e recebam no início do mês com toda calma possível.

Luciana Barbosa, coordenadora geral da Escola Nacional de Gestão Agropecuária do MAPA, está no serviço público há 12 anos e entende que o profissional de gestão de pessoas é importante mesmo antes do ingresso dos servidores: “minha área trabalha no arcabouço de todos os certames para a entrada no serviço público e avaliamos bem quais são os melhores perfis desejados pela administração pública”.

Já Bruna Bacelar, chefe do Núcleo de Aposentados e Pensionistas da Polícia Rodoviária Federal, lembra a importância do profissional desde a posse, passando pelo curso de formação e pela saúde integral do servidor e de sua família: “a gente preza pela qualidade de vida no serviço público”, ressalta. Samira Oliveira, chefe de RH da Fundação Alexandre Gusmão, também destaca que “quando os servidores não estão bem, o órgão inteiro não está bem. Por isso, as áreas de gestão de pessoas cuidam para que o servidor consiga executar suas atividades bem e o órgão possa alcançar os seus objetivos”.

No evento, a Funpresp levou assessoria previdenciária e muita informação sobre o plano de benefícios ExecPrev aos profissionais de RH. As áreas de Gestão de Pessoas são públicos prioritários para a Fundação e, por isso mesmo, contam com um canal de atendimento exclusivo por meio do telefone (61) 2020-9755, do WhatsApp (61) 98609-5702 (clique aqui para falar conosco) ou pelo e-mail institucional@funpresp.com.br. Venha conversar com a gente!

Confira como incluir cargos e gratificações à contribuição dos servidores para a Funpresp

É importante que o servidor saiba que pode incluir cargos, funções e gratificações à base de cálculo da sua contribuição previdenciária à Funpresp. A inclusão dessas parcelas é facultativa e voluntária, mas pode potencializar ainda mais as reservas dos participantes da Fundação, ajudando nos seus planejamentos financeiros e previdenciário.

Além disso, para os participantes da categoria Ativo Normal, a União também faz a contribuição sobre essa parcela da remuneração e o servidor também pode abater esse adicional da base de cálculo do imposto de renda mensalmente.

Podem fazer essa inclusão os participantes que recebam adicionais relativos a exercício de funções de confiança, cargos em comissão, locais onde trabalham, dentre outros. Para os servidores do Executivo com acesso ao aplicativo SouGov, essa inclusão pode ser feita por meio do menu “Minha Previdência” e, em seguida, na opção “Incluir/Alterar Rubricas”. Depois, é necessário verificar a lista de rubricas e escolher quais deseja incluir, marcando “RPC” em “Permite escolha para”. 

Já os servidores do Legislativo e do Banco Central precisam preencher os formulários anexos relativos ao plano a qual pertencem e procurar o setor de Gestão de Pessoas do órgão.  

Profissional de RH, caso você receba esse formulário impresso e o órgão onde você trabalha não conte com o SouGov.br, é necessário realizar o lançamento dessas parcelas remuneratórias de forma manual. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo (61) 2020-9755 ou pelo e-mail institucional@funpresp.com.br. 

Atenção! Funpresp altera dados para repasse das contribuições dos participantes

Os dados da conta da Funpresp, para onde são feitos os repasses das contribuições e portabilidades dos servidores participantes dos planos da Fundação, foram alterados. Agora, há duas informações diferentes, uma para o plano ExecPrev e outra para o plano LegisPrev.

A medida atende à Resolução nº 46/2021 do Conselho Nacional de Previdência Complementar, que instituiu a exigência de segregação de CNPJs e contas bancárias por plano de benefício. O repasse dos órgãos patrocinadores deve seguir o mesmo, com mudança apenas na conta corrente e no CNPJ.

Seguem os novos dados segmentados por planos: 

PLANO EXECPREV 

CNPJ: 48.307.555/0001-07 Banco: Banco do Brasil (1) Agência: 1607-1 Conta: 6393-2

PLANO LEGISPREV 

CNPJ: 48.307.559/0001-95 Banco: Banco do Brasil (1) Agência: 1607-1 Conta: 6494-7

Participantes podem aproveitar parte do 13º para aumentar suas reservas individuais na Funpresp  

 

No mês de julho, os servidores federais recebem metade do seu 13º salário. Esta é uma oportunidade para amortizar eventuais dívidas acumuladas, mas, também, aumentar os benefícios na aposentadoria, fazendo uma contribuição facultativa à Funpresp. Sobre ela, apesar de não haver contrapartida do patrocinador, não há a incidência de nenhuma taxa de carregamento. Ou seja, 100% do valor depositado vai para a reserva individual.

O valor pode ser deduzido do Imposto de renda do ano seguinte. Para fazer qualquer aporte extraordinário, basta acessar a Sala do Participante, no menu “Solicitações” e, em seguida, clicar no item “Solicitar Contribuição Facultativa”.

É possível requerer tanto uma contribuição facultativa mensal (descontada mensalmente no contracheque), quanto a contribuição facultativa esporádica (a ser paga apenas uma vez, por meio de boleto bancário). Em caso de dúvidas, o participante pode procurar a Funpresp pelo Fale Conosco (clique aqui para acessar) ou pelo 0800 282 6794.

Na última semana de junho, a Funpresp marcou presença no evento do DNIT em homenagem ao Dia do Servidor Público Aposentado, comemorado no dia 17/6. O Diretor de Investimentos, Gilberto Stanzione, participou do encontro e fez uma palestra sobre planejamento previdenciário e educação financeira.

O relacionamento com os patrocinadores também foi reforçado em outros eventos. Em junho, a Funpresp participou da posse de novos servidores no Senado, com a participação do Diretor-Presidente Cristiano Heckert. No TCU, a Fundação recebeu os novos empossados com a entrega de materiais sobre a Fundação e os recepcionou para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.

No início desta semana, na segunda (3), os profissionais da fundação se reuniram com a equipe de gestão de pessoas da ANAC. Na terça-feira (4), foi a vez da Fundação participar da posse dos novos servidores da CGU.

Próximas agendas: 

06/07/2023 – palestra para os servidores associados à UNAREG (Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais) 

17/07/2023 – palestra para os novos ingressantes do INSS  

Imagem informativa que traz os principais números da Funpresp em maio. São eles: 105,2 mil participantes ativos; 187 patrocinadores; 347 aposentadorias e pensões; 9,33% de rentabilidade nos últimos 12 meses; e sete bilhões, quatrocentos e quarenta mil reais em patrimônio