funpresp

Em 2022, a Funpresp terá novos diretor-presidente e diretor de Investimentos. São eles: Cristiano Heckert e Gilberto Stanzione, respectivamente. Ambos passaram por concorridos processos seletivos públicos, que somaram 44 candidatos, e foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo para os cargos. Agora, os nomes seguem para habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e, em seguida, voltam para designação pelo Conselho Deliberativo.

Atualmente, Heckert é secretário de Gestão do Ministério da Economia, enquanto Stanzione é gerente de Operações Financeiras da Funpresp.

Antes de serem eleitos pelo Conselho Deliberativo, ambos passaram por um processo que incluiu avaliação de currículos, exames de qualificações e experiências, avaliações individuais de competências, sabatinas, entrevistas individuais, testes de conhecimento técnico avançado e avaliações comportamentais. Uma empresa especializada em seleção de executivos foi licitada e contratada exclusivamente para este fim.

Além disso, por força do Estatuto da Funpresp, o ocupante de cargo na Diretoria deve ser servidor federal, participante da Fundação, esteja contribuindo há pelo menos 36 meses com um dos planos de benefícios e não pode ter exercido atividades político-partidárias a menos de dois anos da data de nomeação.

Outras obrigatoriedades para os candidatos incluíam a comprovação de experiência no exercício de atividades afins aos cargos, ter reputação ilibada, experiência em cargos de gestão, capacidade técnica e gerencial.

Quem são os escolhidos

Cristiano Heckert tem graduação (1999), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, aprovado em 1º lugar no concurso de 2005. Ocupou outros cargos na administração pública, dentre eles: Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público (2012-2015); Secretário de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento (2015-2016); Secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal (2016-2017). É professor de temas relacionados a gestão pública e autor do livro “Contratações de TI: O Jogo”, em conjunto com Antonio Fernandes Soares Netto, Ed. Negócios Públicos, 2017

Gilberto Stanzione é Auditor de Finanças e Controle do Tesouro Nacional e possui graduação em Engenharia Mecânica e em Economia, ambas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Finanças pelo Ibmec-DF, além de certificação CPA-20 pela Anbima. Antes de assumir a Gerência de Operações Financeiras da Funpresp, foi gerente de Investimento Público na Secretaria do Tesouro Nacional, onde também foi assessor na Gerência Setorial de Energia e Analista na Gerência de Análise de Mercado interno e externo. Ainda ocupou os cargos de coordenador de Investimentos na Funpresp-Jud e de analista sênior de Fluxo de Caixa e Investimentos na Companhia de Seguros Aliança do Brasil.