funpresp

Em maio, a Funpresp apresentou rentabilidade positiva de 1,26%, superior ao índice de referência dos planos ExecPrev e LegisPrev (IPCA + 4%), que foi de 0,8% no mesmo período. 

O gerente de Operações Financeiras da Funpresp, José Dória Pupo Neto, aponta diversos fatores que contribuíram para a composição do rendimento positivo. Dentre eles, cita a alta de 0,96% da rentabilidade dos títulos públicos federais indexados ao IPCA, medida pelo IMA-B da Anbima. O gerente também aponta a alta de 3,22% do Ibovespa, influenciada pelos balanços corporativos positivos no 1º trimestre de 2022, que valorizou as ações de bancos. Ele também cita o relaxamento parcial do lockdown na China, que elevou o preço das commodities e valorizou empresas de mineração, siderurgia, papel e celulose.  

Com isso, a rentabilidade acumulada desde a criação da Funpresp está em 153,18% na carteira consolidada, alinhado ao índice de referência (IPCA + 4% a.a.), que foi de 153,21% no mesmo período, superando o retorno do dólar (140%), do CDI (112,71%), do Ibovespa (93,27%) e da poupança (65,85%). 

Mesmo diante do crescimento atual, José Neto é enfático ao falar dos desafios de curto prazo que os mercados – e as carteiras da Funpresp – continuarão enfrentando diante de um cenário econômico incerto no Brasil e no mundo, além da inflação historicamente elevada a nível global. 

Ouça o áudio abaixo do Gerente de Operações Financeiras da Funpresp e saiba mais detalhes sobre a rentabilidade da Fundação e sobre o cenário econômico de maio.