funpresp

O desempenho dos investimentos feitos pela Funpresp de janeiro até novembro deste ano atingiu alta de 5,03%. O resultado favorável comprova o sucesso e a austeridade das ações implementadas pela Fundação durante um ano marcado pelas crises sanitária e financeira causadas pelo novo coronavírus. Entre as medidas adotadas pela Entidade no período, estão a diversificação dos papéis, prazos e taxas dos investimentos, e a aquisição de cotas no exterior e na Bolsa de Valores.

O resultado de janeiro a novembro, porém, ainda está abaixo do índice de referência de 6,89% para o período, determinado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) + 4% ao ano. No entanto, no mês, o desempenho da Fundação (2,69%) alcançou mais que o dobro do índice de referência de novembro, que foi de 1,21%.

É importante destacar que flutuações momentâneas na rentabilidade da Entidade são absorvidas pelos desempenhos de anos anteriores e serão compensadas pelos investimentos futuros. A Funpresp possui uma Política de Investimentos consistente e focada no longo prazo. Assim, resultados pontuais não comprometem o desempenho das carteiras e o consequente alcance do índice de referência dos planos previdenciários. Prova disso é que, desde o início das atividades da Fundação, em 2013, até novembro de 2020, a rentabilidade acumulada da Funpresp é positiva em 123,18%, resultado acima do índice de referência para o período, de 104,10%.

Carteiras – A carteira Performance, que possui maior exposição aos riscos de mercado, apresentou rentabilidade de 7,15% de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2020. No mesmo período, a carteira Preservação, formada principalmente por títulos públicos federais de longo prazo, teve resultado favorável de 3,99%.

Cotas – As cotas diárias dos planos podem ser conferidas no menu “Transparência” do site, neste link, ou na área restrita da Sala do Participante.