funpresp

Todos os anos, o participante da Funpresp tem a oportunidade de aumentar o benefício fiscal na declaração de Imposto de Renda. Isso porque, ao fazer uma contribuição facultativa para a sua reserva individual aqui na Fundação, você pode obter até 12% de dedução fiscal no ajuste anual com o fisco. Para obter esse benefício na declaração de IR em 2021, é preciso solicitar o aporte extra até o dia 23 de dezembro.

Para entender melhor como funciona, aproveite nosso conteúdo: baixe o e-book com informações completares sobre o assunto e acesse o simulador de Imposto de Renda 2021.

O que é a contribuição facultativa?

A sua contribuição mensal à Funpresp é descontada diretamente do seu contracheque todos os meses. Já a contribuição facultativa é um aporte a mais na sua reserva previdenciária, feito por boleto. Basta que você solicite diretamente na Sala do Participante. É possível fazer contribuições facultativas mensais ou esporádicas, sem periodicidade definida. Esses aportes não têm contrapartida do patrocinador, mas são livres da taxa de carregamento e vão integralmente para a sua reserva previdenciária individual.

Por que fazer contribuições facultativas?

Esses valores extras, além de aumentarem a sua reserva individual, também podem ser deduzidos do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Com o cálculo certo, é possível aproveitar o benefício fiscal de até 12% dos rendimentos tributáveis no IRPF e, com o cálculo certo, converter o valor que iria para o leão em recursos para a sua poupança previdenciária.

Como fazer a contribuição facultativa?

Pela Sala do Participante, no menu à esquerda, clique em “Solicitações” e, em seguida, no item “Solicitar Contribuição Facultativa”. Basta preencher, no campo correspondente, o valor com o qual deseja contribuir e clicar em “Enviar”. Agora, é só aguardar o comunicado por e-mail avisando que o boleto está disponível na Sala do Participante.