funpresp

O novo episódio do Podcast Funpresp está no ar e explica o que muda com o novo regulamento dos planos de benefícios que entrou em vigor em março. O convidado da edição é o diretor de Seguridade da Funpresp, Cícero Dias, que conta as novidades e explica como o novo texto atende às necessidades dos participantes.

A alteração dos regulamentos foi necessária para que a Funpresp se adequasse às exigências da Reforma da Previdência. De acordo com o diretor, a mudança também representou uma oportunidade de flexibilização dos planos da Fundação:
“A principal motivação foi a Emenda Constitucional nº 103 de novembro de 2019, que trouxe algumas alterações nas regras de cálculo e elegibilidade dos benefícios da previdência oficial da União, o que também afetou os regulamentos da Funpresp. Baseado nisso, a gente precisou alterar os regulamentos e aproveitou a oportunidade para flexibilizar um pouco as regras em prol dos participantes”, comentou.

Em conversa, ele explicou que as flexibilizações foram pensadas de modo a personalizar a experiência do participante e a facilitar o acesso à própria reserva previdenciária. O benefício previdenciário temporário, por exemplo, permite que o participante acesse a qualquer tempo a reserva acumulada suplementar, que é formada por contribuições facultativas e portabilidades provenientes de bancos e seguradoras.

“Agora o participante pode usar o plano para fazer alguns planejamentos financeiros. Se quiser acumular recursos para, daqui a dez anos, para pagar a faculdade do filho, por exemplo, ele poderá fazer isso aqui na Fundação ao invés de fazer em algum banco ou seguradora, já que ele pode fazer contribuições adicionais e ter acesso a elas”, explicou.

A conversa foi conduzida pelos jornalistas Luciana Cobucci e Fernando Morais. A edição de som do episódio foi feita por Max Vieira. No quadro “Central Responde”, o episódio contou com a participação da atendente Célia Borges.
Este episódio completo, bem como os anteriores, pode ser encontrado nas plataformas SpotifyDeezerApple Podcasts e Castbox. O acesso pelo navegador pode ser feito pelo Anchor, ou Google Podcasts. Para acompanhar as atualizações, basta clicar no nome da plataforma de sua preferência, se inscrever e seguir o podcast.

Participe – Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para os próximos episódios do podcast? Envie para: faleconosco@funpresp.com.br ou pelas nossas redes sociais.